PortugueseEnglishSpanish
Biografia

Emil Sabbaga

Emil Sabbaga nasceu em 16 de outubro de 1926. É filho de Bernardina Sabbaga e de Habib Sabbaga. Graduou-se, em 1951, pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Fez residência em clínica médica no Hospital das Clínicas (HC) da FMUSP (1952-1954). 

Aprimorou seus conhecimentos nos Estados Unidos da América, sendo research-fellow de doenças renais na Harvard Medical School, em Boston (1961-1962). 

Dedicou-se à carreira universitária na FMUSP, sendo aprovado com distinção no doutorado, em 1972, com a tese Estudo Clínico de 100 Casos de Pacientes Portadores de Aloenxerto de Rim. Galgou a condição de professor livre-docente, em 1987, com a tese 1.000 Transplantes Renais – Vinte Anos de Experiência

Em colaboração com o professor Geraldo Campos Freire foi o coordenador clínico do 1º transplante de órgãos no Brasil, em 21 de janeiro de 1965, no HC-FMUSP, tendo recebido da Universidade de São Paulo o título de “Pioneiro dos Transplantes”. 

Emil Sabbaga foi chefe da Unidade de Transplante Renal do HC de 1967 até 1996, quando foi compulsoriamente aposentado. 

Acompanhou, pessoalmente, mais de 4.000 transplantes renais no HC-FMUSP e no Hospital Alemão Oswaldo Cruz , onde ainda é chefe de Serviço de Transplantes de Órgãos. 

É membro das seguintes entidades: Sociedade Brasileira de Nefrologia (expresidente); Sociedade Internacional de Nefrologia; Sociedade Latino-Americana de Transplante (ex-presidente); Inter American Society of Hypertension; Sociedade Brasileira de Investigação Clínica; Academia de Medicina de São Paulo ; Sociedade Brasileira do Metabolismo Ósseo e Mineral (Sobemom); Sociedade Brasileira de Urologia (honorário); American Society of Transplantation Physicians (convidado); Sociedade Brasileira de Hipertensão Arterial; Sociedade Latino-Americana de Nefrologia; Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ex-presidente); 

Emil Sabbaga publicou mais de 270 trabalhos científicos dos quais 76 em revistas internacionais. Recebeu, em 1998, a medalha nacional de Mérito Médico concedida pela Associação Médica Brasileira (AMB). Por ocasião do XVIII Congresso Internacional de Transplantes realizado em Roma, em 30 de agosto de 2000, recebeu homenagem pública pelo “desenvolvimento do transplante de órgãos em todo o mundo”. A Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) resolveu conceder a cada dois anos um prêmio para o melhor trabalho em transplante, que leva o nome de “Prêmio Emil Sabbaga”. 

NOTAS: 

Biografia e foto foram fornecidas pelo autor.

Pequenas inserções e adaptações do texto ao perfil desta secção, assim como as notas de rodapé foram feitas pelo Acad. Helio Begliomini, Titular e Emérito da cadeira nº 21 da Academia de Medicina de São Paulo sob o patrono de Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.

Oswaldo Gonçalves Cruz é o patrono da cadeira nº 99 da Academia de Medicina de São Paulo. 

Emil Sabbaga ingressou como membro titular da Academia de Medicina de São Paulo, em 26 de abril de 1984, tornando-se membro emérito desse sodalício e o primeiro ocupante da cadeira nº 50, cujo patrono é José Barros Magaldi. 

O acadêmico Emil Sabbaga faleceu em 3 de março de 2016, aos 89 anos.