Segunda-Feira, 26 de Outubro de 2020 - Seja bem vindo.

Notícias » Dia 7
Fonte: a a a

DIA SETE: noticiário da Academia de Medicina de São Paulo (07 de junho de 2012)
Junho é mês de festas juninas, porém, nada muda na Academia de Medicina de São Paulo que continua com suas atividades voltadas, agora, com maior atenção, no próximo número do Asclépio, que deverá estar em circulação no inicio do segundo semestre do ano.
A Tertúlia de maio, sempre sob a coordenação do Vice Presidente José Roberto de Souza Baratella, ocorreu no dia 9 e teve como palestrante Silvio Casoy que versando sob o tema “O vinho e a opera” apresentou e comentou momentos de algumas operas que no seu enredo cuidavam do vinho. Foi um acontecimento ilustrativo, instrutivo e agradável.
No número de março-abril, da prestigiosa revista “Historiador” publicada sob os auspícios da Academia Paulista de História, o confrade Francisco Domenici Neto publicou um interessante artigo sob o título “O Hospital Umberto Primo”. Outro acadêmico Adib Jatene viu publicado um importante e valioso artigo de sua lavra “Equivoco na distribuição de médicos” no “O Estado de São Paulo” no dia 22 de maio. A eles os cumprimentos pelas publicações que engrandecem a Academia de Medicina de São Paulo.
Engrandece, também, a Academia de Medicina de São Paulo, a indicação do seu Vice Presidente José Roberto de Souza Baratella para representante da Associação Médica Brasileira na Comissão de Ensino Médico do Conselho Federal de Medicina. Parabéns e sucesso.
No dia 11 de maio, a convite da Secretária da Defesa das Pessoas com Deficiência, acadêmica Linamara Rizzo Battistella, o Presidente Affonso Renato Meira compareceu, representando a Academia de Medicina de São Paulo, na inauguração de Laboratório de Robótica em Reabilitação da Rede Lucy Montoro.

Nessa solenidade esteve em contato com o Secretario da Saúde, acadêmico Giovanni Guido Cerri, e com o Governador Geraldo Alckimim, membro honorário da Academia de Medicina de São Paulo.
Em reunião de Diretoria realizada no dia 16 do mês passado foi aprovada uma carta a que foi enviada as entidades congêneres com o seguinte teor:

Carta às entidades congêneres

A Federação das Entidades Médicas do Estado de São Paulo compreende as quatro maiores e mais importantes instituições representativas dos médicos do Estado de São Paulo. São elas a Academia de Medicina de São Paulo, a Associação Paulista de Medicina, o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, e o Sindicato dos Médicos de São Paulo.
Cada uma tem uma missão a cumprir e as quatro unidas o dever de preservar a dignidade do médico, a qualidade da medicina e a preservação da cultura médica. Assim tem sido.
A Academia de Medicina de São Paulo colabora para escrever a história, manter as tradições e cuidar da cultura da medicina no torrão bandeirante. A Associação Paulista de Medicina estimula os aspectos educativos e científicos, assim como a sociabilidade dos médicos paulistas. O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo zela pelos direitos e deveres, sob a luz da ética, dos médicos inscritos no Estado. O Sindicato dos Médicos de São Paulo cuida dos aspectos profissionais da categoria médica paulista. Assim, também tem sido feito.
Ocorre que por razões consideradas prioritárias, porém não excludentes, a FENMESP na reunião de seus Presidentes tem cuidado como única atenção às reivindicações monetárias dos médicos em suas ligações com o Governo do Estado e com as entidades que prestam serviços médicos, as quais com os médicos têm um acordo de prestação de serviços através convênios. Tratar desses aspectos é muito justo, esquecer outras finalidades é injusto.
Em razão dessas ilações é que a Academia de Medicina de São Paulo tem a pretensão de propor que, dentro das possibilidades, algumas outras atividades venham a ser elaboradas em conjunto, ou seja, pela FENMESP.
É possível acrescentar sem descuidar do que é importante nestes tempos. As entidades são suficientemente grandes para poderem cuidar de mais de um ponto.

Nesse sentido vem propor que se realize uma reunião aberta à sociedade com a preocupação de analisar a medicina paulistana, em seus vários aspectos. Para analisar esse projeto propõe seja constituída uma Comissão de quatro membros um de cada entidade sob a coordenação da entidade proponente para avaliar as possibilidades da efetivação da ideia.

O jornal ffm em seu número de março-abril homenageou o Acadêmico Jorge Alberto Fonseca Caldeira publicando suas memórias. Congratulações a mais um membro que envaidece a Academia de Medicina de São Paulo.
Foi na data 24 de maio que ocorreu a reunião da Associação Paulista de Fundações na qual a Academia de Medicina de São Paulo compareceu pelo seu Presidente, para exercer o direito de votar na escolha do Prêmio Pedro Kassab.
Da eleição que foi realizada com votação secreta foi indicado o acadêmico José Luiz Gomes do Amaral. O prezado confrade é mais um que enobrece e orgulha a Academia de Medicina de São Paulo.O acadêmico José Luiz Gomes do Amaral é Presidente da Associação Médica Mundial como foi Pedro Kassab também, membro da Academia de Medicina de São Paulo.Parabéns por uma meritória homenagem prestada a esse ilustre membro da Academia de Medicina de São Paulo.
No dia 25 o Presidente Affonso Renato Meira atendendo a convite do Governo do Estado de São Paulo esteve no Palácio dos Bandeirantes presenciando o lançamento do “Programa de São Paulo a busca dos adolescentes e das crianças desaparecidas” programa no qual a acadêmica Linamara Rizzo Battistella tem um papel preponderante, na condição de Secretária de Estado.
No dia 29 de maio o acadêmico Álvaro Eduardo Almeida Magalhães, do Conselho Científico, representou a Academia de Medicina de São Paulo em justa homenagem prestada ao acadêmico Noedir Antonio Groppo Stolf por ocasião do seu 70° aniversário, realizada no Hospital Incor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.Ao aniversariante parabéns e votos de vida longa.

