Notícias

APM sedia lançamento comercial do I Congresso da Academia de Medicina de São Paulo

13.11.2025 | Acadêmicos

Na tarde da última quarta-feira, 12 de novembro, diretores da Academia de Medicina de São Paulo se reuniram para realizar o lançamento comercial do primeiro congresso da entidade e apresentar a proposta do evento para possíveis parceiros. Baseado no tema “Moldando o futuro da Saúde no Brasil”, o Congresso tem previsão para ser realizado nos dias 8 e 9 de maio do próximo ano, na sede da APM, e espera reunir especialistas de diferentes áreas, além de acadêmicos e residentes de Medicina.

Na reunião, estiveram presentes Helio Begliomini, presidente da AMSP e do Congresso; Juarez Moraes Avelar, secretário geral da Academia e coordenador geral do evento; Sônia Maria Rolim Rosa Lima, secretária adjunta e coordenadora da Comissão Científica; e Flávio Antonio Quilici, diretor de Comunicação e coordenador da Comissão Executiva. Além dos médicos, Renzo Agresta, assessor de investimentos da Invest Smart – uma das empresas cotadas para patrocínio –, também participou da conferência.

Begliomini apresentou a Academia de Medicina de São Paulo e a abrangência de sua representatividade. “Ela é a quinta instituição médica mais antiga do Brasil e a mais antiga de São Paulo. Reúne médicos que ficaram na história do nosso estado e da Medicina, unindo passado e presente com nomes que, para nós, são muito caros. Nós pretendemos que este seja o primeiro congresso desta entidade centenária, que visa exatamente atualizar os jovens médicos.”

Avelar descreveu que a grade científica do Congresso já está definida e os palestrantes, confirmados. “Estamos agora em fase de divulgação e captação de recursos. Nosso evento está organizado, será multidisciplinar e dividido entre dois dias. Foi uma dificuldade muito grande preparar os temas a serem apresentados, já que muitos, infelizmente, acabarão ficando de fora devido à escassez de tempo.”

Flávio Quilici foi responsável por apresentar os objetivos do evento. “Grandes especialistas abordarão assuntos muito importantes, como obesidade, cirurgia bariátrica, transplantes, robótica, inteligência artificial, ética e biótica, entre outros, preparando alunos e médicos que já estão em atividade para o que se imagina do futuro. Olharemos para o futuro aprendendo com o passado.”

O médico destacou que o Congresso será híbrido, trazendo abrangência, já que abre a possibilidade de pessoas de fora do estado de São Paulo também participarem – a expectativa do evento é de 500 pessoas. Quilici ainda descreveu que há também a opção de os patrocinadores terem espaço para realizar palestras, levando conhecimento em alguma área médica ou apresentação de algum produto específico ao público.

Texto e fotos: Julia Rohrer – Comunicação – Associação Paulista de Medicina.