PortugueseEnglishSpanish
Notícias

COLUNA DO LIVRO – APPENDICITE ET PÉRITYPHLITE

17.08.2015 | Gerais

Coluna do livro

Trata-se de importantíssima obra do doutor Talamon, publicada em 1892, que versa sobre apendicite, moléstia que começa a ser descrita no início do século XIX, sob o nome de tiflite. Porém, esse termo também era usado para outras inflamações que causam dores fixas na fossa ilíaca direita, precedidas ou acompanhadas de cólicas abdominais. Quem primeiro separou uma das várias doenças inflamatórias que podem apresentar semelhantes sintomas clínicos foi o médico alemão Albers, em 1830, aplicando o nome tiflite apenas à inflamação do caecum. 

À medida que os anos passavam, as discussões sobre o tema se tornaram calorosas. Nesse clima surgiu, pela primeira vez, o termo apendicite, cunhado em 1884 pelo cirurgião americano Mac Burney, logo aceito pelos seus compatriotas. 

Na Europa, o grande Talamon, com a obra em comento, que é de 1892, dá o golpe definitivo sobre a questão, ao estabelecer os limites da apendicite, da tiflite e da peritiflite.­ 

O livro tem 248 páginas, impresso em Paris, por Rueff Et Cie, Editeurs. Faz parte da Bibliothèque Medicale Charcot-Debove (dois dos maiores professores da Faculdade de Medicina de Paris: Jean Marie Charcot e Maurice Georges Debove). O miolo está em boas condições, mas as primeiras 25 páginas, na parte inferior (pé), estiveram em contato com umidade e precisam de restauro, tal qual a capa. 

Esta rara obra pertenceu ao ilustre médico Aurélio Justiniano Rocha, que clinicou durante 60 anos na cidade de Paramirim, Bahia, e foi o único sócio da AMB na região, não se sabe por quanto tempo, mas pelo menos até 1958 (consoante documento a nós enviado). O livro foi herdado por seu filho, também ilustre médico e professor de Medicina, Aurélio da Silva Rocha (sócio da APM desde 1966), radicado em Itajuba, MG, que o doou à APM recentemente (8 de junho de 2015). 

Guido Arturo Palomba 

Diretor Cultural da APM 

*Observação: todos os livros comentados aqui pertencem à Biblioteca da APM. Aos que desejarem doar livros para esta coluna, fazer contato com Isabel, Biblioteca.