PortugueseEnglishSpanish
Biografia

Álvaro Eduardo de Almeida Magalhães

Álvaro Eduardo de Almeida Magalhães nasceu em 2 de agosto de 1925, em Eleutério, município de Itapira (SP). É filho de Abílio Teixeira de Magalhães e de Elvetina Cintra de Almeida Magalhães.

Graduou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), e 1952.

Defendeu tese de doutoramente na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, em 1957, sendo aprovado com nota 10, Recebeu o Prêmio José Pinto Alves da Associação Paulista de Medicina como o melhor trabalho do ano sobre doenças tropicais.

Álvaro Eduardo de Almeida Magalhães (Figura 2) é casado e ingressou como membro titular da Academia de Medicina de São Paulo, em 25 de abril de 1967, tornando-se membro emérito e primeiro ocupante da cadeira nº 49 desse sodalício, cujo patrono é Rafael Penteado de Barros.

Foi aprovado em concurso de títulos e provas para livre-docente da FMUSP, em 1973, e para o cargo de professor titular de radiologia, em 1980. Nessa instituição de ensino atuou como vice-diretor e diretor em exercício no período de 1990 a 1994.

Álvaro Eduardo de Almeida Magalhães foi também membro e presidente do Conselho Deliberativo do Hospital das Clínicas (HC) da FMUSP. Criou e estruturou o Instituto de Radiologia do HC, em 1994, sendo o primeiro presidente do seu Conselho Diretor. Aposentou-se em 1995, tendo recebido o título de professor titular emérito da FMUSP.

NOTAS:

Biografia e foto foram fornecidas pelo autor.

Pequenas inserções e adaptações do texto ao perfil desta secção, assim como as notas de rodapé foram feitas pelo Acad. Helio Begliomini, Titular e Emérito da cadeira nº 21 da Academia de Medicina de São Paulo sob o patrono de Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.

O acadêmico Álvaro Eduardo de Almeida Magalhães faleceu em 23 de janeiro de 2022 aos 96 anos.

Exerceu o cargo de presidente do Conselho Deliberativo do Hospital das Clínicas durante oito meses, em 1992, em substituição ao doutor Adib Domingos Jatene, que é membro titular da Academia de Medicina de São Paulo e o primeiro ocupante da cadeira nº 29 desse sodalício, cujo patrono é Euryclides de Jesus Zerbini.