PortugueseEnglishSpanish
Biografia

Milton Borrelli

Milton Borrelli nasceu na cidade de Limeira (SP), aos 17 de agosto de 1930. Graduou-se em medicina na Universidade Federal do Paraná em 1956. Fez residência médica em cirurgia geral na segunda clínica cirúrgica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP, chefiada pelo professor Edmundo Vasconcelos e, posteriormente, na área de urologia, tornando-se o primeiro residente da cadeira de urologia do professor Jerônimo Geraldo Campos Freire. Após completar a residência, foi convidado a assumir o cargo de médico assistente da clínica urológica do Hospital das Clínicas da FMUSP, função que exerceu por mais de 30 anos. 

Preceptor junto ao departamento de urologia de 1966 a 1969, prosseguiu sua formação acadêmica pós-graduando-se doutor em 1971, com a tese Valor da Angiografia no Estudo dos Traumatismos Renais Fechados. Em 1976 habilitou-se através de concurso de títulos, livre-docente de clínica urológica. Concorreu ao cargo de professor adjunto, sendo aprovado. 

Com o falecimento de Campos Freire, assumiu o cargo de titular o professor. Gilberto Menezes de Góes. Milton Borrelli foi então guindado a chefe de clínica do Serviço de Urologia e, junto com Menezes de Góes, colaborou para o desenvolvimento da urologia nacional. Fez parte da equipe pioneira de transplante renal no Brasil. Responsável pela criação da primeira equipe de urgência urológica para atendimento no pronto-socorro do Hospital das Clínicas; publicou, juntamente com outros colaboradores, livro intitulado Urgências em Urologia

Milton Borrelli e a professora Angelita H. Gama criaram, após estágio na Escócia, serviço direcionado para o tratamento de incontinência urinária e fecal. 

Na Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) trabalhou por 35 anos fundando serviço inédito de neurourologia, responsável pela formação de muitos especialistas. 

Professor titular de urologia da Faculdade de Medicina da Fundação do ABC, assumiu o cargo de diretor da referida escola por dois mandatos consecutivos, com inúmeras realizações na área médica pública da região do Grande ABC paulista, o que possibilitou a concessão do título de Organização Social de Saúde pelo governo do Estado de São Paulo. Fez parte da equipe que implantou o Hospital Estadual Mario Covas de Santo André, onde permaneceu como diretor técnico por 8 anos. 

Atualmente é presidente do Centro de Estudos e Pesquisas (Cepes) da Faculdade de Medicina do ABC e professor de comunicação e expressão nos cursos de fisioterapia e terapia ocupacional. Recentemente publicou obra na área denominada Comunicação & Linguagem em Saúde. 

NOTAS: 

Biografia e foto foram fornecidas pelo autor.