PortugueseEnglishSpanish
Biografia

Lybio José Martire Júnior

Lybio José Martire Junior nasceu num dia 3 de julho , na cidade de São Paulo. É filho de Lybio Martire, advogado criminalista, e de Norma Bevilacqua Martire. 

Fez estudos iniciais de 1º e 2º graus nos Colégios São Miguel Arcanjo, Dom Bosco e Anglo Latino, em São Paulo, e formou-se em medicina pela Faculdade de Medicina de Itajubá, em 1980. 

Enquanto universitário foi presidente do Diretório Acadêmico por dois anos consecutivos, período em que promoveu muitas campanhas assistenciais ligadas à medicina, inclusive o Projeto Rondon Regional, integrando os estudantes à comunidade, entre outras atividades científicas, culturais e sociais, o que fez com que recebesse, ainda como estudante, uma homenagem da Câmara Municipal de Itajubá como reconhecimento. 

Lybio Martire Junior atua em São Paulo, onde tem sua clínica e leciona na Faculdade de Medicina de Itajubá, instituição de ensino onde exerce a função de professor das disciplinas de cirurgia plástica, técnica cirúrgica e história da medicina. 

Foi também por três anos professor responsável pela disciplina de anatomia humana na Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá (Fepi – Universitas); mas, cumprindo a missão de criar e organizar a disciplina, optou por deixar essa instituição e passou-a a seus assistentes por limitação de tempo. 

Como cirurgião plástico, em São Paulo, tem recebido e operado clientes de todas as partes do Brasil e do exterior. 

Na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional de São Paulo (SBCP – SP) exerceu as seguintes funções: membro da Comissão de Ética (1990-1993); coordenador do curso oficial de médicos residentes (1995-1999), tendo idealizado e organizado o I e o II Simpósio de Residentes da SBCP – SP, bem como instituiu a medalha “Rebello Neto”, como uma forma de estimular os médicos em especialização. 

Lybio Martire Junior foi presidente do Departamento Científico da Faculdade de Medicina de Itajubá (FMIt) de 1995 a 1999 , tendo organizado a XV, XVI e XVII Semanas Médicas. Nessa instituição também idealizou e criou o “Acervo Histórico”, museu da faculdade disposto em vitrines. 

Ademais, organizou e presidiu os seguintes eventos: IV Congresso Brasileiro de História da Medicina (1999); IV Congresso Sul-Mineiro de Cirurgia Plástica (2010); X Congresso SulMineiro de Cirurgia Plástica (2016); XXI Congresso Brasileiro de História da Medicina (2016); e presidente de honra do XV Congresso Brasileiro de História da Medicina, na Academia Nacional de Medicina (2010). 

Atualmente é membro da Comissão Organizadora das Atividades Comemorativas do Cinquentenário da Faculdade de Medicina de Itajubá, que ocorrerá em 2018, e está organizando o Livro Comemorativo dos cinquenta anos da instituição. 

Lybio Martire Junior é autor de vários trabalhos científicos apresentados em congressos do Brasil e do exterior; tem artigos publicados em revistas nacionais e internacionais; proferiu, a convite, conferências em universidades brasileiras e estrangeiras, tais como: Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra; Universidade Autônoma do México; Universidade de Havana; Universidade de Angola; Unicamp ; USP ; Universidade Santa Cecília; Universidade Nove de Julho (Uninove); e faculdades de medicina de Jundiaí, São José do Rio Preto, Alfenas, entre outras. 

Lybio Martire Junior pertence às mais importantes entidades médicas de sua área, nacionais e internacionais, sendo membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica; da Federação Ibero-Latino-Americana de Cirurgia Plástica; do Colégio Brasileiro de Cirurgiões; titular e fundador da Sociedade Brasileira de História da Medicina; e fellow do International College of Surgeons. 

Recebeu, por sua atuação profissional, os seguintes reconhecimentos: comenda Colar Louis Pasteur; homenagem outorgada pela Sociedade Nacional do Mérito Cívico (1996); medalha do Mérito Profissional em Ciências Médicas, homenagem da Academia Brasileira de Arte Cultura e História (2000); medalha Ulysses Guimarães, homenagem outorgada pela Ordem dos Parlamentares do Brasil (2000); homenagem Personalidade Brasileira dos 500 anos, outorgada pelo Centro de Integração Cultural e Empresarial do Estado de São Paulo (2000); Prêmio Vip´s no Mercosul (2003); Destaque Profissional do ano (2003) em Cirurgia Plástica, no XVI Prêmio Magnífico; Recebeu do IBC (International Biographical Centre Cambridge – England) a distinção International Health Professional of Year (2005) na área de Cirurgia Plástica. Figura também no Who’s Who in the World, edição de 2004, livro biográfico internacional, editado nos Estados Unidos, no qual figuram destacadas personalidades de todas as áreas; e no livro Brasil de Todos os Povos – Destaques e Personalidades, edição de 2009. 

Foi também professor homenageado por 26 turmas de médicos da Faculdade de Medicina de Itajubá, em cerimônias de formatura, tendo sido paraninfo das turmas de 1986, 1994, 1999 e 2015. 

Dentre outras funções que exerceu salientam-se: editor científico do Jornal Brasileiro de História da Medicina (JBHM); vice-presidente (2002-2003 e 2004-2005) e presidente (2006-2007 e 2008-2009) da Sociedade Brasileira de História da Medicina; membro do Departamento Cultural e também coordenador da Comissão de Museu e História da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), figurando seu nome no Museu Ivo Pitanguy, na sede da SBCP.

Lybio Martire Junior é autor de dez livros: História da Medicina – Curiosidades & Fatos – Volume I (2004); Volume II (2006); Volume III (2008); Volume IV (2010); Volume V (2012); Volume VI (2014); e Volume VII (2016); O Alcance Atual da Cirurgia Plástica (2005); História da Regional de São Paulo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (2006, em parceria com Juarez Avelar e Ithamar Stochero); e História da Medicina (2011, em parceria com os professores franceses Alain Leplége e Catherine Allamel-Raffin), além de vários capítulos em livros médicos, abordando cirurgia plástica e história da medicina. 

Atualmente é professor titular da Faculdade de Medicina de Itajubá, presidente da Sociedade Brasileira de História da Medicina e delegado nacional da International Society for the History of Medicine. 

Lybio Martire Junior encara a vida universitária como um hobby produtivo, entregando-se a ela por prazer; costuma dizer que a ida à faculdade é sua terapia semanal. Considera seus alunos amigos diletos, com os quais tem grande prazer em conviver. 

Cirurgião reconhecido e ético é também um aficionado pela história da medicina. 

Defende o esmero na relação humana com o paciente como um fator vital em qualquer tratamento, procurando sempre passar a seus alunos a importância do lado humano no exercício da medicina, além da competência profissional. 

Como hobby, Lybio Junior é também poeta, historiador e antigomobilista. 

NOTAS: 

Biografia e foto foram fornecidas pelo autor.

Pequenas inserções e adaptações do texto ao perfil desta secção, assim como as notas de rodapé foram feitas pelo Acad. Helio Begliomini, Titular e Emérito da cadeira nº 21 da Academia de Medicina de São Paulo sob o patrono de Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.

Ano nascimento não informado pelo autor. 

Unicamp: Universidade Estadual de Campinas. 

USP: Universidade de São Paulo.

Juarez Moraes Avelar é membro titular e emérito da cadeira nº 73 da Academia de Medicina de São Paulo sob a patronímica de Georges Marcel Joseph Léon Arié.