PortugueseEnglishSpanish
Biografia

Pedro Nahas

Pedro Salomão Nahas, mais conhecido por Pedro Nahas, nasceu na cidade de São Paulo, em 29 de junho de 1928. Era filho de Salomão Nahas e de Salina Nahas. 

Graduou-se na 38ª turma da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), em 1955 .Especializou-se em cirurgia no Hospital das Clínicas (HC) e dedicou-se à carreira universitária nessa instituição de ensino. Em 1970 defendeu sua tese de doutorado intitulada Contribuição para o Estudo da Irrigação Intraparietal do Cólon. Tornou-se, no HC – FMUSP, professor assistente doutor do Departamento de Gastroenterologia do e atuou também como supervisor do Grupo de Coloproctologia do Departamento de Cirurgia. P

edro Nahas fez aperfeiçoamento profissional como fellow no Saint Marks Hospital, em Londres, no ano de 1980. Nesse mesmo ano, juntamente com Joamel Bruno de Mello , fundou o Programa de Residência Médica do Hospital Jaraguá, que compreendia diversas especialidades. Através desse programa de residência foram formados mais de 400 especialistas provenientes de todos os estados do Brasil. 

Dentre os artigos que publicou têm-se como ilustração: “Lipoma Submucoso Hemorrágico do Cólon3 ”; “Mudanças na Imagem Corporal e Alterações Psicológicas em Pacientes Colostomizados e Ileostomizados4 ”; “Volvo do Ceco: Relato de Caso5 ”; “Anastomose em Plano Único de Sutura na Cirurgia do Câncer Gástrico6 ”; “Celulite Crepitante Abdominal: Uma Rara Forma de Apresentação do Tumor do Sigmoide7 ”; e “Estudo Eletromanométrico da Região Anorretal em Portadores de Fissura Anal Crônica Inespecífica, Antes e Após a Esfincterotomia Lateral Interna ”. 

Pedro Nahas ingressou como membro titular da Academia de Medicina de São Paulo em 9 de março de 1972, tendo tido a honra de ser o 71o presidente, exercendo um mandato bienal entre 1979-1980. Permaneceu nesse sodalício por 35 anos! Foi também membro da Sociedade Brasileira de Coloproctologia, Academia Brasileira de Medicina Militar e American College of Surgeons (fellow)

Pedro Nahas organizou e ministrou aulas em diversos cursos de sua área de atuação. Na Sociedade Brasileira de Coloproctologia fez parte da comissão julgadora para a obtenção do título de especialista e da comissão julgadora para a concessão de bolsas de estudos oferecidas pela entidade. 

Dentre os prêmios e honrarias que recebeu salientam-se: 1º prêmio no Congresso Latino-Americano de Coloproctologia com o melhor trabalho de pesquisa em 1973, no Foro para la Investigación Cientifica. Foi honrado com a medalha do Grão-Pará conferida pelo governador do estado, em 1993, por ter formado um grande contingente de especialistas que atuaram no estado do Pará, entre eles sete professores da Universidade Federal do Pará. 

São de sua lavra os livros: Progressos na Cirurgia (em coautoria com Irany Novah de Moraes e Joamel Bruno de Mello, 1979); Capítulos de Cirurgia (em coatuoria com Irany Novah de Moraes, Joamel Bruno de Mello, Rubens de Arruda e Nelson Abrão, 1980); e Residente de Cirurgia (em coautoria com Irany Novah de Moraes e Joamel Bruno de Mello, 1992. Esse livro foi vencedor do Prêmio Jabuti em 1993, na categoria de o melhor em Ciências Naturais e Medicina. 

Pedro Nahas, juntamente com Joamel Bruno de Mello, Irany Novah de Moraes e outros três jovens médicos residentes do Hospital das Clínicas da FMUSP fundaram a Amesp Saúde em 1964. Em sua evolução, essa empresa chegou a atender 600.000 associados e ter uma rede própria de cinco hospitais; 27 centros médicos; um laboratório com um movimento mensal de 500.000 exames e um plano odontológico. O Hospital Itatiaia – um dos cinco da rede – foi o primeiro da América Latina a obter a ISO 900012. Pedro Nahas foi diretorpresidente as Amesp. 