A Associação Médica Ítalo-Brasileira, a Associação dos Professores Eméritos da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, a Academia de Medicina de São Paulo e a Academia Paulista de História realizaram o Encontro Médico Ítalo-Brasileiro de 2012.
O evento se deu no dia 30 de maio, no teatro da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Participaram representando a Academia de Medicina de São Paulo o Presidente acadêmico Affonso Renato Meira que proferiu uma saudação pelo ensejo,o acadêmico Giovanni Guido Cerri que abriu os trabalhos,o acadêmico José Luiz Gomes do Amaral que fez parte da mesa diretora.
O acadêmico Francisco Domenici Neto apresentou uma análise dos “Sistemas de Saúde no Brasil e na Itália” e o acadêmico Manlio Napoli falou sobre a “Contribuição de médicos italianos para a medicina do Brasil”
Os acadêmicos sempre justificando e honrando suas posições tem atividades que merecem serem citadas, Assim foi, também, o que aconteceu no dia 5 de julho, quando a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo deu a publicação dois volumes de obra que conta a história dos cem anos de vida dessa prestigiosa instituição paulista.
Inúmeros membros da Academia de Medicina de São Paulo, pertencentes aos quadros dessa Escola, participaram da elaboração desse livro cuja importância para a história da medicina paulistana é inquestionável. Entre esses é possível citar Giovanni Guido Cerri, Linamara Rizzo Battistella, Adib Domingues Jatene, Angelita Harbr-Gama, José Luiz Gomes do Amaral, Manlio Mario Marco Napoli, Geraldo Alckmin, Nelson Fontana Margarido, Affonso Renato Meira, Edmundo Chada Baracat e Jorge Alberto Fonseca Caldeira. É uma obra que ao lado de uma de apresentação primorosa possui um conteúdo histórico de imenso valor.

Congratulações aos acadêmicos que colaboraram com o livro e parabéns a Faculdade de Medicina de São Paulo pelo seu centésimo aniversário e pela produção desse trabalho.
Para junho, sempre sob a coordenação do Vice Presidente José Roberto de Souza Baratella, a Tertúlia ocorrerá no dia 13 e terá como palestrante o Acadêmico Rogério Toledo Junior que discorrerá sob o tema “A Medicina ontem, hoje e amanhã” Assunto atraente e palpitante. O horário 12 às 14 horas O almoço como sempre será bom, servidas saladas, carnes de frango, vaca ou peixe, arroz, feijão, massas, verduras e sobremesa de doces e frutas. O acadêmico escolhe o que e quanto comer. Água, refrigerante e vinho fazem parte, O preço fixo é de R$ 60,00 (sessenta reais). Local Espaço Maracá 11°andar do prédio da Associação Paulista de Medicina na Avenida Brigadeiro Luiz Antonio 278. Estacionamento livre nos fundos do prédio: Rua Francisca Miquelina 61. Compareça e traga convidado se desejar. É conveniente fazer reserva.

A Diretoria da Academia de Medicina de São Paulo se reúne todas as terceiras quartas-feiras do mês, às 12 horas, na sede da Academia. Sua presença em contato com a Diretoria será sempre bem-vinda.
Outro caminho para alcançar a Diretoria é o e-mail:
contato@academiamedicinasaopaulo.org.br
ou o telefone (11) 3105 4402 ou Fax (11) 3106 5220;
o endereço é:
Avenida Brigadeiro Luis Antonio 278, 6°andar, sala 3.
São Paulo-SP 01318-901.
Visite o site da Academia, ele se mantém atualizado:
www.academiamedicinasaopaulo.org.br






Relacionadas
> DIA SETE: noticiário da Academia de Medicina de São Paulo (07 de abril de 2015)
> DIA SETE: noticiário da Academia de Medicina de São Paulo (07 de março de 2015)
> DIA SETE: noticiário da Academia de Medicina de São Paulo (07 de fevereiro de 2015)
> DIA SETE: noticiário da Academia de Medicina de São Paulo (07 de dezembro de 2014)
> DIA SETE: noticiário da Academia de Medicina de São Paulo (07 de novembro de 2014)
> DIA SETE: noticiário da Academia de Medicina de São Paulo (07 de outubro de 2014).
> DIA SETE: noticiário da Academia de Medicina de São Paulo (07 de setembro de 2014)
> DIA SETE: noticiário da Academia de Medicina de São Paulo (07 de agosto de 2014)
> DIA SETE: noticiário da Academia de Medicina de São Paulo (07 de julho de 2014)
> DIA SETE: noticiário da Academia de Medicina de São Paulo (07 de junho de 2014)


Academia de Medicina de São Paulo
https://www.academiamedicinasaopaulo.org.br/
contato@academiamedicinasaopaulo.org.br

Academia de Medicina de São Paulo 20/09/2019 19:05
Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 278 - 6º andar/ Sala 3
Tel.: (11) - Fax: 3105-4402
São Paulo - CEP: 01318-901

By RMAHOST.com