Segunda-Feira, 26 de Outubro de 2020 - Seja bem vindo.

Notícias » Dia 7
Fonte: a a a

DIA SETE: noticiário da Academia de Medicina de São Paulo (07 de agosto de 2012)
Depois de um pequeno descanso, o retorno às atividades da Academia de Medicina de São Paulo trouxe com ele algumas notícias que trazem boas novas e outras tristes, assim como é feita a vida de todos.
No dia 3 de julho a Academia de Medicina de São Paulo foi representada pelo Acadêmico Ruy Yukimatsu Tanigawa na entrega das novas carteiras aos médicos recém-formados, em solenidade realizada no Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo.
No 1° Congresso Maranhense de Medicina realizado em São Luis, no Maranhão, entre os dias 3 e 6 de julho, na sessão solene de instalação no dia 4, à noite, os acadêmicos paulistas Cid Célio Jayme Carvalhaes e Valentim Gentil filho receberam a Medalha da Ordem do Mérito da Saúde Pública do Governo do Maranhão, o primeiro como Comendador e o segundo como Cavaleiro, o que mostra o prestígio e o valor da contribuição desses confrades à medicina nacional. Congratulações aos dois.
Entre os vários eventos desse grande Congresso, realizou-se uma Assembleia Geral da Federação Brasileira de Academias de Medicina no dia 5. Nessa ocasião o Presidente Affonso Renato Meira apresentou a todos os presentes um anteprojeto de reforma do Estatuto da Federação Brasileira de Academias de Medicina para ser estudado e analisado com a finalidade de ser encaminhado à Diretoria da FBAM um estudo definitivo que reúna a opinião de todas as Academias. No dia seguinte, 6 de junho ocorreu o XIV Conclave Brasileiro da Federação Brasileira de Academias de Medicina onde no transcorrer da jornada foram discutidos importantes e atuais aspectos da vida médica. Duas conferências: pela manhã do Professor Claudio Lorenzo sob o título “Ética e Bioética” e à tarde do médico Aymoré de Castro Alvim sob o título “400 anos de História da Medicina do Maranhão”.
Dois simpósios: “Dilemas da relação público-privado na saúde no Brasil” expositor o médico Gilson Carvalho e a tarde “A relação médico-paciente e o Sistema de Seguro Saúde no Brasil” expositor o acadêmico Cid Célio Jayme Carvalhaes.
Finalmente no dia seguinte em um congraçamento entre os acadêmicos das diversas regiões do país, uma jornada se realizou visitando os Lençóis Maranhenses através de lancha percorrendo o rio Preguiça.
Foram dias proveitosos, não só, para aproximar os diversos componentes das Academias que existem de Norte a Sul do Brasil, como para analisar a situação da medicina nacional.
No dia 2 de julho, a Academia se emudeceu com o falecimento do Brigadeiro Josar de Carvalho Ribeiro da Silva, com 94 anos que pertencia a Academia desde 1998 ocupando a cadeira n°35 cujo Patrono é Antonio Ferreira de Almeida Junior. A Academia de Medicina de São Paulo perdeu outro membro titular no dia 6, Roberto Godoy, com 65 anos, cadeira n° 99, Patrono Oswaldo Gonçalves Cruz.
A tristeza se deu com a morte do confrade Jorge Michalany que deixou saudades no dia 9 de julho, feriado que marca a revolução de 1932, aos 95 anos. O Professor Michalany era titular da cadeira n°6 cujo Patrono era Nagib Faris Michalany. O Diário do Comercio registrou o falecimento do confrade com matéria sob o título “Herói de 32 morre no dia da celebração”. Entrevistado no velório a respeito do Professor Michalany o Presidente da Academia declarou: “Ficou a lembrança de um homem simpático, agradável e extrovertido”.
As famílias dos confrades que se foram o consolo do valor que tiveram em vida.
Sempre sob a coordenação do Vice Presidente José Roberto de Souza Baratella, a Tertúlia ocorreu no dia 11 de julho e teve como palestrante o Acadêmico Manoel Ignácio Rollemberg dos Santos que discorreu sobre o tema “Comentários sobre o Santo Sudário”. Assunto polêmico e discutível, interessou muito aos presentes.
O “Estado de São Paulo” no dia 16 de julho publicou um excelente artigo de autoria do confrade Antonio Carlos Lopes versando sobre a relação médico paciente. Nele uma frase condensa o que é fundamental para essa relação “Para ser médico é preciso gostar de gente”.
Parabéns.
O jornal da ffm em seu número de maio-junho de 2012 como homenagem ao confrade Álvaro Eduardo de Almeida Magalhães conta sua história de vida. A esse Professor Emérito da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e componente do Conselho Científico da Academia de Medicina de São Paulo as congratulações.
No mês de agosto, no dia 8, a Tertúlia contará com a palestra do Professor Doutor Ricardo Augusto Felício sob o título “A farsa do aquecimento global”. O horário 12 às 14 horas.
O almoço de qualidade primorosa, como sempre será bem escolhido e variado, serão servidas saladas, carne suína, bovina, de aves ou peixe, arroz, feijão, massas, legumes, verduras e sobremesa de doces e frutas. O acadêmico escolhe o que e quanto comer. Água, refrigerante e vinho fazem parte.
O preço fixo é de R$ 60,00 (sessenta reais). Local Espaço Maracá 11°andar do prédio da Associação Paulista de Medicina na Avenida Brigadeiro Luís Antonio 278. Estacionamento livre nos fundos do prédio: Rua Francisca Miquelina, 61. Compareça e traga convidado se desejar. É conveniente fazer reserva.
No mês passado um erro com o nome do confrade Adnan Neser que agora é feita a correção. O ensejo permite apresentar novamente os parabéns pela eleição como Presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular - Regional SP para 2012/13. Desculpas e sucesso.
A Diretoria da Academia de Medicina de São Paulo se reúne todas as terceiras quartas-feiras do mês, às 12 horas, na sede da Academia. Sua presença em contato com a Diretoria será sempre bem-vinda.
Outro caminho para alcançar a Diretoria é o e-mail:
contato@academiamedicinasaopaulo.org.br

