Akira Ishida

Akira Ishida nasceu em 13 de setembro de 1951, na cidade de Novo Gravinhos (SP). É filho de Tadaiti Ishida e de Ito Ishida.
Graduou-se pela Escola Paulista de Medicina (EPM), hoje, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em 1976. Nessa instituição de ensino desenvolveu sua carreira universitária, obtendo o mestrado em 1986; o doutorado em 1991; a livredocência em 1999, e a condição de professor titular do Departamento de Ortopedia e Traumatologia.
Akira Ishida tem experiência em ortopedia pediátrica com ênfase em luxação congênita do quadril, epifisiólise e Legg-Calvé-Perthes. É membro do corpo editorial da Revista Brasileira de Ortopedia, Acta Ortopédica Brasileira e Revista Brasileira de Ortopedia Pediátrica.
Dentre outros cargos que desempenhou salientam-se: presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica; presidente da Sociedade Paulista de Ortopedia e Traumatologia; e secretário-geral da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia. Atualmente é conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) e diretor administrativo da Associação Paulista de Medicina
(APM).
Akira Ishida é casado com Maria Aparecida Monteiro Machado Ishida e possui uma filha, Renata Monteiro Machado Ishida.
Ingressou como membro titular da Academia de Medicina de São Paulo, em 7 de março de 2012, tornando-se o primeiro ocupante da cadeira nº 67, cujo patrono é Affonso Régulo de Oliveira Fausto.
NOTAS:
A Biografia foi fornecida pelo autor e a foto foi obtida por ocasião de sua posse na Academia de Medicina de São Paulo, em 7 de março de 2012.
Pequenas inserções e adaptações do texto ao perfil desta secção, assim como as notas de rodapé foram feitas pelo Acad. Helio Begliomini, Emérito da cadeira nº 21 da Academia de Medicina de São Paulo sob o patrono de Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.
Affonso Régulo de Oliveira Fausto presidiu a Sociedade de Medicina e Cirurgia de São Paulo, hoje, Academia de Medicina de São Paulo, durante meio mandato anual entre 1905-1906, e durante um mandato anual entre 1916-1917.
O Acadêmico Akira Ishida faleceu no dia 26 de dezembro de 2025, aos 74 anos.
