PortugueseEnglishSpanish
Biografia

Ricardo Ferreira Bento

Ricardo Ferreira Bento nasceu em São Paulo, capital, em 1º de janeiro de 1954. Graduou-se pela Faculdade de Medicina de Jundiaí em 1978, e fez residência médica em otorrinolaringologia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). 

Nessa instituição galgou a condição de doutor em medicina (1986) e de professor livredocente (1990). Em 2006 ganhou concurso para professor titular da disciplina de otorrinolaringologia, sendo eleito em 2007, chefe do Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia da FMUSP. 

Ricardo Ferreira Bento foi presidente da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (2008-2010). É membro de várias sociedades nacionais e internacionais, destacando-se a American Otological Society e o Collegium ORL Amicitae Sacrum. Foi também membro do Comitê Executivo da International Federation of Otolaryngologic Societies por 8 anos consecutivos, e membro do Board da American Academy of Otolaryngology and Head and Neck Surgery. 

Publicou mais de 200 artigos em revistas internacionais, sendo destacado com o prêmio máximo da Academia Americana de Otorrinolaringologia e da Sociedade Francesa de Otorrinolaringologia pelos relevantes serviços prestados à otorrinolaringologia mundial. Foi o único latino-americano convidado para ministrar a conferência de abertura do Congresso Francês de Otorrinolaringologia realizado em Paris, em 2010. 

Ricardo Ferreira Bento proferiu mais de 500 conferências e cursos em 45 países. Organizou o Congresso Mundial de Otorrinolaringologia em São Paulo. Foi editor da Revista Brasileira de Otorrinolaringologia e é autor de diversos livros de referência da especialidade que foram traduzidos para vários idiomas. 

Destacado cirurgião otológico, introduziu várias técnicas de restauração para a surdez; do nervo facial e técnicas para tumores do osso temporal. Ensinou e formou centenas de especialistas em otorrinolaringologia. No Hospital das Clínicas foi membro eleito do Conselho Diretor do ICHC† por dois mandatos. Coordenou dois programas dos Ministérios de Educação e da Saúde (“Quem Ouve Bem, Aprende Melhor”), onde cerca de 6.000.000 de crianças do ensino público foram triadas e tratadas de perdas auditivas. Recebeu em decorrência disso, em Genebra, na Suíça, um Prêmio da Organização Mundial da Saúde pelo desenvolvimento de um método de triagem auditiva em larga escala. Desenvolveu também um implante coclear brasileiro para surdez profunda e uma prótese auditiva genérica, patenteados, e em produção por empresas privadas. 

Ricardo Ferreira Bento dedica sua vida para a melhora da audição. Foi coordenador do programa de pós-graduação em otorrinolaringologia da FMUSP, tendo orientado 19 doutores. É membro do Comitê de Avaliação da Capes‡ do Ministério da Educação. 

NOTAS: 

Biografia e foto foram fornecidas pelo autor.

Pequenas inserções e adaptações do texto ao perfil desta secção, assim como as notas de rodapé foram feitas pelo Acad. Helio Begliomini, Titular e Emérito da cadeira nº 21 da Academia de Medicina de São Paulo sob o patrono de Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.

ICHC: Instituto Central do Hospital das Clínicas. 

Capes: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.