PortugueseEnglishSpanish
Biografia

María-Trinidad Herrero Ezquerro

María-Trinidad Herrero Ezquerro, também conhecida por Trinidad Herrero ou simplesmente Herrero, graduou-se, em 1985, na Faculdade de Medicina da Universidade de Navarra, Espanha, instituição onde obteve seu doutorado em 1987, e onde iniciou sua formação docente, no Departamento de Anatomia, dedicando-se ao estudo anatômico-funcional dos gânglios da base e sua fisiopatologia na doença de Parkinson.

Fez estágios de pós-doutorado nas seguintes universidades: Free University of Amsterdam, Holanda; Salk Institute em La Jolla, Califórnia; Hammersmith Hospital, Londres; Hôpital de la Salpètrière, Paris; Babraham Institute, Cambridge, além de ter trabalhado nos Laboratórios Pierre Fabre, em Castres, França. Seguiram-se aprimoramentos no Karolinska Institute, em Estocolmo, Suécia, e na Università Sapienza di Roma, Itália.

Realizou três mestrados nas seguintes instituições de ensino:  Universidade de Cambridge (MPhil – Master on Science, Anatomy, 1996-1997); University College of London (mestrado em neurologia clínica, 2008-2009); e na Universidade Complutense (mestrado em medicina estética e antienvelhecimento, 2011-2012). Ademais, complementou seus estudos em neuroanatomia na Universidade de Paris (1991-1992); em paleoantropologia na Universidade de Múrcia (1995-1996); em movimentos anormais na Universidade de Paris (2005-2006); e em comunicação científica na Universidade de Cambridge (2018-2019).

Em 2011 graduou-se em jornalismo e, em 2014, em publicidade e relações públicas na Universidade de Múrcia.

María-Trinidad Herrero Ezquerro é professora de anatomia humana da Faculdade de Medicina da Universidade de Múrcia e, nessa instituição de ensino, também dirige o Programa de Doutoramento em Envelhecimento e Fragilidade, desde 2017, bem como a cátedra de comunicação em saúde, desde 2019.

Além disso, é responsável desde 2011, pelo mestrado on line em distúrbios do movimento para neurologistas de língua espanhola, tendo alunos de diversos países, bem como dirige também o Instituto Oficial de Pesquisa em Envelhecimento de Múrcia e é chefe do Grupo “Fragilidade” da Parceria Europeia de Inovação sobre Envelhecimento Ativo e Saudável do Departamento de Saúde da Região de Múrcia.

Trinidad Herrero é investigadora principal do grupo de Neurociência Clínica e Experimental do Instituto de Biomedicina de Múrcia. Seu foco de investigação destina-se ao envelhecimento cerebral e doenças neurodegenerativas associadas (doenças de Parkinson e Alzheimer) com especial interesse na neuroinflamação, deficiências cognitivas e o efeito de diferentes estratégias (como alimentos naturais inteligentes e/ou agentes anti-inflamatórios) na melhoria cognitiva e emocional. Interessa-se também na correlação de gênero, saúde e envelhecimento.

Trinidad Herrero publicou mais de 152 artigos científicos; sete capítulos de livros em inglês; 16 capítulos de livros em espanhol e quatro editoriais. Foi investigadora principal em mais de 25 projetos de investigação (regionais, nacionais ou internacionais) e possui registro de patente e propriedade relacionados às suas pesquisas e trabalhos.

Orientou 24 teses de doutorado, 26 teses de mestrado e 41 teses de bacharelado.

Na Faculdade de Medicina de Universidade de Múrcia ocupou também os seguintes cargos: vice-reitora (2000-2006); presidente da Comissão para a Qualidade do Ensino e Investigação (2002-2006); e diretora do Instituto Universitário Oficial de Pesquisa sobre o Envelhecimento (2015-2020).

Tem sido professora visitante das seguintes instituições: Universidad de Chile, University of Pécs (Hungria), Università degli Studi di Cagliari (Italia), Università Sapienza di Roma (Italia), Chinese Academy of Sciences, Medical División, em Guangzhou (China), McGill University de Montreal (Canadá), e Hangzhou Dianzi University (China).

Trinidad Herrero ingressou na Real Academia de Medicina y Cirugía de la Región de Murcia, em 2006, e é a presidente desse secular sodalício, desde 2018. Ademais, é honorária da Associação Médica Argentina e visitante ilustre da cidade de Buenos Aires (2008); membro correspondente estrangeira da Academia Nacional de Medicina do México (2010); e honorária da Real Academia de Medicina da Comunidade Valenciana (2013).

María-Trinidad Herrero Ezquerro foi presidente da Sociedade Internacional de Neurotoxicidade (2015-2017) e, desde 2012, organiza o simpósio internacional bienal “Mecanismos de Neurodegeneração e Progressão”, com palestrantes de neurotoxicologia de todos os continentes. Preside a Associação de Mulheres Cientistas da Região de Múrcia (desde 2017) e o Liceu de Ciências; além de ser vice-presidente do Conselho de Curadores da Fundação da Fraternidade Farmacêutica do Mediterrâneo (desde 2019).

Ingressou, em 2 de novembro de 2021, na cadeira no 31 da Real Academia Nacional de Medicina da Espanha, sendo a quarta mulher a pertencer a esse centenário sodalício, fundado em 28 de abril de 1861.

NOTAS:

Esta biografia é uma autoria do Acad. Helio Begliomini, Titular e Emérito da cadeira nº 21 da Academia de Medicina de São Paulo sob o patrono de Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.