ou o telefone (11) 3105 4402 ou Fax (11) 3106 5220;
o endereço é:
Avenida Brigadeiro Luis Antonio 278, 6°andar, sala 3.
São Paulo-SP 01318-901.
Visite o site da Academia, ele se mantém atualizado:
www.academiamedicinasaopaulo.org.br






Relacionadas
> DIA SETE: noticiário da Academia de Medicina de São Paulo (07 de abril de 2015)
> DIA SETE: noticiário da Academia de Medicina de São Paulo (07 de março de 2015)
> DIA SETE: noticiário da Academia de Medicina de São Paulo (07 de fevereiro de 2015)
> DIA SETE: noticiário da Academia de Medicina de São Paulo (07 de dezembro de 2014)
> DIA SETE: noticiário da Academia de Medicina de São Paulo (07 de novembro de 2014)
> DIA SETE: noticiário da Academia de Medicina de São Paulo (07 de outubro de 2014).
> DIA SETE: noticiário da Academia de Medicina de São Paulo (07 de setembro de 2014)
> DIA SETE: noticiário da Academia de Medicina de São Paulo (07 de agosto de 2014)
> DIA SETE: noticiário da Academia de Medicina de São Paulo (07 de julho de 2014)
> DIA SETE: noticiário da Academia de Medicina de São Paulo (07 de junho de 2014)


Academia de Medicina de São Paulo
https://www.academiamedicinasaopaulo.org.br/
contato@academiamedicinasaopaulo.org.br

Academia de Medicina de São Paulo 20/09/2019 19:05
Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 278 - 6º andar/ Sala 3
Tel.: (11) - Fax: 3105-4402
São Paulo - CEP: 01318-901

By RMAHOST.com