PortugueseEnglishSpanish
Biografia

José Hamilton Maciel Silva

José Hamilton Maciel Silva nasceu em Pão de Açúcar (AL), aos 22 dias do mês de outubro de 1940. É filho de Milton Gonzaga da Silva e Albertina Maciel da Silva. Casou-se com Maria da Glória Dória Maciel Silva e tem quatro filhos: Zaira, médica psiquiatra; Erhard Hamilton, administrador e advogado; José Hamilton Filho, administrador e médico psiquiatra; e Hélvio, publicitário e filósofo. 

José Hamilton Maciel Silva graduou-se em odontologia (1964) e em medicina (1971), ambos os cursos pela Universidade Federal de Alagoas. Foi monitor de histologia e de embriologia. 

Obteve o título de especialista em psiquiatria, psiquiatria forense e medicina legal. Atuou como psiquiatra e diretor do Hospital Adauto Botelho; psiquiatra e coordenador de Saúde Mental do Inamps; e psiquiatra da Divisão Nacional de Saúde Mental – Dinsam, do Ministério da Saúde. 

Foi professor concursado da Universidade Federal de Sergipe onde ministrou as seguintes disciplinas: medicina legal e deontologia médica; psiquiatria forense; psicopatologia e odontologia legal, aposentando-se como professor adjunto. 

Como psiquiatra foi fundador e diretor da Clínica de Repouso São Marcello. Fundou também 1º Grupo de Alcoólicos Anônimos no estado de Sergipe, que funcionou no Hospital Adauto Botelho. Posteriormente foi escolhido como custódio não alcoólico da entidade e, mais tarde, eleito presidente nacional da Junta Nacional de Alcoólicos Anônimos – Junaab, em São Paulo. 

José Hamilton Maciel Silva presidiu o Conselho Regional de Medicina e a Sociedade Médica de Sergipe (Somese) e foi vice-presidente da Associação Médica Brasileira (AMB, 1987-1991). Foi também membro do Conselho Federal de Medicina, onde participou da comissão que elaborou o anteprojeto do então Código de Ética Médica (1987). 

Dentre outros cargos e atividades que teve salientam-se: Fundador da Associação Sergipana de Psiquiatria (ASP), tendo sido o seu primeiro presidente, integrando-a à Associação Brasileira de Psiquiatria; membro de vários conselhos e comissões dentre eles do Conselho Penitenciário e Conselho de Entorpecentes do Estado de Sergipe; fundador do Museu do Médico de Sergipe “Dr. Augusto César Leite”, e do Jornal da Somese; fundador em sua terra natal da Biblioteca Pública Rachel de Queiroz, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e do jornal “A Crítica”. 

Proferiu aulas em vários cursos; atuou em simpósios, jornadas, mesasredondas como presidente, secretário, debatedor e relator sobre variados temas de sua atuação. 

Participou em bancas examinadoras de concursos; foi paraninfo de diversas turmas de medicina e proferiu aulas em homenagem ao Cadáver Desconhecido nas comemorações de formatura da UFS 

Em sua passagem pela política foi presidente estadual e membro do Diretório Nacional do PMDB ; senador suplente do PMDB (1986-1994) e secretário de Estado da Saúde de Sergipe. 

Na coleção dos cadernos “Personalidades Sergipanas” lhe coube o volume 2 – Aracaju 2010, que foi coordenado pelo intelectual Luiz Antonio Barreto. 

A Universidade Tiradentes, no curso de ciências médicas, lhe homenageou com o seu nome em uma de suas salas. 

No 1º Concurso de História da Medicina de Sergipe, da Sociedade Médica, obteve o 3º lugar com o trabalho “Contribuição à História da Psiquiatria de Sergipe”, tendo recebido uma taça alusiva ao fato, além de um prêmio. 

Fez parte da criação e fundação da Academia Sergipana de Medicina, tendo sido o seu 2º presidente. Nesse sodalício ocupa a cadeira no 9, cujo patrono é Denitério Hércules da Silveira. 

José Hamilton Maciel Silva é membro do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe (IHGSE); fez parte da comitiva de médicos do CFM 5 que visitou, oficialmente, Cuba para conhecer o sistema de saúde daquele país. É membro do Rotary Club Internacional, Grupo Aracaju-Norte, tendo sido presidente no ano rotário 2001/2002. Foi professor visitante na Universidade de Chicago nos Estados Unidos da América por recomendação da Universidade Federal de Sergipe. 

Dentre as medalhas, troféus, diplomas e outras honrarias recebidas, salientamse: Cidadão Sergipano, pela Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe; medalha do Mérito Serigy, no grau de comendador, do Governo do Estado de Sergipe; honra ao mérito, do Conselho Regional de Medicina de Sergipe; honra ao mérito médico nacional, da Federação Brasileira de Academias de Medicina (FBAM); medalha Jean Lassner, da Confederação Brasileira de Hipnologia; medalha Inácio Barbosa, da Prefeitura Municipal de Aracaju – Ordem do Mérito Aperipê – no grau comendador; medalha da Universidade Federal de Sergipe como professor, pelo aniversário de 50. 

anos; placa Médico Amigo, pela Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, “em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelo competente médico”(2012); placa conferida em homenagem da Associação Alagoana de Psiquiatria (Maceió, 1996); placa da Associação Sergipana de Psiquiatria em homenagem ao seu sócio fundador por sua contribuição à saúde mental no Estado (1999); placa pelo Dia do Médico, homenagem da CIRLAP (1976); condecoração de presidente (1985-1989) da Sociedade Médica de Sergipe (1998); placa da Câmara Municipal de Aracaju pelos relevantes serviços na área da saúde; placa Amigo da Somese pelos relevantes serviços à Somese (1998); troféu Professor Lauro Augusto do Prado Maia da Somese/AMB (2015); troféu Dr. João Baptista Perez Garcia Moreno da Academia Sergipana de Medicina (ASM) e Associação Sergipana de Psiquiatria (ABP) pelos relevantes serviços prestados ao povo de Sergipe (2016); troféu pelos 20 anos da Academia Sergipana de Medicina – presidente 1996-1999, pelos relevantes serviços prestados à instituição (2014); placa Clínica de Repouso São Marcello – 30 Anos, como reconhecimento pelos serviços prestados à comunidade sergipana (2009); e placa Rotary Clube de Aracaju-Norte pelos 30 anos de funcionamento da Clínica de Repouso São Marcelo, sob sua direção (2009). 

NOTAS:

Biografia e foto foram fornecidas pelo autor.

Pequenas inserções e adaptações do texto ao perfil desta secção, assim como as notas de rodapé foram feitas pelo Acad. Helio Begliomini, Titular e Emérito da cadeira nº 21 da Academia de Medicina de São Paulo sob o patrono de Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.

 Inamps: Instituto Nacional de Assistência Médica e Previdência Social. 

UFS: Universidade Federal de Sergipe. 

PMDB: Partido do Movimento Democrático Brasileiro. 

CFM: Conselho Federal de Medicina.

José Hamilton Maciel Silva foi presidente da Federação Brasileira de Academia de Medicina no biênio 2016-2018.