PortugueseEnglishSpanish
Notícias

Coluna Do Livro – La Démence Précoce

19.08.2016 | Acadêmicos, Gerais

Trata-se de um clássico da psiquiatria, de 1903, quando ainda a esquizofrenia era denominada “demência precoce”, escrito por G. Deny, médico do Hospício da Salpetrière e por P. Roy, ex-interno do Asilo de Alienados de Seine. 

A bem ver, foi Evald Hecker, em 1870, e Karl Kahlbaum, em 1868, que assinalaram, pela primeira vez, a existência de uma doença mental de início na puberdade, com extraordinária rapidez na evolução, podendo levar o sofredor à demência. E foi Gustav Aschaffenburg quem publicou, em 1911, no seu tratado de psiquiatria, a monografia de Eugen Bleuler denominada Demência precoce, outro grupo da esquizofrenia, nome que se usa até hoje. 

O livro em comento — muito diferente dessas escumalhas do tipo Classificação Internacional das Doenças (CID), que contém um amontoado de bobagens — traz descrições precisas, claras e adequadas de como essa doença mental começa, se desenvolve e termina. 

São 96 páginas, publicadas pela famosa Baillière et Fils, Paris, com várias ilustrações, encadernação dos anos 1980, chegou à Biblioteca da APM em 15 de outubro de 1980, por doação de Ruy M. Cintra de Camargo.

Guido Arturo Palomba
Diretor Cultural da APM

Observação: todos os livros comentados aqui pertencem à Biblioteca
da APM. Aos que desejarem doar livros para esta coluna,
fazer contato com Isabel, Biblioteca.