PortugueseEnglishSpanish
Biografia

José de Souza Meirelles Filho

José de Souza Meirelles Filho nasceu em Tambaú (SP), na Rua Dr. Alfredo Guedes, em 7 de janeiro de 1923. É o 11º filho do casal José de Souza Meirelles e de Ana Villela Meirelles. 

A família Meirelles se entrelaça com a história de Tambaú. Seu pai foi prefeito da cidade e em sua gestão, no dia 15 de novembro de 1909, inaugurou a iluminação pública do município. 

José de Souza Meirelles Filho cursou os primeiros anos na Escola Mista Rural da Fazenda São Sebastião do Barreiro, onde morava. Concluiu o curso primário no Grupo Escolar Alfredo Guedes, transferindo-se a seguir para a cidade de Batatais (SP), onde cursou os três primeiros anos no Ginásio São José. Terminou o curso ginasial em São Paulo, no Liceu Rio Branco. 

Graduou-se, em 1946, na 29ª turma da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Especializou-se em gastroenterologia e dedicou-se à carreira universitária nessa mesma instituição de ensino, galgando os títulos de doutor e de livredocente. 

Obteve sua inscrição de número 310 no Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), em 30 de janeiro de 1957, e atuou também como gastroenterologista em sua clínica particular. 

José de Souza Meirelles Filho foi o responsável pelo Serviço de Endoscopia Digestiva do Hospital das Clínicas (HC) da FMUSP. Fez parte juntamente com Agostinho Bettarello do grupo esôfago, estômago e duodeno, setor do Grupo de Gastroenterologia criado, pioneiramente, no HC – FMUSP pelo professor José Fernandes Pontes. 

José de Souza Meirelles Filho fez parte do corpo clínico do Instituto de Medicina Especializada e de Gastroenterologia (Imeg)3 e do Instituto de Gastroenterologia de São Paulo (Igesp)4 . Proferiu diversas aulas e palestras e participou de mesas-redondas, tendo como ilustração a denominada “Recentes Aquisições na Semiologia do Estômago e Duodeno ”. 

Dentre as entidades nas quais participou têm-se: Sociedade de Gastroenterologia de São Paulo (SGSP), onde atuou como 2o tesoureiro (1967-1969); Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed), onde atuou como presidente (1981-1982); e Sociedade Brasileira de Médicos Escritores – Regional do Estado de São Paulo (Sobrames – SP), onde integrou como membro a VI Jornada Médico-Literária Paulista realizada em Botucatu (SP, 27-30 de setembro de 2001). Ingressou na Academia de Medicina de São Paulo em 9 de fevereiro de 1978, galgando a condição de membro honorário desse sodalício. 

José de Souza Meirelles Filho escreveu os livros: Anita (1993), no qual relata com ternura e nostalgia episódios da vida de seus pais e intercala fatos históricos do país para que os descendentes conheçam suas raízes e o ambiente em que viveram seus antepassados; e Tambaú – Crônica de uma Cidade (2000), dedicado à sua cidade natal. Dentre os artigos que publicou citam-se com ilustração: “Um Método Simples e Prático de Colheita de Material para Citologia do Esôfago. Apresentação dos Primeiros Resultados ” e “Como Nasce um Neologismo”. 

Teve a honra de ter seu nome dado ao Prêmio José de Souza Meirelles Filho, galardão concedido no VII Encontro Internacional de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva. 

José de Souza Meirelles Filho casou-se na cidade de Ribeirão Preto com Sônia Junqueira Ferreira, em 19 de dezembro de 1951, e desse matrimônio nasceram seus quatro filhos: José Marcos Ferreira Meirelles (9/10/1952); Márcia Ferreira Meirelles (31/8/1954); Fernando Ferreira Meirelles (9/11/1955) e Sílvia Ferreira Meirelles (30/5/1957). 

NOTAS:

Esta biografia é uma autoria do Acad. Helio Begliomini, Titular e Emérito da cadeira nº 21 da Academia de Medicina de São Paulo sob o patrono de Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.

Agostinho Bettarello é o patrono da cadeira no 63 da Academia de Medicina de São Paulo. 

O Estado de S. Paulo – edição de 15 de setembro de 1977, página 9. 

O Estado de S. Paulo – edição de 3 de abril de 1962, página 17. 

O Estado de S. Paulo – edição de 23 de julho de 1972, página 184. 

Em coautoria com Eduardo Antonio André, Manuel Messias Silva e Ary Lopes de Almeida. GED: Gastroenterologia Endoscopia Digestiva 3 (4): 103-105, 1984. 

Página eletrônica da Academia de Medicina de São Paulo – www.academiamedicinasaopaulo.org.br , 4 de abril de 2011. 

Fernando Meirelles, como é mais conhecido, é graduado em arquitetura, mas se destacou como cineasta. Começou dirigindo centenas de episódios da premiada série de televisão infantil Rá-Tim-Bum. Estreou no cinema com “O Menino Maluquinho 2 – A Aventura” (1988), seguindo com “Domésticas – O Filme” (2001); “Cidade de Deus” (2002), adaptação do livro do mesmo nome, que recebeu indicação para quatro Oscars, incluindo o de melhor diretor; “O Jardineiro Fiel” (2005); “Ensaio Sobre a Cegueira” (2008), adaptação literária; e “360” (2012), retrato dos amores e tristezas de pessoas comuns em diversas partes do mundo. 

Assim, a exemplo do renomado historiador Sérgio Buarque de Holanda (1902-1982), que ficou sendo mais conhecido como o pai do cantor e compositor Chico Buarque de Holanda, o eminente médico e professor José de Souza Meirelles Filho também se tornou mais conhecido como pai do afamado diretor de cinema Fernando Meirelles.