PortugueseEnglishSpanish
Biografia

Akira Ishida

Akira Ishida nasceu em 13 de setembro de 1951, na cidade de Novo Gravinhos (SP). É filho de Tadaiti Ishida e de Ito Ishida.

Graduou-se pela Escola Paulista de Medicina (EPM), hoje, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em 1976. Nessa instituição de ensino desenvolveu sua carreira universitária, obtendo o mestrado em 1986; o doutorado em 1991; a livredocência em 1999, e a condição de professor titular do Departamento de Ortopedia e Traumatologia.

Akira Ishida tem experiência em ortopedia pediátrica com ênfase em luxação congênita do quadril, epifisiólise e Legg-Calvé-Perthes. É membro do corpo editorial da Revista Brasileira de Ortopedia, Acta Ortopédica Brasileira e Revista Brasileira de Ortopedia Pediátrica.

Dentre outros cargos que desempenhou salientam-se: presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica; presidente da Sociedade Paulista de Ortopedia e Traumatologia; e secretário-geral da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia. Atualmente é conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) e diretor administrativo da Associação Paulista de Medicina
(APM).

Akira Ishida é casado com Maria Aparecida Monteiro Machado Ishida e possui uma filha, Renata Monteiro Machado Ishida.

Ingressou como membro titular da Academia de Medicina de São Paulo, em 7 de março de 2012, tornando-se o primeiro ocupante da cadeira nº 67, cujo patrono é Affonso Régulo de Oliveira Fausto.

NOTAS:

A Biografia foi fornecida pelo autor e a foto foi obtida por ocasião de sua posse na Academia de Medicina de São Paulo, em 7 de março de 2012.

Pequenas inserções e adaptações do texto ao perfil desta secção, assim como as notas de rodapé foram feitas pelo Acad. Helio Begliomini, Titular e Emérito da cadeira nº 21 da Academia de Medicina de São Paulo sob o patrono de Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.

Affonso Régulo de Oliveira Fausto presidiu a Sociedade de Medicina e Cirurgia de São Paulo, hoje, Academia de Medicina de São Paulo, durante meio mandato anual entre 1905-1906, e durante um mandato anual entre 1916-1917.