PortugueseEnglishSpanish
Biografia

Aurélio Borelli

Aurélio Borelli nasceu em 6 de dezembro de 1927, na cidade de São Paulo. É filho de Alfredo Borelli e Alice Figueiredo Borelli. 

Graduou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), em 1952. Fez internato (1953) e residência em clínica médica (1954) no Hospital das Clínicas (HC) da FMUSP. 

Participou de diversos estágios de aperfeiçoamento no exterior. Através de bolsa de estudos de endocrinologia, sob patrocínio do American College of Physicians e Kellogg Foundation, esteve, de 1957 a 1959, em Nova Iorque, na Cornell University, Rochester, no Strong Memorial Hospital; e em Boston, no New England Medical Center, no serviço do professor E. B. Astwood. Em 1966, sob os auspícios do British Council, permaneceu três meses em Londres, Inglaterra, na University College Hospital, no serviço do professor C. E. Dent. Em 1983, por dois meses, estagiou em Boston, no Massachusetts General Hospital, na Endocrine Unit, no serviço dos professores M. Rosenblatt e Robert Neer. Em 1986, por um mês, estagiou no Laboratório de Histomorfometria da Faculdade Aléxis Carrel, em Lyon, França, no serviço do professor Pierre Meunier. E, em 1986, por um mês, estagiou também no Laboratório de Metabolismo Ósseo da Universidade de Connecticut, em Farmington, nos Estados Unidos da América (EUA), no serviço do professor Lawrence Raisz. 

Aurélio Borelli dedicou-se à carreira universitária galgando a condição de assistente doutor pela da FMUSP, em 1974; docente-livre, em 1978, e professor (1970-1998) de endocrinologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes. 

No HC-FMUSP ministrou diversas aulas no Curso de Especialização de Endocrinologia (desde 1978); aulas no Curso de Pós-Graduação sobre Metabolismo Ósseo (desde 1979); e participou em bancas examinadoras de teses de doutoramento. 

Dentre outros cargos que exerceu salientam-se: presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – Regional de São Paulo (1972-1973); membro do Serviço Médico do Banco do Brasil – Agência Centro (1955 a 1983, ano em que aí se aposentou); presidente da Sociedade Brasileira para o Estudo do Metabolismo Ósseo e Mineral (Sobemom nacional) em duas gestões (1989-1990 e 1999-2000); presidente da Sociedade Brasileira para o Estudo do Metabolismo Ósseo e Mineral (Sobemom) – Regional de São Paulo (2001-2002); membro do Comitee of Scientific Advisors da Fundação Internacional sobre a Osteoporose (IOF); chefe do Laboratório de Nutrição Humana e Doenças Metabólicas da FMUSP; chefe do Laboratório de Doenças Ósseas Metabólicas da Divisão de Clínica Médica do HC-FMUSP; e responsável pelo Setor de Densitometria Óssea do Departamento de Radiologia do HC-FMUSP.

Aurélio Borelli é membro das seguintes entidades: Associação Paulista de Medicina; Associação Médica Brasileira; Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia; American College of Physicians (fellow); New York Academy of Sciences (active member); Associación Hispana de Osteoporosis y Enfermedades Metabolicas Óseas; Sociedad Iberoamericana de Osteoporosis y Enfermedades Metabolicas Óseas (sócio fundador); Sociedade Brasileira de Endrocrinologia (sócio fundador); e Sociedade Brasileira de Patologia Clínica. 

Dentro dos artigos que escreveu nos Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia destacam-se: “Papel da Histomorfometria Óssea no Diagnóstico Diferencial da Osteomalacia”; “Projetos de Pesquisa Medicina I – Biologia Molecular em Doenças Ósseas”; e “Análise de Materiais de Referência Bone Meal (NIST 1486) e Bone ASH (NIST 1400) pelo Método de Ativação com Nêutrons”. 

Aurélio Borelli concedeu entrevistas sobre osteoporose no jornal O Estado de S. Paulo e na revista Manchete. Colaborou nos seguintes livros: “Manual de Clínica Médica” (Editora Guanabara Koogan, 1980); “Osteoporosis” (Editora Panamericana); e “Envelhecimento Ósseo” (Osteoporose, Editora Ateneu).  

NOTAS: 

Esta biografia é uma autoria de Ana Beatriz Borelli, filha do acadêmico Aurélio Borelli.

Pequenas inserções e adaptações do texto ao perfil desta secção, assim como as notas de rodapé foram feitas pelo Acad. Helio Begliomini, Titular e Emérito da cadeira nº 21 da Academia de Medicina de São Paulo sob o patrono de Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.

Aurélio Borelli faleceu no dia 28 de outubro de 2019, aos 91 anos.  

Aurélio Borelli ingressou como membro titular da Academia de Medicina de São Paulo, em 8 de agosto de 1986, tornando-se membro emérito e primeiro ocupante da cadeira no 47, cujo patrono é Edmundo Vasconcelos. 

Edição de 23 de outubro de 1994. 

Edição de 8 de setembro de 1990.