Segunda-Feira, 26 de Outubro de 2020 - Seja bem vindo.

Notícias » Dia 7
Fonte: a a a

DIA SETE: noticiário da Academia de Medicina de São Paulo (07 de agosto de 2013)
Metade de julho foi de descanso da secretária da Academia de Medicina de São Paulo, em férias do meio do ano. Mas, assim mesmo, os acadêmicos tiveram atividades nas manifestações realizadas lutando pelos justos direitos dos médicos paulistas e brasileiros. Em todas elas a Academia de Medicina de São Paulo convocou os acadêmicos que se fizeram presentes representando bem a Academia de Medicina de São Paulo. A Academia de Medicina de São Paulo não só preserva a história da medicina paulista, mas, também construí a realidade presente.
Além dessas atividades, no dia 11 de julho, foi realizada uma solenidade das mais brilhantes entre as organizadas pela
Academia de Medicina de São Paulo. Foi a posse de um novo membro, o médico Domingo Marcolino Braile, doutor e professor de medicina na aprazível sede da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Rio Preto. Com as dependências para assistir o evento totalmente ocupadas, às 20 horas e 15 minutos, obedecendo, virtualmente, o prescrito pelo Estatuto, se instalou a mesa para dirigir os trabalhos composta pelo Presidente da Academia de Medicina de São Paulo, Affonso Renato Meira, pelo Secretário “ad hoc” acadêmico Mário Santoro Junior, pelo Doutor Dulcimar Donizete de Souza, Diretor Geral da Faculdade de Medicina de Rio Preto, pelo Doutor Giovanni Furtado Souza, Presidente da Sociedade de Medicina e Cirurgia de São José do Rio Preto e pelo Professor Doutor Paulo Brofman, da Academia de Medicina do Paraná, da Universidade Federal do Paraná, Titular da PUC de Curitiba e Presidente da Fundação Araucária de apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná.
Nos assentos reservados as autoridades sentavam na primeira fila os acadêmicos Krikor Boyaciyan e Rui Telles Pereira representando o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo e a médica Regina Maria Volpato Bedone Diretora de Eventos da Associação Paulista de Medicina e representante do Doutor Florisval Meinão Presidente dessa Associação.
Aberta a sessão pelo Presidente o novo membro, Professor Doutor Domingo Marcolino Braile foi introduzido no recinto pelo acadêmico Mário Santoro Junior acompanhado pelos Doutores Giovanni Furtado de Souza e Dulcimar Donizete de Souza, depois de tocado o hino nacional.
A saudação ao novo membro foi feita pelo Presidente da Academia. Em seguida o novo acadêmico Domingo Marcolino Braile, pronunciou seu discurso, prestou juramento de posse e recebeu a pelerine, a medalha e o diploma das mãos do Presidente e do Secretário da solenidade.
O Presidente Affonso Renato Meira encerrou a cerimônia depois de ouvidas as palavras do acadêmico Paulo Brofman e das filhas do empossado.
Nos jardins da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Rio Preto, em seguida, se realizou um elegante coquetel que proporcionou uma amistosa e agradável conversação entre os presentes. Serviu
essa solenidade para verificar a hospitalidade que encontrou a Academia de Medicina de São Paulo e a ressonância de sua presença nos meios de comunicação locais, nessa sua incursão ao interior do Estado. O Presidente da Academia de Medicina de São Paulo em razão desse evento recebeu o seguinte ofício Câmara dos Deputados:

Oficio Especial

São José do Rio Preto, SP, 11 de junho de 2013

Senhor Presidente,

Informo o ilustre Presidente que não poderei comparecer à Sessão Solene de posse do Dr. Domingo Marcolino Braile na cadeira 48 da Academia de Medicina de São Paulo, cujo patrono é o Dr. Dante Pazzanese e seu antecessor o Dr. Hudson Hübner França, já que ainda me encontro em Brasília em trabalho no Plenário da
Câmara Federal. É preciso destacar que a simples presença da Academia em São José do Rio Preto para dar posse ao amigo Braile nos envaidece e a cidade como um todo.
Mais do que tudo, no entanto, essa cerimônia destaca a importância de um dos maiores profissionais na área médica do Brasil e em especial na área da Cirurgia Cardíaca.
O Dr. Domingo Braile é também exemplo de tenacidade na
defesa da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, pioneiro nos cursos de Mestrado e também escritor de reconhecida capacidade intelectual.
O advogado Jair Moretti está me representando na Sessão Solene, com a finalidade precípua de abraçar o querido Braile e os membros e convidados da Academia de Medicina de São Paulo.

