FMUSP recebe homenagem por liderança na formação de cirurgiãs torácicas

O pioneirismo na formação de mulheres em Cirurgia Torácica da Faculdade de Medicina da USP foi reconhecido pelo Departamento de Mulheres da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica (SBCT). A homenagem foi entregue ao Vice-Diretor da FMUSP, Acadêmico Prof. Dr. Paulo Manuel Pêgo Fernandes durante o evento comemorativo ao Jubileu de Ouro, que celebrou os 50 anos da Cirurgia Torácica da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB-Unesp).
Durante a cerimônia, o troféu exaltou o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, com o título de “Serviço Pioneiro na Formação de Mulheres em Cirurgia Torácica 2025, como reconhecimento ao compromisso institucional com a equidade de gênero e à qualificação de novas gerações na área.
“Esse reconhecimento reafirma o compromisso da FMUSP em oferecer uma formação de excelência desde a residência médica, preparando cirurgiãs torácicas altamente qualificadas e engajadas. Mais do que capacitar tecnicamente, buscamos fortalecer uma cultura onde a equidade de gênero e a valorização do mérito caminhem lado a lado, superando barreiras históricas da especialidade”, destaca o Prof. Dr. Paulo Pêgo.
O encontro, realizado nos dias 1 e 2 de agosto de 2025, em Botucatu (SP), reuniu nomes de referência da Cirurgia Torácica no Brasil para relembrar marcos históricos, promover o ensino e valorizar a memória da especialidade. A programação incluiu ainda o lançamento do projeto do livro A História da Cirurgia Torácica no Brasil.
Texto e fotos: Comunicação – FMUSP (adaptado)