PortugueseEnglishSpanish
Biografia

Anísio Costa Toledo

Anísio Costa Toledo nasceu na cidade de Botucatu (SP), em 12 de setembro de 1914, na família que também gerou a rainha Sylvia da Suécia, sua prima. Era filho de Mucio F. Toledo e de Zilda C. Toledo. 

Iniciou sua educação intelectual no seio de sua família. Estudou em escolas públicas de Botucatu e, transferindo-se para a capital paulista, estudou no Ginásio São Bento. Ainda muito jovem fez parte das tropas da Revolução Constitucionalista de 1932. 

Anísio Costa Toledo ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), graduando-se em 1940. Aí, depois de formado, dedicou-se à carreira universitária. 

Como professor ele ensinou a alunos de medicina e enfermagem, assim como a jovens cirurgiões. No início, desenvolveu suas atividades na disciplina de técnica cirúrgica e, subsequencialmente, nas enfermarias de clínica cirúrgica, galgando todas as etapas: professor assistente, professor adjunto e o primeiro professor titular da disciplina de cabeça e pescoço. Finalmente, após sua aposentadoria, foi honrado com o título de professor emérito pelo Conselho de Administração da FMUSP. 

Suas excelentes habilidades como cirurgião permitiram-no realizar pesquisas em diversos campos. Durante um teste que fez parte de sua preparação para a carreira universitária, ele demonstrou rara proficiência na cirurgia que lhe tinha sido designada: seccionamento da raiz sensitiva do nervo trigêmeo. Entretanto, seu campo de estudo foi muito maior. Na preparação para se tornar professor titular, ele preparou uma tese sobre Anatomia Cirúrgica do Fígado.

Indubitavelmente Anísio Toledo foi um esmerado cirurgião geral, mas, particularmente, no delicado e difícil campo da cirurgia cervicofacial, demonstrou por muitos anos sua notável maestria. 

Após um estágio de aperfeiçoamento em renomados serviços dos Estados Unidos da América, ele iniciou e dirigiu o primeiro serviço universitário de cirurgia de cabeça e pescoço no Brasil, dentro do Hospital das Clínicas, tornando-se um dos pioneiros dessa especialidade no Brasil. Juntamente com os colegas paulistas Jorge Fairbanks Barbosa e Josias de Andrade, e com os colegas Jorge Marsillac, Ataliba Belizzi e Victor Araújo Lima do Rio de Janeiro, impulsionou a normatização da especialidade, fundando, com outros médicos mais jovens a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP). Essa entidade congrega e qualifica especialistas no País, através de exames a cada dois anos desde 1967. Anísio Toledo foi eleito presidente da SBCCP, em 1977. 

A primeira unidade de Cirurgia de Cabeça e Pescoço no mundo foi inaugurada por Hayes Martin, em 1950, no New York Memorial Hospital. A introdução, no Brasil, dessa nova especialidade médica ocorreu em 1957, e requereu muito esforço, refinada habilidade e diplomacia em aparar arestas de colegas de outras áreas, tarefa que Anísio Toledo desempenhou com esmero. Em 1976 ele criou no Hospital das Clínicas da FMUSP a residência de cirurgia de cabeça e pescoço, a qual, até o ano 2000, havia contribuído para a formação de cerca de 70 especialistas, além de ter colaborado na formação de inúmeros cirurgiões gerais. 

A contribuição de Anísio Toledo (Figura 2) no ensino da cirurgia, contudo, não se restringiu à criação da disciplina ou a meros aspectos técnicos profissionais, mas também se estendeu a outras áreas: proporcionou a seus estudantes ferramentas para administrar as difíceis interrelações humanas. Ele costumava ensinar através do seu exemplo pessoal.  

Anísio Costa Toledo

Dentre os artigos que escreveu têm-se como exemplos: “Autonomous Thyroid Nodules. A Clinical Classificatiion and the Use of a Diagnostic Index”; “O Papel da Parotidectomia Superficial em Casos Selecionados de Tumores Malignos de Pele na Região da Cabeça e do Pescoço ”; e “Tratamentos Complementares em Cânceres de Cabeça e Pescoço”

Além disso, em virtude de ser um renomado cirurgião e professor, Anísio Toledo foi eleito representante de seus pares em diversas instituições, tais como: Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, American College of Surgeons, Colégio Brasileiro de Cirurgiões (membro titular) e Associação Paulista de Medicina, onde atuou como presidente do Departamento de Cirurgia. Anísio Costa Toledo ingressou como membro titular da Academia de Medicina de São Paulo, em 5 de outubro de 1955, permanecendo nesse sodalício por 44 anos! 

Seus discípulos, Anoi Castro Cordeiro e Alberto R. Ferraz, que lhe dedicaram um necrológio , referem que Anísio Costa Toledo foi “sempre atencioso e dedicado, sendo admirado por seus pacientes, não somente por sua competência, mas também por sua natural postura empática. Cirurgião talentoso, era possuidor de habilidade manual esmerada e rigorosa precisão nos gestos cirúrgicos. Sua destacada cortesia, amável civilidade e graça cativante caracterizavam o tratamento que ele dispensava não somente aos seus pacientes, mas a cada um que se achegasse a ele – superiores, colegas, subordinados, quem quer fosse – sem distinção. Foi um educador e um modelo de conduta, não somente para seus alunos, mas também para seus pares. Cavalheiro e humanista, ele plantou as sementes do ideal médico, onde muitos dos seus discípulos seguiram o caminho indicado.” 

Em virtude de Anísio Toledo ser um dos introdutores da cirurgia de cabeça e pescoço no Brasil, a SBCCP, através de Assembleia Geral Ordinária realizada durante seu XII congresso, em setembro de 1989, na cidade de Fortaleza (CE), decidiu instituir um prêmio bienal em seus congressos nacionais. Esse prêmio, que tem por finalidade estimular a criatividade e o espírito científico dentre os médicos residentes de todo o País, recebeu o nome de “Prêmio Anísio Costa Toledo”, homenagem que seu patrono recebeu em vida! Foi concedido pela primeira vez durante o XIII Congresso Brasileiro de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, em 1991. 

Anísio Costa Toledo faleceu em 4 de março de 2000, contando com 85 anos. Seu nome é honrado como patrono da cadeira no 88 da augusta Academia de Medicina de São Paulo, assim com dá nome a um Centro de Estudos no Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital das Clínicas da FMUSP. 

NOTAS: 

Esta biografia é uma autoria do Acad. Helio Begliomini, Titular e Emérito da cadeira nº 21 da Academia de Medicina de São Paulo sob o patrono de Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.

A foto inicial foi uma contribuição da Sra. Andréa De Martino, analista administrativo da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP). 

Em 1985, o professor Alberto Ferraz tomou posse, após concurso público, como titular da disciplina de cirurgia de cabeça e pescoço da FMUSP, sucedendo o professor Anísio Costa Toledo.  

Ferraz A, Medeiros-Neto GA, Toledo AC e Kieffer J. Journal of Nuclear Medicine 13 (10): 733-737, 1972. 

Cernea CR, Santos LRM, Tavares MR, Brandão LG, Coriolano MRA, Ferraz AR, Toledo AC. Revista Paulista de Medicina 103 (6): 303-306, 1985. 

Ferraz AR, Toledo AC, Brandão LG, Santos LRM, Cordeiro AC, Cernea CR, Coriolano MRA, Sugano LK. Revista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. 40 (5): 205-209, 1985.

Cordeiro AC, Ferraz AR. Anísio Costa Toledo. Revista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo 55 (2): 45-46, 2000.