Criou também, juntamente com Joamel Bruno de Mello, o Universo Qualidade, uma organização não governamental que tinha como objetivo a difusão da qualidade de gestão empresarial. 

Pedro Nahas foi casado com Cledi Xerfan Nahas e desse conúbio nasceram três filhos: Regina Helena Nahas, pedagoga; Fabio Xerfan Nahas, cirurgião plástico; e Hélio Xerfan Nahas, administrador. Faleceu em 3 de abril de 2007, contando com 79 anos. Sua missa de sétimo dia foi celebrada na Igreja Nossa Senhora do Brasil. 

Mônica Madeira Pinto assim se expressou na dedicatória de sua tese de doutorado intitulada “Valor da Biópsia do Fígado na Doença Hepática Gordurosa não Alcoólica em Pacientes com Colelitíase Submetidos à Colecistectomia Laparoscópica” (2011), apresentada à FMUSP: “Ao professor Pedro Nahas (in memoriam) pela herança de integridade e inestimável exemplo de dedicação, pelo que aprendi com seus ensinamentos, sabedoria e moderação”

NOTAS:

Esta biografia é uma autoria do Acad. Helio Begliomini, Titular e Emérito da cadeira nº 21 da Academia de Medicina de São Paulo sob o patrono de Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.

A foto inicial e parte das informações aqui consignadas foram gentilmente fornecidas pelo acadêmico Fabio Xerfan Nahas, filho de Pedro Salomão Nahas e membro titular da cadeira nº 100 da Academia de Medicina de São Paulo, cujo patrono é Américo Brasiliense de Almeida Mello Filho. 

Joamel Bruno de Mello foi presidente da Academia de Medicina de São Paulo durante um mandato bienal entre 1975-1976. 

Em coautoria com Jayme Santos Souza, Ismail Rajab, José Alves de Brito e Joamel Bruno de Mello. Revista Brasileira de Coloproctologia 1 (2): 78-83, 1981. 

Em coautoria com Mara Cristina de Souza, Cristina R. Neder Cerezetti, Afonso Henrique da Silva e Sousa Júnior, Angelita Habr Gama, Mathilde Neder e Henrique Walter Pinotti. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões 13 (4): 159-163, 1986. 

Em coautoria com Eleazar Chaib, Carlos Henrique M. Toniolo, Pedro Luiz Onófrio e Joamel Bruno de Mello. Arquivos de Gastroenterologia 26 (1-2): 25-27, 1989. 

Em coautoria com Eleazar Chaib, M. Y. Narita, Luiz Loureiro D. Santana, Nelson Toloi Júnior, Pedro Luiz Onófrio e Joamel Bruno de Mello. Arquivos de Gastroenterologia 26 (4): 116-119, 1989. 

Em coautoria com Eleazar Chaib, Miguel Conrado Leal, Pedro Luiz Onófrio e Joamel Bruno de Mello. Arquivos de Gastroenterologia 27 (2): 80-82, 1990. 

Em coautoria com Francisco Sérgio Pinheiro Regadas, Angelita Habr Gama e Ana Marta Nicodemo. Revista Brasileira de Coloproctologia 10 (4): 126-133, 1990. 

Irany Novah de Moraes foi presidente da Academia de Medicina de São Paulo durante um mandato bienal entre 1983-1984. 

Rubens Monteiro de Arruda é o patrono da cadeira nº 123 da Academia de Medicina de São Paulo. 

Amesp – Assistência Médica de São Paulo – foi uma empresa de medicina de grupo criada com o objetivo de qualificar o atendimento médico privado nos moldes idênticos ao então prestado de maneira restrita na área pública; porém, ampliando-o indistintamente a todas as camadas sociais, segundo um conceito inédito no País, à época. A Amesp foi vendida em 2007 para a Medial. 

ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão. São controladas pela International Organization for Standardization (IOS), organização não governamental fundada em 1947, em Genebra, e hoje presente em cerca de 162 países.