PortugueseEnglishSpanish
Biografia

Antonio Spina França Netto

Antonio Spina França Netto nasceu aos 13 de setembro de 1927, na cidade de Jaú, interior de São Paulo. 

Graduou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) em 1951. Foi o primeiro residente de neurologia do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, concluindo em 1953. Nesse mesmo ano publicou seu primeiro artigo relativo a uma infecção do sistema nervoso central, área em que acumularia ao longo dos anos recorrentes estudos e pesquisas. 

Paralelamente, deu início a uma série de diferentes pesquisas sobre o líquido cefalorraquiano, muitas delas ao lado do neurologista e pesquisador dr. Oswaldo Lange, seu mentor. 

Tamanho interesse e conhecimento sobre o tema culminaram, em 1977, na abertura do Laboratório Spina França, especializado em exame de líquor.

Seu papel de agregar pessoas e difundir conteúdo não se limitou às salas de aula. Em 1962 configurou-se como uma das pedras fundamentais da Academia Brasileira de Neurologia (ABN). A ideia, amadurecida após a bem sucedida criação da World Federation of Neurology (WFN), tornou-se realidade graças aos esforços conjuntos dos doutores Lange, Paulino Watt Longo, Deolindo Couto e Paulo Pinto Pupo, além de outros especialistas. 

Spina França cultivou as tradições da magnífica escola de neurologia da casa de Arnaldo, fazendo jus à sua inclusão na mesma estirpe de Vampré, Lange, Tolosa e Lefèvre. Foi, sucessivamente, chefe de clínica e professor titular de neurologia durante uma década, sendo reconhecido com carinho, dedicação, competência e respeito por pessoas e instituições. 

Além da FMUSP, Spina França participou em sua juventude da criação da escola de neurologia de Botucatu, empreitada para a qual convocou seus colaboradores e para onde levou seus métodos, seu entusiasmo e sua filosofia de trabalho. 

Nos anos setenta, Spina França protagonizou um período de vigorosa valorização da ABN no cenário internacional. À frente da presidência da instituição com o dr. Pupo (1970- 1972), foi responsável por levar à capital paulista o III Congresso Pan-Americano de Neurologia, no qual atuou como vice-presidente. No mesmo ano, a academia filiou-se à Associação Médica Brasileira e à World Federation of Neurology

Fez parte da World Federation of Neurology desde 1967, atuando como membro fundador do Grupo de Pesquisa em Líquido Cefalorraquiano, e como seu vice-presidente de 1981 a 1985, além de participações em sociedade médicas de outras nações. 

Nos anos que se seguiram tornou-se membro efetivo da Academia de Ciências de Nova York. Teve a honra de presidir a insigne Academia de Medicina de São Paulo no biênio 1977-1978. 

Antonio Spina França Netto em 1986 descobriu uma das facetas pela qual é mais lembrado. Em decorrência do falecimento de seu mestre, Oswaldo Lange, assumiu a função de editor dos Arquivos de Neuropsiquiatria, periódico trimestral. Sob o seu zeloso trabalho, somado ao empenho de colaboradores, a tradicional publicação ganhou novas dimensões físicas e seções, bem como cresceu em número de artigos publicados e, cada vez mais, em importância no cenário científico e técnico do Brasil e do exterior. 

Spina França recebeu o prêmio Honra ao Mérito Médico, oferecido pela Revista Análise (2008), publicada em janeiro do mesmo ano. Foi um dos profissionais de saúde eleito por seus próprios colegas de profissão como “os mais admirados da medicina”. 

Sua trajetória no exercício da medicina foi homenageada também pela Sociedade Venezuelana de Neurologia e pelo Departamento de Líquido Cefalorraquidiano da ABN. Recebeu o Troféu Coruja de Ouro em 1998, concedido pela ABN a profissionais que contribuíram para o desenvolvimento e engrandecimento da neurologia brasileira, e, em 1999, a medalha Carlos Chagas da Fundação Carlos Chagas. 

Casou-se Marília Lange Spina França e desse conúbio nasceram quatro filhos e onze netos. 

Ao longo de seus 82 anos incompletos, 59 deles dedicados à medicina, teve Spina França Netto participação em 17 sociedades médicas; 20 prêmios e homenagens; 83 capítulos de livros publicados; 177 participações em eventos; 270 artigos publicados; centenas de amigos e admiradores saudosos, além de milhares de pacientes diagnosticados, tratados e agradecidos. 

Antonio Spina França Netto faleceu em 17 de maio de 2010. 

NOTAS:

Esta biografia é uma autoria do Acad. Helio Begliomini, Titular e Emérito da cadeira nº 21 da Academia de Medicina de São Paulo sob o patrono de Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.