PortugueseEnglishSpanish
Biografia

Geraldo José Alckmin Filho

Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho, mais conhecido por Geraldo Alckmin ou simplesmente Alckmin, nasceu em Pindamonhangaba (SP), em 7 de novembro de 1952. É filho de Geraldo José Rodrigues Alckmin e de Miriam Penteado, além de ser sobrinho de José Geraldo Rodrigues de Alckmin (1915-1978), que foi ministro do Supremo Tribunal Federal e presidente do Tribunal Superior Eleitoral. 

Graduou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de Taubaté e especializou-se em anestesia no Hospital do Servidor Público do Estado de São Paulo. 

Desde jovem manifestou atração pela vida política. Em 1972, com apenas 19 anos e no mesmo ano em que ingressou no curso de medicina, foi eleito vereador de Pindamonhangaba pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB) com a maior votação do município. Foi presidente da Câmara Municipal e, posteriormente, através de eleição, constituiu-se não somente no mais jovem prefeito de sua cidade natal, mas de todo o Brasil, exercendo seu mandato de 1977 a 1982. Como ainda precisava concluir o curso de medicina, seu pai exerceu o cargo de chefe de gabinete da prefeitura. Um de seus motivos de orgulho na administração da cidade foi o asfaltamento. Alckmin teria iniciado a administração com dezenove ruas asfaltadas e deixado a cidade com duzentas vias nas mesmas condições. 

Continuou célere em suas atividades políticas, elegendo-se deputado estadual (1983-1987) e deputado federal (1987-1994) por dois mandatos consecutivos, sendo o primeiro deles pelo PMDB – Partido do Movimento Democrático Brasileiro (deputado constituinte), e o segundo pelo PSDB – Partido da Social Democracia Brasileira, sendo defensor dos interesses do interior paulista. 

Em 1988, descontente com os rumos do PMDB, Alckmin, Franco Montoro, José Serra, Bresser Pereira, Fernando Henrique Cardoso, Mário Covas e outros dissidentes fundaram o PSDB. 

Em 1990 Alckmin foi reeleito deputado federal por São Paulo, sendo o quarto mais votado dos candidatos do PSDB. Neste segundo mandato foi o autor do projeto do Código de Defesa do Consumidor; relator do projeto que se converteu na Lei de Benefícios da Previdência Social; autor de um dos projetos que se converteram na Lei Orgânica da Assistência Social – Loas; e relator do projeto de lei que facilita e disciplina a Doação de Órgãos para Transplantes. 

Entre 1991 e 1994 Alckmin exerceu, concomitantemente, a presidência estadual do PSDB de São Paulo. 

Entre 1995 e 2001 foi vice-governador do estado de São Paulo, assumindo o cargo de governador em 6 de março de 2001, após a morte do governador Mário Covas. 

No primeiro mandato como vice-governador, Alckmin foi incumbido de coordenar o Programa Estadual de Desestatização – PED, que previa a privatização de importantes empresas estatais e a concessão de trechos de rodovias e ferrovias à iniciativa privada. Ademais, tornou-se um dos principais articuladores políticos de Covas do interior paulista, sobremodo no Vale do Paraíba e Litoral Norte, garantindolhe permanência como candidato a vice-governador na reeleição de 1998. Em 2000, por estímulo de Covas, Alckmin se licenciou do cargo e foi candidato pelo PSDB à prefeitura de São Paulo. Tendo ficado em terceiro lugar, quando se sagrou prefeita Marta Suplicy, voltou a exercer o cargo de vice-governador. 

Alckmin foi reeleito para o governo do estado de São Paulo em 2002. Não podendo concorrer à reeleição em 2006, renunciou ao cargo em 30 de março a fim de concorrer à presidência da República desse mesmo ano, quando acabou perdendo no segundo turno para Luiz Inácio Lula da Silva. 

No segundo semestre de 2007, Alckmin viajou com a esposa e filha para a cidade de Cambridge, em Massachusetts, nos Estados Unidos da América. Aí foi aluno visitante do Centro de Relações Internacionais de Weatherhead, cursando diversas matérias na John F. Kennedy School of Government na Universidade de Harvard. 

Alckmin concorreu também na eleição municipal de São Paulo em 2008, sendo derrotado no primeiro turno, quando foi eleito como prefeito Gilberto Kassab. Entretanto, em 2009, ocupou o cargo de secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo no governo de José Serra, e nas eleições estaduais de 2010, foi eleito governador no primeiro turno, sendo o segundo governador da história a conseguir esse feito depois de José Serra, que o fez na eleição precedente. Assim, Alckmin assumiu em 1 o de janeiro de 2011, pela terceira vez, esse cargo, constituindo-se no 35o governador do estado de São Paulo. 

Geraldo Alckmin ingressou na Academia de Medicina de São Paulo em 7 de março de 2002, galgando a condição de membro honorário desse sodalício. É casado com Maria Lúcia Alckmin e tem três filhos: Sophia, Geraldo e Thomaz. 

NOTAS:

Esta biografia é uma autoria do Acad. Helio Begliomini, Titular e Emérito da cadeira nº 21 da Academia de Medicina de São Paulo sob o patrono de Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.