DIA SETE: NOTICIÁRIO DA ACADEMIA DE MEDICINA DE SÃO PAULO (07 DE FEVEREIRO DE 2014)
No primeiro DIA SETE do ano, a primeira notícia são os votos que 2014 seja pleno de alegria, felicidade e realizações. A última realização do ano que se acabou foi o agradável jantar de confraternização realizado no dia 17 de dezembro na churrascaria “Vento Haragano.” Em um ambiente alegre as acadêmicas e os acadêmicos presentes, com seus familiares, tiveram momentos de uma conversa informal e agradável. Momentos como esses possibilitam uma união maior entre os membros da Academia de Medicina de São Paulo.
Antes da interação do que de importante ocorreu neste ano, duas notícias, ainda de dezembro, que merecem serem lembradas.
O acadêmico João Luiz Mendes Carneiro Pinheiro Franco, na sua situação de médico neuro cirurgião, referência do consulado, foi convidado a participar do jantar oferecido ao Presidente da França pelo consulado francês, durante a sua visita a São Paulo. Ainda sobre esse mesmo acadêmico é preciso ressaltar que, em janeiro, em passagem pelo Vaticano, teve a oportunidade de se relacionar com Mestres da Igreja Católica aprofundando seus conhecimentos sobre aspectos sociais e religiosos.
Outro acadêmico, Helio Begliomini, viu sair publicado o livro “Emergências Médicas” no qual foi autor de dois capítulos. Além desse livro esse acadêmico, Hélio Begliomini, foi autor de uma magnífica obra “ Prógonos da Academia de Medicina de São Paulo” Essa obra juntamente com outras “ 7 de março” de organização dele e dos acadêmicos Affonso Renato Meira e Guido Arturo Palomba e a “ História da Academia de Medicina de São Paulo,” de autoria de Guido Arturo Palomba, formam uma tríade, que traduz de uma maneira brilhante, a situação histórica vivida na atualidade pela a Academia no atual mandato da Diretoria. São livros para serem lidos e guardados. Aos confrades que engrandecem a Academia de Medicina de São Paulo as congratulações.
No dia 30 de janeiro a acadêmica, Linamara Rizzo Battistella, prestou concurso para Professora Titular de Fisiatria na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. O Presidente Affonso Renato Meira esteve presente assistindo o concurso e cumprimentando a confreira, assim como o acadêmico José Roberto de Souza Baratella, Secretário Geral. Parabéns acadêmica Linamara Rizzo Battistella !!!
Na entrega das carteiras de Médico realizada no mês de fevereiro, pelo Conselho Regional de Medicina a Academia de Medicina de São Paulo será representada em São Paulo pelo acadêmico Krikor Boyacyian e em Marília pelo acadêmico Donaldo Cerci da Cunha.
Reserve a data de 12 de março para participar do Fórum “ As Questões Relativas à Saúde no Brasil” com o qual a Academia de Medicina de São Paulo contando com o apoio da SOMIB – Associação Médica Ítalo Brasileira – irá realizar no anfiteatro verde da Associação Paulista de Medicina, 10°andar, para comemorar seu 119° aniversário. Horário das 14 horas às 19 horas, com um coquetel de confraternização a seguir. Marque o dia e compareça.
Nesta primeira semana de fevereiro dois acadêmicos estiveram na mídia: Guido Arturo Palomba em entrevista a TV “A&E” abordou um caso de homicídio considerando a esquizofrenia o fator que levou o assassino a matar e Adib Jatene, em um artigo no jornal “ O Estado de S. Paulo,” discorrendo sobre a importância da subvenção à pesquisa em medicina. Mais uma vez foi uma colaboração de acadêmicos para elucidar fatos e compreendê-los e produzir um avanço nas ciências da saúde. Os cumprimentos aos dois acadêmicos eméritos.
A Diretoria da Academia de Medicina de São Paulo se reúne todas as terceiras quartas-feiras do mês, às 12 horas, na sede da Academia. Sua presença em contato com a Diretoria será sempre bem-vinda.
Outro caminho para alcançar a Diretoria é o e-mail:
contato@academiamedicinasaopaulo.org.br
ou o telefone (11) 3105 4402 ou Fax (11) 3106 5220 endereço é:
Avenida Brigadeiro Luis Antonio 278, 6°andar, salas 2 e 3. São Paulo-SP 01318-901.
Visite o site da Academia, ele se mantém atualizado:
www.academiamedicinasaopaulo.org.