PortugueseEnglishSpanish
Biografia

Silvio Antonio Monteiro Marone 

Silvio Antonio Monteiro Marone nasceu aos 7 de junho de 1945, na cidade de São Paulo. É filho de Silvio Marone e de Marina Monteiro Marone. 

Graduou-se pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos, em 1972. 

Obteve o título de doutor pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) com a tese Contribuição para o Estudo da Função de Drenagem da Tuba Auditiva com Radioisótopo em Otite Média Crônica Simples. Sua Correlação com a Função Equipresasiva (1984), sob a orientação do professor Aroldo Miniti. 

Suas principais áreas de estudo são: otologia e otorrinopediatria, atuando principalmente nos seguintes temas: otites, tuba auditiva e audiologia. 

Dentre as funções que exerceu salientam-se: professor assistente (desde 1986) e chefe do grupo de tuba auditiva da FMUSP; coordenador da residência médica e membro do Comitê de Ética em Pesquisa em Otorrinolaringologia do Hospital Santa Marcelina (desde 1990); professor titular e coordenador da residência médica em otorrinolaringologia da Faculdade de Ciências Médicas da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP, desde 2003); membro da Câmara Técnica de Otorrinolaringologia do Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp, 2003); e coordenador médico do Programa de Saúde Auditiva do Ministério da Saúde no Hospital e Maternidade Celso Pierro da PUC de Campinas. 

Silvio Antonio Monteiro Marone foi também presidente do Departamento de Otorrinopediatria da Sociedade de Pediatria de São Paulo; membro efetivo do Departamento Científico de Otorrinolaringologia da Sociedade Brasileira de Pediatria; membro do Comitê Multiprofissional em Saúde Auditiva (Comusa); e membro da Comissão do Título de Especialista em Otorrinolaringologia da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial por doze anos Faz parte do corpo editorial dos seguintes periódicos: Arquivos de Otorrinolaringologia (2004); Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia (2005); e Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (2005 e 2006). 

Silvio Antonio Monteiro Marone recebeu os seguintes prêmios: 3o lugar em Pôster – categoria clínico-cirúrgica com o trabalho “Lipoma de Laringe – Relato de Caso” no V Congresso Médico-Acadêmico Samuel Pessôa do Diretório Acadêmico Samuel Pessôa e Faculdade de Medicina da PUCCAMP (2003); melhor trabalho de otologia no Congresso da Fundação Otorrinolaringologia da USP (2005); menção honrosa conferida ao trabalho “Estudo Audiológico de uma População Idosa Brasileira” da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (2006). 

Silvio Antonio Monteiro Marone publicou 60 trabalhos científicos em periódicos; 32 capítulos em livros; três textos em jornais de notícias; 71 resumos em anais e apresentou 73 trabalhos em congressos. 

Participou de diversas bancas examinadoras, sendo oito de dissertações de mestrado; 18 teses de doutorado; nove de qualificação de doutorado; uma monografia de aperfeiçoamento; uma de professor titular e 16 de outros concursos públicos. 

Por sua vez orientou cinco dissertações de mestrado e sete teses de doutorado. Participou de 147 eventos entre congressos, jornadas, simpósios e cursos, e organizou 21 outros. 

São de sua lavra os livros: Sequência no Estudo Otoneurológico – Guia Prático (em coautoria com Aroldo Miniti; Lázaro Gilberto Formigoni; Antonio Carlos Gomes Caldas; M. A. F. Leite e P. L. Sampaio, 1980); Cirurgia Funcional do Nariz – Guia Prático (em coautoria com Aroldo Miniti; Alfredo Rafael Dell’Aringa; Antonio Carlos Gomes Caldas; M. A. F. Leite; F. B. P. Leitão e L. Paiva, 1980); Tratado de Otologia (em coautoria com Ricardo Ferreira Bento e Aroldo Miniti, 1998); Tratado de Infectologia (em coautoria com E. R. Almeida; J. A. M. Silveira; I. D. Mizziara; Luiz Ubirajara Sennes; Ossamu Butugan; Priscila Bogar Rapoport; Domingos Hiroshi Tsuji e Ricardo Ferreira Bento (2005) e Otorrinolaringologia para o Pediatra (2013). 

Silvio Antonio Monteiro Marone é membro benemérito da Fundação Otorrinolaringologia (USP, 2010). Ingressou na Academia de Medicina de São Paulo em 7 de março de 1985, galgando a condição de membro honorário desse sodalício. 

NOTAS:

Esta biografia é uma autoria do Acad. Helio Begliomini, Titular e Emérito da cadeira nº 21 da Academia de Medicina de São Paulo sob o patrono de Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.

Ricardo Ferreira Bento é membro titular da cadeira nº 45 da Academia de Medicina de São Paulo, sob a patronímica de Cesário Nazianzeno de Azevedo Motta Magalhães Júnior.