PortugueseEnglishSpanish
Biografia

Nelson Guimarães Proença

Nelson Guimaraes Proença nasceu aos 4 de maio de 1932, na cidade de São Paulo. 

Formou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, na turma de 1956. Casou com Yvonne Proença, também médica e igualmente formada pela mesma faculdade. Tiveram cinco filhos (dois homens e três mulheres), quatro dos quais formados pela Universidade de São Paulo (medicina, politécnica, direito, biologia) e uma pela PUC† (pedagogia). 

Nelson Proença fez carreira universitária, com doutorado pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Campinas (Unicamp) e livre-docência pela Escola Paulista de Medicina (atual Unifesp‡ ). Foi professor titular da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, de 1975 a 1992, na disciplina de dermatologia. 

Publicou uma centena e meia de trabalhos científicos, em revistas especializadas do Brasil e do exterior. Teve trabalhos científicos premiados pela Associação Paulista de Medicina e pelo Colégio Ibero-Latino-Americano de Dermatologia. 

Foi médico da Santa Casa de São Paulo desde 1971 e chefe da clínica de dermatologia dessa benemérita instituição até completar os 60 anos de idade. 

Nelson Proença foi presidente por duas vezes da Associação Paulista de Medicina (1981-1983 e 1987-1989) e também por duas vezes da Associação Médica Brasileira (1983-1985 e 1985-1987). Foi vereador pelo PSDB§ na legislatura 1993-1996 e na legislatura 1997-2000. Nesse último quadriênio, seu trabalho, apoiado em competente equipe técnica, foi considerado pela imprensa um referencial da Câmara Municipal de São Paulo. 

Sua dedicação aos temas sociais se deu tanto na área médica, como na vida pública. Como médico trabalhou por 14 anos com pacientes de hanseníase e de fogo selvagem na Secretária de Estado da Saúde (1959-1973). Na Santa Casa de São Paulo a clínica que chefiava se tornou uma referência no atendimento às pessoas desvalidas. 

Como vereador destacou-se pelo trabalho de apoio às entidades que assistem aos portadores de deficiência mental, tendo organizado dois importantes “Encontros de Entidades” com esse objetivo. Foi relator do Projeto de Lei referente à área social da municipalidade, tendo assinado o Substitutivo que foi discutido e aprovado pelas entidades que atuam nessa área. 

Nelson Proença foi secretário de Assistência e Desenvolvimento Social do Governo do Estado de São Paulo nos anos de 2001 e 2002 (governador dr. Geraldo Alckmin). 

Desde 1957 mantém consultório para atendimento a pacientes privados. 

NOTAS: 

Biografia e foto foram fornecidas pelo autor.  

Pequenas inserções e adaptações do texto ao perfil desta secção, assim como as notas de rodapé foram feitas pelo Acad. Helio Begliomini, Titular e Emérito da cadeira nº 21 da Academia de Medicina de São Paulo sob o patrono de Benedicto Augusto de Freitas Montenegro

PUC: Pontifícia Universidade de São Paulo. 

No dia 13 de maio de 2022 houve a efetivação do desligamento do Acadêmico Nelson Guimarães Proença em atenção à solicitação expressa feita pelo mesmo.  

Unifesp: Universidade Federal de São Paulo. 

PSDB: Partido da Social Democracia Brasileira.