Notícias

Acadêmicos estiveram presentes na 76ª Assembleia Geral da WMA em Portugal

15.10.2025 | Acadêmicos

Entre os dias 8 e 11 de outubro, a cidade do Porto, em Portugal, foi palco da 76ª Assembleia Geral da World Medical Association (WMA). Organizado pela Associação Médica Portuguesa, o evento reuniu médicos e lideranças da Saúde de diversos países para discutir os desafios contemporâneos da profissão, incluindo o impacto da inteligência artificial, políticas públicas de Saúde e questões éticas.

O presidente da Associação Paulista de Medicina, Acadêmico eleito Antonio José Gonçalves, foi um dos presentes ao evento. A Associação Médica Brasileira foi representada pelo seu presidente, Acadêmico César Eduardo Fernandes, pelo diretor de Relações Internacionais, Acadêmico Carlos Vicente Serrano Junior, e pelo delegado do Brasil, Acadêmico José Luiz Gomes do Amaral – que também é ex-presidente da APM, da AMSP, da AMB e da WMA.

“Essa 76ª Assembleia da WMA é um espaço essencial para o fortalecimento da Medicina global, pois promove o diálogo ético, científico e humano entre as nações. Esta edição, em especial, reafirma o compromisso da classe médica com a construção de políticas de Saúde mais justas, inclusivas e sustentáveis para todos os povos e vai ao encontro da missão da AMB”, afirmou Fernandes.

Além dos debates, houve a posse da nova liderança da WMA. A médica queniana Jacqueline Kitulu assumiu a presidência para o mandato 2025-2026, tornando-se uma figura emblemática pela sua trajetória. Primeira mulher a presidir a Associação Médica do Quênia em seus 50 anos de história, ela tem atuação destacada em instituições como o Hospital Kampala, NHIF e o painel de saúde da Safaricom. Em seu discurso de posse, comprometeu-se a fortalecer a cooperação global, reduzir disparidades no acesso à Saúde e investir na formação de novas gerações de médicos.

Além de participar dos debates e votações da Assembleia Geral, o presidente da AMB também reforçou a atuação histórica da entidade nas discussões internacionais promovidas pela WMA: “O Brasil tem voz ativa no cenário médico global. A AMB atua não apenas em defesa dos médicos brasileiros, mas como parceira no fortalecimento da Medicina baseada na ciência, na ética e no compromisso com a dignidade humana“, reforçou.

Texto e fotos: Associação Médica Brasileira – Adaptado por Academia de Medicina de São Paulo.