PortugueseEnglishSpanish
Notícias

Acadêmico Cesar Eduardo Fernandes, Presidente da AMB apresenta dados da Demografia Médica no Brasil

12.04.2024 | Acadêmicos

No dia 5 de abril, a Record News ouviu o presidente da Associação Médica Brasileira, Acadêmico César Eduardo Fernandes, para falar sobre panoramas da Demografia Médica Brasileira – estudo realizado pela AMB em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. De acordo com a reportagem, a expectativa é que, até 2025, o Brasil tenha três médicos para cada grupo de 1.000 habitantes, ultrapassando os números dos Estados Unidos, ao passo que deve encerrar este ano com 635 mil médicos formados no País.

Para Fernandes, a situação é preocupante pois está sendo levada em consideração somente a quantidade de profissionais e não a qualidade da formação. “Se formos levar apenas em análise a questão quantitativa, poderíamos dizer que temos um número suficiente de médicos. Mas tem outras questões que precisam ser analisadas, como a qualidade desses médicos e a distribuição geográfica deles, que não se faz por igual em todas as regiões do País. Temos no Brasil e teremos em 2025 os chamados ‘branco-assistenciais’, em que não existem médicos. O nosso problema não é meramente quantitativo, nós temos que pensar na qualidade desse médico formado.”

O especialista defende a importância de se ter mais médicos qualificados e resolutivos, relembrando que as regiões Norte e Nordeste têm menos profissionais por habitantes que o Sul e Sudeste, o que se configura como um problema do Brasil, no sentido de ter uma política de assentamento médico e de distribuição.

“Não se pode acreditar que o médico vá, por sua própria vontade, se fixar em uma região longínqua, inóspita, distante, sem que a ele sejam dadas condições de lá se fixar. É preciso uma política de incentivo e uma política de carreira de Estado. Não podem ser políticas efêmeras, que o médico fica por um determinado período e depois que termina o contrato ele volta. É preciso uma política perene, que dure por toda a sua carreira”, elabora.

Para conferir a reportagem na íntegra, basta acessar este link.

Foto: Divulgação

Texto: Comunicação – Associação Paulista de Medicina – adaptado