PortugueseEnglishSpanish
Biografia

João Sampaio de Almeida Prado

João Sampaio de Almeida Prado nasceu aos 4 de novembro de 1950, na capital paulista, e é casado com Ana Virgínia Cruz Machado de Almeida Prado. Graduou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 1975. Estagiou na Clínica de Neuropsiquiatria do Hospital Geral de São Paulo, do Ministério do Exército, a partir de 1976, chefiando esse serviço de agosto de 1977 até janeiro de 1978. Nesta época iniciou sua experiência em psiquiatria forense, tendo realizado cerca de 500 laudos de membros remanescentes da FEB . 

De 1978 a 1980 trabalhou no Centro Integrado de Psiquiatria como psiquiatra e psicoterapeuta de grupo e, desde 1980, trabalha em dois consultórios próprios: um na Zona Norte e outro na Zona Sul de São Paulo, atuando como psiquiatra, psiquiatra forense, psicoterapeuta individual e de grupo. 

João Sampaio de Almeida Prado participou de inúmeros congressos e jornadas. Dentre as muitas palestras que ministrou em jornadas, simpósios e congressos médicos; faculdades de direito da Universidade Brás Cubas e Unip3 ; assim como em entidades como Rotary Club, Associação Comercial de São Paulo, Clube Paulistano, Associação Paulistde Medicina, Serpro4 , Ordem dos Advogados do Brasil, dentre outras, têm-se: “Interdição: Benefício ou Crueldade, Respeito ou Abuso”; “Criminoso ou Psicopata – Condenar ou Tratar”; “Perito Médico Versus Perito Não Médico”; “Dano Moral e Stress PósTraumático”; “Lidando com a Simulação”; “Distúrbios Comportamentais Pós-Traumatismo Cranioencefálico”; “Delírio Místico em Crimes Qualificados e Não Qualificados”; “Aprendendo a Ser Magro”; “Transtornos Alimentares e a Técnica ‘Aprendendo a Ser Magro’”; “Diferenças Nutricionais na Criança, Adulto e Idoso”; “Educação Emocional”; e “Stress na Vida Humana”

Ministrou também os cursos: “Medicina Legal no Direito Brasileiro”, na Faculdade de Direito Carlos Drummond de Andrade, e “Relações Interpessoais no Trabalho e Desenvolvimento Pessoal”, na Universidade de Santo Amaro. 

João Sampaio de Almeida Prado estudou na Sociedade Paulista de Psicoterapia Analítica de Grupo, tendo como terapeuta professor, o doutor Bernardo Blay Neto. Nessa entidade apresentou diversos trabalhos. Estudou também nutrologia no Curso Nacional de Formação e Atualização em Nutrologia, da Associação Brasileira de Nutrologia. Trabalha, desde 2003, com a técnica “Aprendendo a Ser Magro” (aperfeiçoada a partir de 1993) e, desde 2006, como nutrólogo. 

Participou ativamente do desenvolvimento de uma nova especialidade médica: medicina legal e perícias médicas, tendo, no I Congresso Paulista de Medicina Legal e Perícias Médicas e Simpósio Internacional da AMLESP , as funções de membro efetivo e coordenador no curso “Atualização em Perícias Psiquiátricas”; palestrante sobre o tema “Criminoso ou Psicopata – Condenar ou Tratar”, e membro da comissão científica. Em 2012 coordenou o 1º curso oficial da nova especialidade “Perícias Médicas em Psiquiatria”, proporcionando conhecimentos a alunos do Amazonas ao Rio Grande do Sul e de Goiás ao Espírito Santo. Em dezembro de 2013 passou a ocupar o cargo de 1º vice-presidente da Sociedade Paulista de Medicina Legal e Perícias Médicas, onde prossegue em suas atividades, ministrando palestras, coordenando jornadas e presidindo mesas-redondas em todo o estado de São Paulo.

João Sampaio de Almeida Prado possui títulos de especialista em psicanálise, pela Sociedade Paulista de Psicoterapia Analítica de Grupo; em nutrologia, pela Associação Médica Brasileira, e, em medicina legal e perícias médicas, pelo Conselho Federal de Medicina. 

Em 1986 separou-se de sua primeira esposa, e se questionava por que conseguia consertar o casamento dos outros e não o próprio? Quatro anos depois registrou a matéria “Educação Emocional”, reconhecida como um ramo de atividade da psicologia, que surgiu com o objetivo de criar parâmetros para o relacionamento do casal. Posteriormente, a matéria se ampliou, mas acabou nascendo do fracasso de seu primeiro casamento, honrando o título de um trabalho do grande mestre Wilfred Rupert Bion: “Como Transformar em Bom um Mau Negócio”. Como presidente do Instituto Brasileiro de Estudos Psicojuridicossociais é o responsável legal para conferir títulos de especialista em educação emocional. 

