PortugueseEnglishSpanish
Notícias

I Colóquio Acadêmico Cujo Tema Central Será o Ensino Médico De Graduação. A Data Será 14 De Julho

13.09.2017 | Gerais

A Academia de Medicina de São Paulo e a Federação Brasileira das Academias de Medicina (FBAM) farão realizar em São Paulo, com o apoio do Conselho Federal de Medicina, o I Colóquio Acadêmico cujo tema central será o Ensino Médico de Graduação. A data será 14 de julho, a partir de 8h00, no aprazível auditório da Associação Médica Brasileira (Rua São Carlos do Pinhal, 324). 

Escolhemos o tema do ensino de graduação, já que entendemos ser este o problema principal entre tantos que afligem a classe médica, porque, se o médico é malformado, não adianta lutar por melhores salários / honorários, porque o serviço por ele prestado será de baixa qualidade; por outro lado, também é de pouca valia a valorização de princípios éticos porque, malformado, o médico simplesmente os desconhece. 

Esta atividade insere-se no objetivo de reintroduzir a Academia como voz ativa e influente nos assuntos relacionados à área médica. 

Convidamos uma plêiade de experts de São Paulo e das Academias filiadas à FBAM que nos garantem a qualidade do evento. 

A reunião será iniciada com conferências destinadas a mostrar a realidade atual do ensino médico (EM): uma enfocará a posição do governo brasileiro e outra, a ser presidida pelo presidente do CFM, exporá a situação atual do EM. 

A seguir, a discussão será principalmente sobre a metodologia de ensino, analisando o modelo tradicional e o Problem Based Learning (PBL); este último é o sistema frequentemente usado nas escolas médicas particulares; como estas, quase universalmente, tem o lucro como objetivo básico – e não necessariamente a qualidade do ensino ministrado – urge discutir o porquê desta opção. 

Após o almoço, os participantes se debruçarão sobre os problemas do EM sem cadáveres para o ensino de anatomia e sem cachorros para o ensino de técnica cirúrgica. Os manequins e a tecnologia irão suprir estas falta? 

Finalmente discutiremos a avaliação de graduandos, egressos e instituições de ensino e principalmente o que fazer com os insuficientes. Não se pode continuar com atitudes paternalistas e / ou corporativistas quando a saúde da população está em jogo. 

Finalizando a programação, teremos uma conferência que abordará o EM ao longo do tempo, assunto ameno para temperar as discussões que ocorrerão durante o dia. E, para demonstrar que nem tudo termina em pizza, nosso jantar de confraternização será numa churrascaria. 

Encontraremo-nos no Colóquio