Atenciosamente,
Deputado
Edinho Araújo


Ilmo. Senhor
Dr. Affonso Renato Meira
DD. Presidente da Academia de Medicina de São Paulo
São José do Rio Preto – SP

Foi notado, de outro lado, o imenso prestígio do Acadêmico Domingo Marcolino Braile. Que seja bem vindo!!!
Atenção acadêmicas e acadêmicos para a Tertúlia do próximo dia 14 de agosto, no Espaço Maracá 11° andar do prédio da Associação Paulista de Medicina, que terá como assunto importante e de atualidade “Perspectivas do Ensino da Medicina no Brasil.” O palestrante será o acadêmico Adib Domingos Jatene. Não é
possível deixar passar a oportunidade, de em um almoço agradável, ouvir a palavra de uma das autoridades mais importantes do país, apresentar sua opinião sobre a formação do médico brasileiro. É uma oportunidade de formar a sua sobre a matéria.
Foi uma ocasião para a Academia de Medicina de São Paulo expor sua posição de solidariedade a categoria médica paulista em suas
justas reivindicações, a entrevista dada pelos acadêmicos Presidente Affonso Renato Meira e Rogério Toledo Júnior para Lucas Neto no horário das onze horas ao meio dia na Rádio Trianon no dia 15 de julho.
Em declarações enfáticas ambos acadêmicos exprimiram com felicidade as posições em relação ao momentoso problema vivido pelos profissionais da saúde. A falta da infra- estrutura, a poluição do meio ambiente, a falta de condições para o exercício de uma medicina eficiente e a dificuldade de médicos estrangeiros em entender e se fazerem entender, foram aspectos,entre outros, abordados pelos entrevistados.
Uma conclamação aos médicos para comparecerem a manifestação das 16 horas do dia 16 de julho foi realizada, mostrando a posição da Academia de Medicina de São Paulo.
Aplaudindo a nota oficial da Diretoria da Faculdade de Medicina da
Universidade de São Paulo contrária a medida provisória mais médicos para o Brasil, o Presidente da Academia de São
Paulo comunicou a solidariedade da Academia de Medicina de São Paulo a manifestação em 17 de julho.
No sentido de apresentar sua solidariedade ao movimento dos médicos, em reunião realizada para tratar desse assunto, no dia 22 de julho, na Associação Paulista de Medicina, a Academia de Medicina de São Paulo se fez representar pelo acadêmico Rogério Toledo Junior.
O ”jornal da ffm” no número mai/jun 2013 traz na seção memórias um artigo histórico, intitulado “O Instituto de Ortopedia e Traumatologia Professor Francisco Elias de Godoy Moreira” de autoria do acadêmico Manlio Napoli, Professor Emérito daquela
instituição. Ao confrade que abrilhanta a Academia de Medicina de São Paulo os parabéns pela sua obra.
O acadêmico Luiz Fernando Pinheiro Franco foi convidado para
participar como Membro Honorífico do Comitê de Cirurgias Minimamente não evasivas da Coluna e de Novas Técnicas,
da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Congratulações !!!
A revista INOVAR Saúde, na qual a Academia de Medicina de São Paulo possui uma seção na qual os acadêmicos publicam seus artigos, está agora sendo apresentada virtualmente na internet.
Para abrir a revista este é o endereço:
http://delboniauriemo.com.br/paginas/medicos/revista-inovar-saude
Entre em contato com a Secretaria da Academia para publicar o seu
artigo. São artigos de divulgação e não obrigatoriamente de pesquisas, com um máximo de duas laudas.
Em reunião de universitários, no IV Congresso de Acadêmicos, realizada na Associação Paulista de Medicina, no dia 2 de agosto, o Presidente Affonso Renato Meira esteve presente, oferecendo uma palestra, onde abordou a atual situação dos médicos brasileiros frente as propostas do Governo Federal. A coordenação do evento coube a outro confrade o acadêmico Paulo Manuel Pêgo Fernandes.

A Diretoria da Academia de Medicina de São Paulo se reúne todas as
terceiras quartas-feiras do mês, às 12 horas, na sede da Academia. Sua presença em contato com a Diretoria será sempre bem-vinda.

Outro caminho para alcançar a Diretoria é o e-mail:
contato@academiamedicinasaopaulo.org.br
ou o telefone (11) 3105 4402 ou Fax (11) 3106 5220;
o endereço é:
Avenida Brigadeiro Luis Antonio 278, 6°andar, salas 2 e 3. São
Paulo-SP 01318-901.
Visite o site da Academia, ele se mantém atualizado:
www.academiamedicinasaopaulo.org.br







Relacionadas
> DIA SETE: noticiário da Academia de Medicina de São Paulo (07 de abril de 2015)
> DIA SETE: noticiário da Academia de Medicina de São Paulo (07 de março de 2015)
> DIA SETE: noticiário da Academia de Medicina de São Paulo (07 de fevereiro de 2015)
> DIA SETE: noticiário da Academia de Medicina de São Paulo (07 de dezembro de 2014)
> DIA SETE: noticiário da Academia de Medicina de São Paulo (07 de novembro de 2014)
> DIA SETE: noticiário da Academia de Medicina de São Paulo (07 de outubro de 2014).
> DIA SETE: noticiário da Academia de Medicina de São Paulo (07 de setembro de 2014)
> DIA SETE: noticiário da Academia de Medicina de São Paulo (07 de agosto de 2014)
> DIA SETE: noticiário da Academia de Medicina de São Paulo (07 de julho de 2014)
> DIA SETE: noticiário da Academia de Medicina de São Paulo (07 de junho de 2014)


Academia de Medicina de São Paulo
https://www.academiamedicinasaopaulo.org.br/
contato@academiamedicinasaopaulo.org.br

Academia de Medicina de São Paulo 20/09/2019 19:05
Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 278 - 6º andar/ Sala 3
Tel.: (11) - Fax: 3105-4402
São Paulo - CEP: 01318-901

By RMAHOST.com