PortugueseEnglishSpanish
Biografia

Hudson Hübner França

Hudson Hübner França nasceu em Manhumirim, pequena cidade mineira (10.000 habitantes) da Zona da Mata, no sopé do Pico da Bandeira, em 14 de junho de 1929.

Aí fez os cursos básicos. Com 18 anos veio para São Paulo, onde ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Formou-se em 1954, tendo sido seu paraninfo o professor Renato Locchi.

Hudson Hübner França é professor titular de cardiologia da Faculdade de Medicina de Sorocaba da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo ( PUC-SP).

Nessa faculdade, participou da formação de 4.427 médicos e obteve o título de doutor em medicina. Foi chefe do Departamento de Medicina de 1991 a 1993 e diretor do Centro de Ciências Médicas e Biológicas da PUC-SP por duas gestões, de 1993 a 2001.

Hudson Hübner França foi homenageado diversas vezes por turmas de doutorandos e de ex-alunos, assim como pela própria PUC-SP, que deu seu nome a um dos anfiteatros da faculdade de medicina.

Foi também homenageado pela Câmara de Vereadores de Sorocaba, que lhe conferiu o título de “Cidadão Sorocabano”. Hudson Hübner França tem cerca de 100 trabalhos publicados – científicos e literários. Escreveu o capítulo “Tratamento da Insuficiência Cardíaca do Idoso” no tratado “Doenças do Coração” de Celmo Celeno Porto. Prefaciou os livros “Fisiopatologia Clínica do Sistema Nervoso: Fundamentos da Semiologia” de Dario Doretto; “Doenças: Conhecer para Prevenir” de Mário Cândido de Oliveira Gomes; e “Anuário 2001 do C. A. Vital Brazil ” de Alexandre C. M. Amato.

É de sua autoria o livro de poesias intitulado Poemas da Hora Escassa (2010). Em 1999 fundou a Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba, da qual atualmente é coeditor.

Como hobby, sempre praticou atividade física: em sequência, futebol, tênis e academia. Viajou muito, já tendo dado a volta ao mundo três vezes, visitando diferentes países: duas vezes pelo hemisfério norte e uma pelo hemisfério sul.

NOTAS:

Biografia e foto foram fornecidas pelo autor.

Pequenas inserções e adaptações do texto ao perfil desta secção, assim como as notas de rodapé foram feitas pelo Acad. Helio Begliomini, Titular e Emérito da cadeira nº 21 da Academia de Medicina de São Paulo sob o patrono de Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.

O acadêmico Hudson Hübner França faleceu em 6 de agosto de 2012.

Renato Locchi é o patrono da cadeira nº 42 da Academia de Medicina de São Paulo

Vital Brazil Mineiro da Campanha é o patrono da cadeira nº 62 da Academia de Medicina de São Paulo.