PortugueseEnglishSpanish
Biografia

Flamínio Fávero  

Flamínio Fávero formou-se em 1919, na primeira turma da Faculdade de Medicina e Cirurgia de São Paulo, que veio a se constituir numa das unidades da Universidade de São Paulo (USP). 

Foi discípulo do professor Oscar Freire de Carvalho, catedrático de medicina legal. A convite desse mestre tornou-se, logo após a sua formatura, assistente da cátedra. Após o falecimento do professor Oscar Freire, tornou-se professor catedrático titular, por concurso, em 1923. 

Flamínio Fávero foi diretor da Faculdade de Medicina da USP, tendo sido também professor de medicina legal da Universidade Presbiteriana Mackenzie,em São Paulo. 

Dedicou toda a sua vida ao desenvolvimento da medicina legal, da deontologia médica e da medicina do trabalho. 

Foi o idealizador do Conselho de Medicina, sendo o seu primeiro diretor na gestão de 1955 até 1958, e reeleito para a gestão seguinte (1958 -1964). Sua inscrição no Conselho Regional de Medicina de São Paulo é a de número 001. 

De formação religiosa, foi pastor presbiteriano. Devotado ao ensino, orientou mais 160 teses de doutoramento. 

Personalidade vibrante e forte, embora pessoa serena, ponderada e sábia, nela tem-se espelhado gerações de discípulos e assistentes que o vem sucedendo através dos anos, mantendo sua obra no ensino da medicina legal e ética médica, e no exercício da cátedra que ele tanto enobreceu. 

Foi homenageado pelo povo paulistano, representado pela Câmara Municipal e Prefeitura Municipal de São Paulo, numa das ruas da capital que recebeu seu nome: “Rua Professor Flamínio Fávero”. 

A cadeira número 10 da Academia de Medicina de São Paulo foi enaltecida e ganhou novo fulgor ao ser patroneada com o nome do insigne mestre.  

NOTAS: 

Esta biografia é uma autoria do Acad. Djalma Camargo Outeiro Pinto, titular e emérito da cadeira nº 10 da Academia de Medicina de São Paulo sob o patrono de Flamínio Fávero.

Pequenas inserções e adaptações do texto ao perfil desta secção, assim como as notas de rodapé foram feitas pelo Acad. Helio Begliomini, Titular e Emérito da cadeira nº 21 da Academia de Medicina de São Paulo sob o patrono de Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.

Flamínio Fávero nasceu na cidade de São Paulo em 1895, e faleceu em 1982. Foi o primeiro presidente do Conselho Regional de Medicina de São Paulo. Presidiu também o Sindicato dos Médicos de São Paulo; Conselho Penitenciário do Estado; Sociedade de Medicina Legal e Criminologia de São Paulo; Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; Sociedade Paulista da História da Medicina; e a insigne Sociedade de Medicina e Cirurgia de São Paulo, hoje, Academia de Medicina de São Paulo (1937-1938). 

Flamínio Fávero destacou-se como escritor e conferencista; enriqueceu as letras médicas com magníficas obras e, dentre elas, o Tratado de Medicina Legal, adotado por muitas décadas como referência. Essa obra foi editada várias vezes, chegando a ter 3 volumes (1938; 1945; 1958; 1962; 1966; 1975; 1980 e 1991). São também de sua autoria: A Questão Sexual (conferência – 1930); Código Penal Brasileiro – Crimes Contra a Saúde Pública (1950) e Código Penal Comentado (1950).