PortugueseEnglishSpanish
Biografia

Jose Alexandre Médicis da Silveira

Jose Alexandre Médicis da Silveira nasceu aos 15 de agosto de 1951, na cidade de São Paulo. É filho de Alexandre Médicis Rodrigues da Silveira e de Maria Dulce Lacerda Falcão. 

Graduou-se pela Escola Paulista de Medicina, hoje, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em 1975, e fez residência em otorrinolaringologia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP, 1976- 1978). Aperfeiçou-se em otologia e audiologia pela Fondation Portmann, na França (1978-1979). 

Na FMUSP obteve o título de doutor em otorrinolaringologia com a tese intitulada Estudo da Deficiência Auditiva em Crianças Submetidas a Exames de Potenciais Evocados Auditivos. Etiologia, Grau de Deficiência e Precocidade Diagnóstica (1992) sob a orientação do professor Edigar Rezende de Almeida. 

No HC-FMUSP tornou-se assistente de otorrinolaringologia, atuando no Serviço de Fisiologia da Audição. São de seu particular estudo a surdez e potenciais evocados. Tem ministrado aulas no curso de pós-graduação em temas relacionados a distúrbios da voz, fala e linguagem. 

Jose Alexandre Médicis da Silveira é também chefe da residência em otorrinolaringologia do Hospital Santa Marcelina e da Clínica Otorhinus. Foi vicepresidente da Sociedade Brasileira de Otologia. 

Publicou diversos trabalhos científicos, destacando-se dentre eles: “Terapêutica das Amigdalites Agudas na Infância ”; “Etiologia da Deficiência Auditiva: Estudo Eletrofisiológico de 136 Casos ”; “Audiometria de Tronco Cerebral (Bera) e Eletrococleografia (Ecog) em uma Criança Operada de Ependimoma Intracraniano ”; “Auditory-Evoked Potentials (ABR and ECoG) in 2545 Children with Deafness and/or Comunications Disturbs Suspect (Etiological Study, Deafness Grade and Diagnostic Precocity) ”; “Paralisia Facial e Cocleovestibular Bilateral Simultânea em Doença de Lyme ”; “Condiloma Acuminado em Cavidade Oral de Lactente: Relato de Caso8”;“Padrões de Crescimento e Expansão da Lesão Otosclerótica ”; “Esfenoidite Micótica Crônica em Paciente Imunocompetente: Perda Visual como Sintoma Inicial”; “Fratura de Mastoide com Enfisema Subcutâneo Cervical”; “Reatividade Sorológica para Antígenos de Borrelia Burgdorferi, Borrelia Afzelli e Borrelia Garinii em Portadores de Paralisia Facial Periférica no Brasil”; “Avaliação Auditiva (Audiometria Tonal e Emissões Otoacústicas Evocadas – Produtos de Distorção) em Pacientes Portadores de Lúpus Eritematoso Sistêmico e Artrite Reumatoide”; “Faringotonsilites na Infância: Diagnóstico e Tratamento”; “Estudo Audiológico de uma População Idosa Brasileira”, dentre outros. 

Jose Alexandre Médicis da Silveira recebeu os seguintes prêmios: Meddaille d´Argent de la Ville de Bordeaux da Mairie de la Ville de Bordeaux (1987) e Prêmio Aché da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia (1996). 

Participou em diversas bancas examinadoras, sendo 10 de dissertação de mestrado; 25 de doutorado; 15 de qualificação de doutorado e 13 de concursos públicos. Orientou cinco teses de doutorado e participou de diversos eventos.  

Jose Alexandre Médicis da Silveira ingressou na Academia de Medicina de São Paulo, em 14 de abril de 1999, galgando a condição de membro honorário desse sodalício. 

Casou-se com Ana Dacia Guedes de Paiva, no dia 14 de fevereiro de 1976, na Igreja de São Pedro dos Clérigos, em Recife (PE), e desse conúbio nasceram: Alexandre Médicis da Silveira, Paula Médicis da Silveira e Eduardo Médicis da Silveira. 

NOTAS:

Esta biografia é uma autoria do Acad. Helio Begliomini, Titular e Emérito da cadeira nº 21 da Academia de Medicina de São Paulo sob o patrono de Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.

Alexandre Médicis Rodrigues da Silveira é membro honorário da Academia de Medicina de São Paulo. 

Pediatria Moderna 21 (3) : 113-114, 1986.

Em coautoria com Ricardo Ferreira Bento, Oswaldo Martucci Júnior e Elizabeth Moreira. Revista Brasileira Otorrinolaringologia 93 (5-6) : 359-366, 1986. 

Em coautoria com Vera Andiara Rezende, Edigar Rezende de Almeida, Ossamu Butugan e Marco Antonio de Rezende. Revista Brasileira de Otorrinolaringologia 61 (2) : 146-151, 1995. 

Em coautoria com Alexandre Médicis da Silveira, Ricardo Ferreira Bento, Ossamu Butugan. Aroldo Miniti e Edigar Rezende de Almeida. Revista Brasileira de Otorrinolaringologia 62 (5) : 388-408, 1996. 

Em coautoria com Sulene Pirana, Ricardo Ferreira Bento, Priscila Bogar e Natalino Hajime Yoshinari. Revista Brasileira de Otorrinolaringologia 62 (6) : 500-502, 1996.

Em coautoria com Sulene Pirana, Patricia Fiscchetti Delgatto, Mara Edwirges Rocha Gândara e Aroldo Miniti. Revista Brasileira de Otorrinolaringologia 62 (1) : 61-64, 1996. 

Em coautoria com Marcelo M. Hueb e Marcos V. Goycoolea. Revista Brasileira de Otorrinolaringologia 63 (3) : 218-224, 1997. 

Em coautoria com Marcelo M. Hueb, Júlio Cláudio Sousa, Gesner Pereira Lopes e Jorge Felipe Abud. Revista Brasileira de Otorrinolaringologia 64 (2) : 159-162, 1998.

Em coautoria com Saramira C. Bohadana, Fabiana Gonçales, Marco Antonio M. Name, Ana Laura A. Brandão e Mário Bernando G. Rausis. Revista Brasileira de Otorrinolaringologia 65 (3) : 255-258, 1999. 

Em coautoria com Sulene Pirana, Natalino Hajime Yoshinari, Virginia Bonoldi e Ricardo Ferreira Bento. Revista Brasileira de Reumatologia 40 (2) : 55-60, 2000. 

Em coautoria com Súnia Ribeiro, Chiara L. de O. Moraes, Gabriele Righetti Neto, Fabiana Gonçalez e Sandra Murad Quintero. Revista Brasileira Otorrinolaringologia 68 (2) : 239-243, 2002. 

Em coautoria com Patricia Perazolo e Fabiana Gonzalez D´Ottaviano. Pediatria Moderna 43 (3) : 101-112, 2007. 

Em coautoria com Luís Cláudio do Carmo, Sílvio Antônio Monteiro Marone, Fabiana Gonçalez D’Ottaviano, Ludmila Lima Zagati e Eliane Maria Dias von Söhsten Lins. Revista Brasileira Otorrinolaringologia 74 (3) : 342-349, 2008.