É também membro das seguintes entidades: Sociedade Paulista de Psicoterapia Analítica de Grupo (titular); Internacional Association of Group Psychotherapy (desde 1995); Associação Brasileira de Medicina Legal e Perícias Médicas (titular e fundador, sendo diretor da regional paulista); Associação Comercial de São Paulo – Distrital Santana (diretor conselheiro); Associação Paulista de Medicina (diretor conselheiro fiscal); Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (delegado); Academia Brasileira de Arte, Cultura e História (membro do Conselho Consultivo); Ordem Internacional dos Cavaleiros Templários e M.’. M.’, da Glesp6 , Loja Força Lealdade e Perseverança no 139. 

João Sampaio de Almeida Prado é professor convidado do Instituto Bernardo Blay Neto, da Sociedade de Psicoterapia Analítica de Grupo de Campinas; e representante, no Brasil, da tese de personalidade malevolente, criada pelo dr. Carl Goklberg, de Nova York – EUA. 

Ministrou também curso sobre tratamento de obesidade através de técnicas grupais nos seguintes eventos: XII Congresso Brasileiro de Psicoterapia de Grupo; VII Encontro Luso-Brasileiro de Grupanálise e XIV Congresso da Sociedade de Psicoterapia Analítica de Grupo de Campinas. Criou novo conceito sobre emagrecimento denominando-o “Fluxo Alimentar”, onde, através da técnica “Aprendendo a Ser Magro”, resolve definitivamente o problema do sobrepeso, pois o paciente aprende a não engordar. 

Ainda na área de saúde mental registrou o conceito de “Inteligência Social”. Enunciou-o no XVIII Congresso da Associação Internacional de Psicoterapia de Grupo e Processos Grupais, como o “Quinto Grande Golpe no Narcisismo do Homem”, que é a necessidade de aprender a usar o cérebro para ser efetivamente inteligente. Esse trabalho recebeu premiação da comissão científica e, em 2016, juntamente com o professor Eduardo Cunha de Farias, registrou-o na Biblioteca Nacional, ressuscitando a Classificação Grega do Amor. Com psicodinâmica própria tornaram-se patronos do que é considerado o Quarto Grande Golpe no Narcisismo do Homem, que é a necessidade de amar como estímulo de vida. 

Dentre títulos, condecorações e honrarias que João Sampaio de Almeida Prado recebeu, salientam-se: 18o , 19o e 20o Prêmio Magnífico de Destaque Profissional, coordenado pela jornalista Zildetti Montiel; teve sua biografia publicada como personalidade de destaque no livro “São Paulo – Sua História e Seus Monumentos – Destaques e Personalidades”, e no livro “Brasil de A a Z”, ambos do IBB . Em 2015 tomou posse como titular da cadeira no 36 de Ciências Médicas, da Academia Brasileira de Artes, Ciências, História e Literatura, tendo como patrono Sebastião de Almeida Prado Sampaio . Dessa entidade recebeu a outorga do Mérito Profissional em Ciências Médicas e a medalha e o diploma Marechal Deodoro da Fonseca, ambas no grau de comendador; assim como a medalha cívica Nobres Cavaleiros de São Paulo, no grau de cavaleiro. Em 2016 foi eleito membro da cadeira no 113 da Academia de Medicina de São Paulo, tendo como patrono Mario Rodrigues Louzã; recebeu também a medalha Centenário, do Centro Médico da Polícia Militar do Estado de São Paulo. 

Além de várias participações como ouvinte, presidente de mesa ou palestrante em inúmeros congressos nacionais e internacionais, onde tem exposto para cientistas brasileiros, norte-americanos, ingleses, italianos e argentinos conceitos de sua criação como: Alimentação Preventiva, Fluxo Alimentar, Educação Emocional, Psicopatologia da Razão, Sistema Protomental Positivo e Negativo, Inteligência Social, tem discursado sobre autores como Bion, Foulks, Freud, entre outros. 

Possui biblioteca com cerca de dois mil volumes relacionados às especialidades que exerce. São de sua lavra os seguintes livros: Educação Emocional – A Arte de Unir-Se (1989) e Negociando a Sexualidade (2001). 

João Sampaio de Almeida Prado tem como hobby criar cães da raça Dobermann; gravar e editar fitas de vídeo; gravar CDs; curtir a paisagem campestre do Clube de Campo da Associação Paulista de Medicina, tomando cerveja e contando piadas com os amigos, além de jogar copas no computador. 

NOTAS: 

Biografia e foto foram fornecidas pelo autor.

Pequenas inserções e adaptações do texto ao perfil desta secção, assim como as notas de rodapé foram feitas pelo Acad. Helio Begliomini, Titular e Emérito da cadeira nº 21 da Academia de Medicina de São Paulo sob o patrono de Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.

FEB: Força Expedicionária Brasileira. 

Unip: Universidade Paulista.

Serpro: Serviço Federal de Processamento de Dados. 

AMLESP: Associação dos Médicos Legistas do Estado de São Paulo. 

Glesp: Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo. 

IBB: Instituto Biográfico do Brasil. 

Essa entidade era denominada por Academia Brasileira de Arte, Cultura e História. 

Sebastião de Almeida Prado Sampaio foi membro titular, emérito e o primeiro ocupante da cadeira nº 11 da Academia de Medicina de São Paulo, tendo como patrono Arnaldo Augusto Vieira de Carvalho.