PortugueseEnglishSpanish
Biografia

Linamara Rizzo Battistella

Linamara Rizzo Battistella nasceu aos treze dias do mês de abril de 1951, no município de Santo André, São Paulo.

Fez toda sua formação educacional no estado de São Paulo e sempre teve como objetivo profissional a medicina e a vida acadêmica. Embora, no decorrer da sua vida, tenha tido oportunidades para encaminhar-se para outras atividades profissionais, a medicina foi sempre seu principal foco de interesse e, dentro dela, a medicina física e reabilitação.

Em 1957, com seis anos de idade, foi escolhida entre quase trezentas crianças para protagonista da série de novelas infanto-juvenis, sob a direção de Libero Miguel, nas emissoras da Organização Vitor Costa, hoje, Rede Globo. Atuou com o principal papel nas seguintes novelas: A Princesinha, A Herdeira de Ferlac, O Tronco de Ipê, As Quatro Irmãs, A Loja de Antiguidades, O Fantasma de Canterville, A Turma do Sete e
O Sino de Ouro.

Participou como “Menina-Símbolo” da Campanha em Rede de Televisão “Um Lírio na TV” em benefício das crianças carentes da Associação de Assistência à Criança Defeituosa – AACD, em 1957.

Viver o papel de uma criança deficiente foi seguramente marcante para aquela fase do desenvolvimento e constituiu-se num fator decisivo para a escolha da especialidade.

Foi, nesse período, agraciada com diversos prêmios por seu desempenho nessas novelas, destacando-se “Melhores da Semana” (quatro vezes), “Almoço com as Estrelas” (nove vezes) e “Roquette-Pinto”.

Todas as emoções, singulares para aquela fase de vida, não foram suficientes para alterar o desejo inicial de buscar na medicina a sua realização profissional. Ao contrário, cristalizou-se o desejo de associar a ciência e a solidariedade e trabalhar para a construção de um modelo de atendimento humanizado e igualitário.

Finalizada a residência médica, realizou concurso público para ingresso no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), onde após 3 anos passou a responder pela chefia do Serviço de Reabilitação. Implantou, em 1979, a residência em medicina física e reabilitação dentro dos moldes da Comissão Nacional de Residência Médica na Faculdade de Medicina da USP, sendo esse o primeiro programa (e durante muito tempo, o único) oficializado no Ministério da Educação.

Iniciou, em 1976, a assistência reabilitativa integral, que se tornou referência nacional aos pacientes hemofílicos. A partir desse período também desenvolveu e implantou uma sistemática de atendimento às lesões musculoesqueléticas da hemofilia. A experiência pioneira do Brasil acabou sendo reproduzida em todo o continente latino-americano e, mais tarde, na Europa.

Linamara Rizzo Battistella foi fundadora e representante da Secretaria do Governo do Estado de São Paulo (período de 1982 a 1987) do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa Portadora de Deficiência. Através do Conselho Estadual implantou medidas de assistência no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). No período de 1992 a 2001, participou ativamente dos comitês e grupos de trabalho do Ministério da Saúde nas questões referentes à saúde e reabilitação da pessoa com deficiência.

NOTAS:

Biografia e foto foram fornecidas pelo autor.

Pequenas inserções e adaptações do texto ao perfil desta secção, assim como as notas de rodapé foram feitas pelo Acad. Helio Begliomini, Titular e Emérito da cadeira nº 21 da Academia de Medicina de São Paulo sob o patrono de Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.