Segunda-Feira, 26 de Outubro de 2020 - Seja bem vindo.

Notícias » Dia 7
Fonte: a a a

DIA SETE: noticiário da Academia de Medicina de São Paulo (07 de junho de 2013)
A Academia de Medicina de São Paulo colabora com o programa de doação de sangue. Se possível doe, se não peça para alguém doar. O sangue salva vidas.

Com tristeza é dada a notícia do falecimento do Acadêmico Nelson Colleoni ocorrido no dia 01 de maio. O confrade era pai de outro Acadêmico, Ramiro Colleoni Neto a quem são enviados os votos de pesar.

A Tertúlia do dia 8 de maio teve como convidada a Doutora Dra. Chong Le Kim que abordou o tema “Avanços em Genética e Genômica: implicações legais e éticas.” Foi um agradável almoço e uma proveitosa palestra. Para a Tertúlia do dia 12 de junho está convidado o Doutor Claudio Lottemberg, Diretor do Hospital Albert Einstein, que abordará o tema “O Futuro da Saúde: Tecnologia e ou Humanização. O Que Nos Espera?”. Será uma palestra que envolve aspectos peculiares. Não deixe de comparecer e traga convidados se desejar. De qualquer modo é conveniente fazer reserva.

Em reunião agradável membros da Diretoria da Academia de Medicina de São Paulo compareceram no dia 10 de maio, na Associação Paulista de Medicina, ao almoço que foram convidados pelo seu ilustre Presidente Doutor Florisval Meinão. A razão do convite foi para assistir a magnífica palestra conferida pelo Acadêmico Guido A. Palomba sob o título “A historia da Academia de Medicina de São Paulo.” Foi um congraçamento entre as duas entidades muito amistoso.

Na oportunidade o Presidente Affonso Renato Meira leu para os Diretores da Associação Paulista de Medicina a seguinte Declaração da Academia de Medicina de São Paulo sobre a anunciada medida do Governo Federal recebendo médicos cubanos para exercerem a medicina no Brasil.

Declaração da Academia de Medicina de São Paulo


Frente à presença de 6.000 médicos cubanos, que o Governo brasileiro entende de receber para solucionar a ausência de médicos em municípios do país, a Academia de Medicina de São Paulo vem a público para revelar sua posição totalmente contraria a anunciada medida.

Contrária porque não preenche o estabelecido pela legislação do próprio governo federal, que exige a comprovação de competência de um médico diplomado no exterior, através de exames comprobatórios, para permitir o exercício da profissão.

Contrária porque o governo federal omite os reais motivos da ausência de médicos em pequenos municípios e nas periferias, ou seja, a falta de condições de trabalho, de remuneração e de carreira de Estado para profissionais de saúde.

Contrária porque aos médicos estrangeiros falta o conhecimento básico da língua portuguesa, da cultura brasileira e da epidemiologia referentes às doenças endêmicas e epidêmicas, condições sem as quais não se pode exercer uma atividade médica de boa qualidade.

Contrária porque é necessário haver um debate com a sociedade, antes da tomada de decisões que envolvem a qualidade do exercício da medicina no país e alertar a população, sobre os riscos de contratação de médicos estrangeiros ou brasileiros formados no exterior sem a devida comprovação de competência para cuidar do mais importante para a vida, ou seja, a saúde.

Contrária, por fim, porque juntamente com as demais entidades médicas, a Academia de Medicina de São Paulo tomará iniciativas para impedir essa afronta à saúde da população e à dignidade da medicina brasileira.

A declaração foi enviada as entidades congêneres do Estado e a todas as Academias de Medicina do Brasil, assim como para a Federação Brasileira de Academias de Medicina, para o Conselho Federal de Medicina, para a Associação Médica Brasileira e para o Sindicato dos Médicos de São Paulo.

Essa posição da Academia de Medicina de São Paulo foi antes de ser anunciada enviada a todas e todos acadêmicos não havendo discordância alguma.

A imprensa escrita e falada, nos dias seguintes, fez referência a essa posição dos acadêmicos. A repercussão da posição da Academia de Medicina de São Paulo repercutiu em congêneres de outros Estados, sendo muito bem recebida.

No dia 13 de maio o noticiário da APM publicou declarações do Presidente a respeito da vinda dos médicos cubanos e transcreveu integralmente a Declaração da Academia de Medicina de São Paulo.

O Presidente Affonso Renato Meira no dia 16 de maio conferiu uma palestra no IV Fórum Nacional do Ensino Médico a convite do Conselho Federal de Medicina, em Brasília, DF. O assunto que despertou bastante interesse foi versado sob o título “Ética Médica e Bioética - A busca de um modelo pedagógico.” A conferência mereceu comentários favoráveis no site do Conselho Federal de Medicina ao publicar notícias do final do Fórum.

Com muita tristeza e lastima a Academia de Medicina de São Paulo perdeu o Acadêmico Fued Abdalla Saad no dia 16 de maio. Os votos de solidariedade à família do querido confrade.
No dia 21 de maio a Folha de S.Paulo trouxe a opinião do Acadêmico Adib Domingos Jatene a respeito da “tirania de urgência” que uma cultura do pronto-socorro impõe em nosso meio. Como sempre uma opinião valiosa e respeitada.

Ainda em maio o Acadêmico Jayme Murahosvschi lançou uma publicação intitulada “Manual de Novas Consultas Pediatricas” com o patrocínio de J&J. Parabéns por essa valiosa iniciativa.

Nesse mesmo mês na edição 303 do jornal do CREMESP o Presidente da Academia de Medicina de São Paulo Affonso Renato Meira concedeu uma entrevista publicada na pág.3, em que aborda a situação da medicina no presente. São deles estas palavras “ A mudança no cenário da saúde no Brasil não esta em receber médicos, mas sim em formar melhor os que aqui estudam”.

No número de março e abril de 2013 da revista “Historiador” publicação da Academia Paulista de História nas Dicas de leitura se encontra “ Esculápios da Casa de Machado de Assis é mais uma obra de autoria do médico, historiador e escritor brasileiro Helio Begliomini. O livro é dedicado à memória dos ilustres médicos que galgaram a imortalidade da Academia Brasileira de Letras” Parabéns ao confrade e sucesso em mais uma obra de valor.

Em reunião de 22 de maio, a Diretoria da Academia de Medicina de São Paulo aprovou um voto de reconhecimento ao Presidente da Ordem dos Médicos de Portugal, Doutor José Manuel da Silva pelo seu posicionamento ético, em entrevista ao jornal “O Estado de S.Paulo” a respeito da proposta da vinda de médicos portugueses ao Brasil.

No dia 23 de maio o Acadêmico João Luiz M. Carneiro Pinheiro Franco proferiu uma conferência no 2° Congresso Nacional da Sociedade Portuguesa de Neurocirurgia, realizado em Coimbra, Portugal.
O tema da conferência foi: “Balanço sagital e parâmetros espino-pélvicos: da filogenia às implicações clínicas e terapêuticas.”.

Participou, também, de Mesa Redonda discorrendo “a importância dos parâmetros espino-pélvicos na cirurgia de revisão.” Um confrade que leva os conhecimentos ao estrangeiro e com ele o nome da Academia de Medicina de São Paulo. Agradecimentos e os parabéns.

Na manifestação promovida pela Associação Paulista de Medicina contra a presença de médicos estrangeiros no Brasil sem revalidação de diploma, que se constituiu de entrevista a imprensa e passeata, no dia 25 de maio, pela manhã, a Academia de Medicina de São Paulo se representou pelo Diretor Primeiro Tesoureiro o Acadêmico Antonio Carlos Gomes da Silva que fez parte da Mesa. No uso da palavra o Acadêmico Antonio Carlos Gomes da Silva exaltou a solidariedade das entidades médicas que repudiam essa posição do governo federal.

O Presidente da Academia de Medicina de São Paulo, a convite das Secretarias da Saúde e da dos Direitos das Pessoas com Deficiência Física e do Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, compareceu a inauguração do Laboratório de Robótica e Neuromodulação aplicado a reabilitação da rede Lucy Montoro, realizada em 4 de junho. Na ocasião o Acadêmico Affonso Renato Meira pode constatar o magnífico trabalho do Secretário da Saúde o confrade Giovanni Guido Cerri e da Secretária dos Direitos das Pessoas com Deficiência Física a confreira Lucimara Rizzo Battistella vêm realizando na direção de suas Secretarias. Parabéns aos dois!!!

O confrade Paulo Manuel Pêgo Fernandes prestou concurso para Professor Titular, do Departamento de Cardiopneumologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, na Disciplina de Cirurgia Torácica, no dia 4 de junho sendo aprovado. É mais um acadêmico que atinge o ponto máximo da carreira docente na mais importante Faculdade de Medicina da América Latina. Parabéns e sucesso certo no futuro.


A Diretoria da Academia de Medicina de São Paulo se reúne todas as terceiras quartas-feiras do mês, às 12 horas, na sede da Academia. Sua presença em contato com a Diretoria será sempre bem-vinda.

Outro caminho para alcançar a Diretoria é o e-mail:
contato@academiamedicinasaopaulo.org.br
ou o telefone (11) 3105 4402 ou Fax (11) 3106 5220;
o endereço é:
Avenida Brigadeiro Luis Antonio 278, 6°andar, salas 2 e 3.
São Paulo-SP 01318-901.
Visite o site da Academia, ele se mantém atualizado:
www.academiamedicinasaopaulo.org.br








Relacionadas
> DIA SETE: noticiário da Academia de Medicina de São Paulo (07 de abril de 2015)
> DIA SETE: noticiário da Academia de Medicina de São Paulo (07 de março de 2015)
> DIA SETE: noticiário da Academia de Medicina de São Paulo (07 de fevereiro de 2015)
> DIA SETE: noticiário da Academia de Medicina de São Paulo (07 de dezembro de 2014)
> DIA SETE: noticiário da Academia de Medicina de São Paulo (07 de novembro de 2014)
> DIA SETE: noticiário da Academia de Medicina de São Paulo (07 de outubro de 2014).
> DIA SETE: noticiário da Academia de Medicina de São Paulo (07 de setembro de 2014)
> DIA SETE: noticiário da Academia de Medicina de São Paulo (07 de agosto de 2014)
> DIA SETE: noticiário da Academia de Medicina de São Paulo (07 de julho de 2014)
> DIA SETE: noticiário da Academia de Medicina de São Paulo (07 de junho de 2014)


Academia de Medicina de São Paulo
https://www.academiamedicinasaopaulo.org.br/
contato@academiamedicinasaopaulo.org.br

Academia de Medicina de São Paulo 20/09/2019 19:05
Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 278 - 6º andar/ Sala 3
Tel.: (11) - Fax: 3105-4402
São Paulo - CEP: 01318-901

By RMAHOST.com