Biografia

Manlio Mario Marco Napoli

Manlio Mario Marco Napoli, mais conhecido por Manlio Napoli, nasceu em 10 de dezembro de 1921, em São Paulo – capital. É filho de Francisco Napoli e Ortensia Cocino Napoli. 

Iniciou seus estudos primários em 1930, e o secundário em 1934. Fez o curso pré-médico em 1939-1940 e o curso universitário na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), de 1941 a 1946, quando se graduou. 

Iniciou suas atividades acadêmicas no serviço do professor Godoy Moreira2 , na então clínica ortopédica e traumatológica do Hospital das Clínicas da FMUSP, em 1946. Fez residência médica nos anos 1947 e 1948, nesse mesmo serviço. A partir dessa data filiou-se definitivamente à Escola do professor Godoy Moreira, na qual realizou toda sua carreira universitária. 

Em 1964 defendeu tese de livre-docência, sobre sua experiência no Tratamento Cirúrgico do Pé Equinovaro Congênito.  

De Auxiliar de ensino, nomeado em 1948, chegou a professor titular do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da FMUSP, após concurso de títulos e provas, em 1986. 

Aposentou-se em 1991 e, atualmente, é professor emérito da FMUSP. 

Manlio Napoli exerceu todos os cargos e funções administrativas impostos ao titular. Iniciou a renovação e reorganização do seu departamento a partir de 1988, para que o Instituto de Ortopedia e Traumatologia continuasse a ser o hospital de referência da especialidade no País. 

Chefe de clínica desde 1964, incentivou a formação de docentes, principalmente após a reforma universitária de 1970, que criou a pós-graduação em stricto sensu na Universidade de São Paulo. 

Teve intensa atividade em congressos da especialidade no País e no exterior. Deve-se ressaltar a realização do XIV Congresso Mundial do Colégio Internacional de Medicina e Cirurgia do Pé, realizado em 1981, em São Paulo, ocasião em que foi eleito presidente mundial do Colégio Internacional de Medicina e Cirurgia do Pé. 

Manlio Napoli publicou 55 trabalhos em revistas nacionais e estrangeiras da especialidade, assim como 13 livros de natureza didática. Participou de 130 congressos nacionais e estrangeiros, nos quais apresentou 260 trabalhos e proferiu 125 conferências, palestras e comunicações. 

Além de suas atividades didáticas de ensino no Departamento de Ortopedia e Traumatologia da FMUSP, participou dessas atividades em outros centros universitários, no País e exterior. 

É portador de dois prêmios nacionais da especialidade. 

Em suas atividades particulares na especialidade, fundou o Hospital Anchieta – Ortopedia e Traumatologia, em São Paulo, o primeiro especializado na área. Criou novos centros de ensino e pesquisa fora da FMUSP, como o Clube do Pé, entidade particular de ensino e pesquisa, hoje existente em vários estados brasileiros. 

Manlio Mario Marco Napoli recebeu 27 homenagens e honrarias desde o início de sua carreira. 

NOTAS: 

Biografia e foto foram fornecidas pelo autor.   

Pequenas inserções e adaptações do texto ao perfil desta secção, assim como as notas de rodapé foram feitas pelo Acad. Helio Begliomini, Emérito da cadeira nº 21 da Academia de Medicina de São Paulo sob o patrono de Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.

Francisco Elias de Godoy Moreira é o patrono da cadeira no 121 da Academia de Medicina de São Paulo.   

O Acadêmico Manlio Mario Marco Napoli faleceu em 28 de setembro de 2025, aos 103 anos.