Discurso de posse Academia de Medicina de São Paulo
Boa noite Sras e Srs, Confreiras e Confrades aqui presentes.
Quero cumprimentar o presidente da mesa diretora, Prof. Dr. Hélio Begliomini e, fazendo isso, cumprimento todos os componentes da mesma.
Antes da parte formal da cerimônia, gostaria de agradecer ao Prof. Dr. Walter Manna Albertoni, meu Padrinho e grande incentivador na vida Acadêmica.
Agradeço, também, a presença de todos e, em especial, da minha filha Dra. Renata Puertas, médica, que por morar fora do Brasil, veio até aqui para prestigiar essa cerimônia, bem como a presença da minha esposa Maria Regina Nunes, da minha neta do coração Sophia e de sua mãe Dra. Suzy Anne Tavares Vieira.
Não poderia deixar de agradecer a presença dos colegas e amigos Drs. Celso Fernandes, David D’el Curto, Renato Ueta e Dr. Luiz Aurélio Mestriner e sua esposa Dra. Clara.
Não por último, a presença da Sra. Rose Paschoa, secretária incansável, que tem nos auxiliado nas nossas demandas acadêmicas.
Agora na parte formal da cerimônia, é com orgulho e responsabilidade que assumo a cadeira 39, cujo Patrono é o Confrade Francisco Borges Vieira, um dos maiores epidemiologistas da sua época, que nasceu em SP e formou-se médico pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, seguiu a carreira de
epidemiologista e, em 1917 retornou a São Paulo.
Em 1918 foi para os Estados Unidos da América onde visitou vários laboratórios de Saúde Pública e realizou seu Doutorado na Escola de Higiene em Baltimore, junto à Universidade John Hopkins, doutorando-se em Saúde Pública em 1920.
Conheceu Serviços de tratamento de água, esgoto, lixo e organizações de caráter sanitário nas principais cidades americanas.
Estagiou no Instituto Rockefeller de Nova York, no laboratório do Bacteriologista Hideyo Noguchi.
Retornando ao Brasil, foi em 1931 nomeado para o cargo de Diretor Geral do Serviço Sanitário do Estado de SP e, pouco tempo depois, para o cargo de Diretor Geral do Departamento de Saúde Pública.
Em 1937, solicitou exoneração do cargo, voltando a dar aulas no Ensino de Higiene da Faculdade de Medicina da USP.
Em 1945, ajudou a transformar o Instituto de Higiene e Saúde Pública.
O confrade Dr. Borges Vieira foi grande Higienista, impondo mudanças nos Serviços de Saúde do Estado de São Paulo; contribuiu para a introdução do serviço de caça mosquitos na Capital e Interior, o que acabou com a Febre Amarela no nosso Estado.
Teve várias contribuições importantes na Área de Saúde Pública, e faleceu jovem, aos 57 anos.
Essa Biografia foi feito pelo seu predecessor o Confrade Dr. Jenner Cruz, que é o meu antecessor, a quem tenho também a responsabilidade de representar como ocupante da cadeira 39 dessa egrégia Academia.
O Confrade Dr. Jenner Cruz formou-se pela Faculdade de Medicina da USP em 1953, onde fez o internato e toda a sua formação em Nefrologia, com Título de Especialista em Clínica Médica e Nefrologia.
Fez o Doutorado na especialidade na então Escola Paulista de Medicina, hoje a Universidade Federal de São Paulo, e a Livre Docência na Universidade de Mogi das Cruzes.
Teve grande participação na Sociedade Brasileira de Nefrologia e foi um dos fundadores da Sociedade de Nefrologia de São Paulo.
Dedicou-se ao tratamento profilático de portadores de Insuficiência Renal Crônica pré dialítica, no único ambulatório da região de Mogi das Cruzes e municípios em torno dessa cidade a atender pacientes pelo SUS, por meio de seus serviços sociais. Foi custeado, exclusivamente, pelo Instituto de Nefrologia de Mogi das Cruzes, sob nome de Casa do Renal Crônico.
Foi Professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, da Faculdade de Ciências Médicas de Botucatu, da Escola de Enfermagem da USP e Curso de Medicina de Mogi das Cruzes.
Participou e coordenou cursos de Pós Graduação na FMUSP e na Universidade de Mogi das Cruzes.
Tem 14 livros e vários artigos publicados, além de participações em inúmeros congressos e encontros nacionais e internacionais.
Foi o primeiro ocupante da Cadeira 39, dessa egrégia Academia.
Faleceu aos 94 anos e recebeu uma homenagem póstuma na Revista Brasileira de Nefrologia, com o Título de “Um Eterno Sonhador”.
Como podemos ver é uma imensa responsabilidade ocupar essa Cadeira, que tem como Patrono e Antecessor, Professores de tão alto curriculum para a melhoria da Saúde Pública não só de São Paulo, como também da Saúde Brasileira.
Muito Obrigado.
Prof. Dr. Eduardo Barros Puertas
São Paulo, 31 de outubro de 2024