PortugueseEnglishSpanish
Biografia

Licurgo José Franceschini  

Licurgo José Franceschini nasceu na cidade de São Paulo, em 9 de abril de 1932. Era filho de Olívio Franceschini e de Iolanda S. Fanceschini. 

Graduou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 1955. Dedicou-se à cirurgia geral e à gastroenterologia, radicando-se na cidade de Campinas (SP). 

Licurgo Franceschini e Dercy Antonio Vieste, médicos residentes em Campinas, foram convidados pelo professor João Baptista Parolari , recém-aposentado da Universidade de São Paulo, para, juntamente com ele, implantar e organizar o Departamento de Anatomia3 da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Tornaram-se assim membros do corpo docente dessa tradicional instituição de ensino em seus primórdios. 

Licurgo José Franceschini escreveu em coautoria com Vilma Cloris de Carvalho, o artigo intitulado “Exposição ao Formaldeído em Anatomia: Um Risco de Saúde Ocupacional?4 ”, tendo como objetivo fazer uma súmula dos reais perigos dessa substância para a saúde. Suas propriedades e origem foram sucintamente mencionadas; seus efeitos tóxicos foram descritos, além de incluir recomendações para minimizá-los. 

Licurgo José Franceschini foi membro da Sociedade Brasileira de Anatomia. Ingressou como membro titular da Academia de Medicina de São Paulo em 25 de abril de 1967, tornando-se fundador da cadeira no 84, cujo patrono é Zererino Vaz5 . Galgou a condição de membro emérito, permanecendo nesse sodalício por 40 anos!  

Licurgo José Franceschini

Licurgo José Franceschini faleceu em 9 de abril de 2007 – no mesmo dia e mês de seu nascimento – aos 75 anos. Era casado com Irene Gonçalves Bastos Franceschini e deixou filhos. Seu sepultamento ocorreu no dia 10 de abril de 2007, no Cemitério Parque das Aleias, bairro Jardim das Palmeiras, em Campinas. 

NOTAS:

Esta biografia é uma autoria do Acad. Helio Begliomini, Titular e Emérito da cadeira nº 21 da Academia de Medicina de São Paulo sob o patrono de Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.

A foto inicial de Licurgo José Franceschini foi tirada por ocasião de sua graduação em medicina em 1955. 

João Baptista Parolari foi presidente da Sociedade Brasileira de Anatomia no biênio 1967- 1968. Proferiu a primeira aula inaugural de anatomia para os alunos do primeiro ano da 1a turma da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, em 11 de junho de 1963. 

O Departamento de Anatomia, à época, integrava o Instituto de Morfologia, que também abrangia os Departamentos de Histologia e de Genética. 

Revista Brasileira de Ciências Morfológicas. Volume 10 – no 2 (julho-dezembro): 137-141, 1993). 

Zeferino Vaz foi designado pelo governador Ademar Pereira de Barros, em 1965, presidente da comissão organizadora da Universidade Estadual de Campinas. Assumiu o cargo de reitor em 1966 e manteve-o até sua aposentadoria compulsória em 1978. Convidou cientistas brasileiros que atuavam nos Estados Unidos da América e na Europa, e trouxe também professores estrangeiros. Zeferino Vaz contribuiu com denoto para tornar a Unicamp numa das mais produtivas e respeitadas instituições de pesquisa da América Latina. Não descuidou, porém, de outros itens, pois se dedicou a construir o campus universitário – que hoje leva o seu nome – em meio ao canavial que constituía o terreno a ele dedicado, e, em 1968, inaugurou nele o primeiro edifício. Ao final de sua gestão a Unicamp contava com sete institutos, seis faculdades, dois colégios técnicos e dez unidades de serviço; cursos de graduação, de pós-graduação, de especialização e aperfeiçoamento e de extensão. 

Foto de sua ficha microfilmada obtida gentilmente no Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp).