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Qualificação Necessária do Corpo Docente: Como atingir, como Aumentar

13.03.2018 | Acadêmicos, Gerais

A professora Eliana Amaral, dirige o grupo de avaliação das atividades docentes da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, que está sempre atento ao curriculum do docente e ao seu desempenho, avaliando-o para poder auxiliá-lo no desempenho de sua função. 

Para tanto, expos, em excelente sequência, os princípios básicos em que se baseia para poder proporcionar o melhor desempenho docente na universidade. 

Principiou pelas linhas mestras da avaliação do pretendente a docente que deve ter competência em vários domínios, a saber: 1. Profissional/Técnico; 2. Docência Nível Superior; 3. Abordagem Científica; 4. Comunicação; 5. Administração. 

O docente, ao lado de conhecimento, de habilidades e atitudes, deve ter motivação intrínseca, sua vocação e motivação extrínseca, sua inserção na comunidade científica. 

No desempenho de sua função deve ter o foco no estudante, preocupando-se com: 1. O que o estudante deve ou é capaz de fazer; 2. Como ele vai apreender; 3. Como será avaliado. 

O professor, por outro lado, deve estar sujeito à avaliação desde a apresentação do programa a ser desenvolvido até o desempenho dos seus alunos. De maneira que na avaliação do programa educacional ou do curriculum: “The most important purpose of evaluation is not to prove but to improve”

Assim, será bom, o docente aquele que acumular: 1. Formação técnica sólida; 2. Formação para docência – Pós-Graduação; 3. Postura e profissionalismo de docente; 4. Competência para trabalhar em equipe. 

Ao lado destas qualidades será excepcional se aduzir: Paixão, Prazer, Empatia, Curiosidade, Criatividade, Compromisso e Reflexão. 

Antonio Carlos Gomes da Silva, coordenador; membro titular e emérito da cadeira nº 123. 

*Conferência da professora dra. Eliana Amaral, titular de obstetrícia e pró-reitora de graduação da Unicamp