PortugueseEnglishSpanish
Biografia

Jurandir Marcondes Ribas Filho

Jurandir Marcondes Ribas Filho nasceu em Curitiba (PR), aos 7 dias do mês de março de 1953. Casou-se, em 1980, com a médica pediatra professora doutora Carmen Austrália Paredes Marcondes Ribas, e teve dois filhos: Gustavo e Fernanda, sendo abençoados com duas netas: Laura e Martina.

Graduou-se em medicina pela Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná, em 1977. Realizou mestrado (1987) e doutorado (1994) em clínica cirúrgica pela Universidade Federal do Paraná.

Iniciou suas atividades profissionais no Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM), onde, em 1980, foi médico supervisor do pronto-socorro. Em 1989 foi chefe do centro cirúrgico e, nos anos de 2013 a 2014, atuou como diretor Geral do HUEM.

Em 1981 associou-se ao Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), tornando-se especialista e membro titular em 1983. De 2004 a 2005 foi membro da diretoria como vice-mestre do Capítulo e, de 2006 a 2007, mestre do Capítulo do Paraná e, hoje, membro emérito do CBC.

De 1983 a 1988 foi eleito conselheiro do CRM – PR, sendo até hoje o mais jovem conselheiro a integrar o egrégio Conselho Regional de Medicina do Paraná.

Em 1983 iniciou suas atividades acadêmicas como professor assistente da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná, sendo, posteriormente, adjunto e, atualmente, professor titular da mesma instituição.

Em 1991 tornou-se especialista e membro titular do CBCD – Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva; nos anos de 2003 a 2004 assumiu a vice-presidência da Região Sul e, desde 2015, ocupa o cargo de diretor da Pós-Graduação desta mesma entidade.

Em 1992 realizou o Curso de Aperfeiçoamento em Cirurgia Laparoscópica no Institut Català de la Salut, em Barcelona, Espanha.

Jurandir Marcondes Ribas Filho foi um dos membros fundadores do Programa de Pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em Princípios da Cirurgia, da Faculdade Evangélica de Mackenzie do Paraná (1994), onde hoje é docente permanente do programa.

Em 1997 tornou-se Fellow do Colégio Internacional de Cirurgiões.Em 1998 realizou o Curso Continuado de Educação Médica na Allegheny University of the Health Sciences, naFiladelfia, nos Estados Unidos da América

Em 2005 foi eleito membro titular da Academia Paranaense de Medicina (APM), ocupando a cadeira no 25 e, em 2022, eleito presidente desse sodalício.

Em 2011 recebeu a honraria de Vulto Emérito de Curitiba, pela Câmara Municipal de Curitiba. Em 2013 recebeu pela Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, o título de Homem Destaque do Paraná, conferido por reconhecimento aos serviços prestados à sociedade paranaense.

Dentre os cargos e funções exercidas por Jurandir Marcondes Ribas Filho têm-se: presidente da Associação Médica do Paraná (1999-2002); mestre do Capítulo do Paraná do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (2006-2007); vice-presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva – Região Sul (2003-2004); presidente do Colégio Internacional de Cirurgiões – Capítulo do Paraná; diretor acadêmico da Associação Médica Brasileira; consultor da Capes[1] (1996-2000); diretor de Proteção ao Paciente da Associação Médica Brasileira; diretor geral do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM, 2013-2015); vice-presidente Centro-Sul da Associação Médica Brasileira; chefe do Departamento de Cirurgia da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR); e chefe do Serviço de Cirurgia do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM).

Ademais, atuou no Comitê Editorial e Revisão dos seguintes periódicos científicos:  membro do Conselho Editorial da Revista da Associação Médica do Paraná; editor associado dos Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva – ABCD; consultor Parecerista da SciELO[2] Brasil – Bireme[3]; revisor do periódico da revista AMRIGS[4]; membro do Corpo Editorial e Editor Chefe do International College of Surgeons; e editor-associado da Revista Bioscience.

Jurandir Marcondes Ribas Filho publicou 266 artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais; 43 livros e capítulos de livros; 60 publicações em jornais e revistas e outras 67 em Anais de Congressos. Ademais, orientou 93 dissertações e teses e participou de 128 bancas de mestrado e doutorado e de outras 34 bancas examinadoras de docentes em Universidades Estaduais e Federais. Fez-se presente em 731 congressos, conferências, workshops, oficinas e mesas-redondas.

Seu principal passatempo é a paixão pelo futebol. Quando estudante de medicina foi diretor de esportes, tendo como honraria a Taça de 1o Lugar do Campeonato de Futebol de sua faculdade com o seu nome.

Seu time do coração é o Coritiba Futebol Clube, onde já foi eleito diretor, membro do Conselho Administrativo e, hoje, é conselheiro vitalício.

Com uma carreira de muito trabalho e grandes conquistas, bem como modesta contribuição na formação de médicos, mestres e doutores, Jurandir Marcondes Ribas Filho passou a obter mais uma grande conquista em sua trajetória de vida, tornando-se membro honorário da augusta Academia de Medicina de São Paulo.


Nótulas: A biografia foi fornecida pelo autor e a foto foi obtida por ocasião de sua posse.

A. Pequenos ajustes no texto ao perfil desta secção, assim como as explicitações de rodapé foram feitas pelo acadêmico Helio Begliomini, titular e emérito da cadeira no 21 da Academia de Medicina de São Paulo, sob a patronímica de Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.

B. A solenidade de posse ocorreu em sessão de gala no Auditório Professor Doutor Adib Domingos Jatene da Associação Paulista de Medicina.

Capes: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

SciELO: Scientific Electronic Library Online. É um portal de revistas brasileiras que organiza e publica textos completos de revistas na Internet.

Bireme: Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde.

AMRIGS: Associação Médica do Rio Grande do Sul.