PortugueseEnglishSpanish
Biografia

Oswaldo Ubríaco Lopes

Oswaldo Ubríaco Lopes nasceu aos 29 de maio de 1937, na cidade de São Paulo. É filho de Adelino Américo Lopes e de Antonietta Ubríaco Lopes. 

Fez seus estudos de nível secundário (ginásio e colégio) no Colégio São Luiz, dirigido pelos padres jesuítas, escola tradicional de São Paulo (1949-1955). 

Graduou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), em 1961, e fez residência médica em cirurgia no Hospital das Clínicas (HC) da FMUSP (1961-1964). 

Obteve o título de doutor na FMUSP com a tese Contribuição ao Estudo das Alterações Intestinais no Choque Experimental (1964), sob a orientação do professor Ibanez de Carvalho. 

Após alguns anos de prática médica e de trabalho em hospitais universitários, direcionou sua atividade para a pesquisa em fisiologia e fisiopatologia cardiovascular, tendo ingressado em regime de dedicação integral e exclusiva no Departamento de Fisiologia e Farmacologia do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, no ano de 1971. 

Desenvolveu, inicialmente, um conjunto de trabalhos sobre a participação do hipotálamo no controle das funções cardiovasculares, que o credenciaram a uma bolsa para pós-doutoramento no exterior, concedida pela Fapesp. 

Fez pós-doutorado como research fellow no Departamento de Fisiologia da Middlesex Hospital Medical School – University of London, sob orientação do professor Eric Neil (1975-1976).  

Obteve o título de livre-docente no Instituto de Ciências Biomédicas da USP (1978). Oswaldo Ubríaco Lopes atuou principalmente nos seguintes temas: choque hemorrágico e irreversível, e permeabilidade intestinal. 

Dentre os cargos que exerceu na USP salientam-se: professor livre-docente (1978-1981); professor adjunto (1981-1984); professor titular (1984-1992); diretor do Instituto de Ciências Biomédicas (1986-1989); pró-reitor de pós-graduação (1989- 1992); e coordenador da Câmara de Pós-Graduação (1990-1991). 

Dentre outras funções exercidas salientam-se: membro do conselho deliberativo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes, (1990- 1992); professor titular de fisiologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp, desde 1992); e presidente da Sociedade Brasileira de Fisiologia (SBFIS, (1994-1997). 

Oswaldo Ubríaco Lopes recebeu o Prêmio Carmino Caricchio (medicina e cirurgia de urgência) da Sociedade Médica da Municipalidade de São Paulo (1964) e o Prêmio Lafi de Ciências Médicas – Categoria: Ciências Básicas (1980). 

Oswaldo Ubríaco Lopes. 

No ano de 1985, com apoio da Fapesp e da Cleveland Clinic Foundation, exerceu, a convite do professor Carlos Ferrario, as funções de distinguished visitor na Research Division, Department of Vascular and Brain Research, Section of Cardiovascular Neurobiology da Cleveland Clinic (Cleveland – Ohio, EUA). 

Oswaldo Ubríaco Lopes faz parte das seguintes entidades: Sociedade Brasileira de Fisiologia; Academia de Ciências de São Paulo; Academia Brasileira de Ciências ; International Society of Autonomic Nervous System; American Physiolocial Society; e New York Academy of Sciences. 

Ingressou na Academia de Medicina de São Paulo em 13 de março de 1979, galgando a condição de membro emérito e honorário desse sodalício. 

Publicou 64 trabalhos científicos em periódicos; nove capítulos em livros; e 178 resumos em anais de congressos. Seus trabalhos científicos lhe valeram perto de 800 citações, segundo dados colhidos do Institute for Scientific Information. 

Teve ainda a oportunidade de orientar seis dissertações de mestrado; 11 teses de doutorados, além de três pós-doutores, que trabalharam sob sua supervisão. 

Oswaldo Ubríaco Lopes é casado com a professora Almira Maria Rossetti Lopes e desse conúbio nasceram dois filhos. 

NOTAS:

Esta biografia é uma autoria do Acad. Helio Begliomini, Titular e Emérito da cadeira nº 21 da Academia de Medicina de São Paulo sob o patrono de Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.

Fapesp – Fundação de Amparo à Pesquisa Estado de São Paulo.  

Ingressou na Academia Brasileira de Ciências em 28 de maio de 2001.