PortugueseEnglishSpanish
Biografia

Sylvio Figueiredo Bocchini

Sylvio Figueiredo Bocchini nasceu aos 19 de junho de 1938, na cidade de São Paulo. É filho de Eugenio Bocchini e de Zuleika Figueiredo Bocchini. 

Graduou-se na 45ª turma da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), em 1962. 

Sylvio Figueiredo Bocchini, enquanto aluno de medicina. 

Fez especialização em coloproctologia e dedicou-se à carreira universitária na FMUSP, galgando a condição de professor assistente doutor do Departamento de Gastroenterologia. 

Obteve o título de doutor com a tese intitulada Contribuição para o Tratamento da Hidradenite Supurativa Localizada nas Regiões Perineal, Inguinal e Glútea (1990), sob a orientação do professor Oscar Sette Simonsen. 

Sylvio Figueiredo Bocchini é membro titular das seguintes entidades: Sociedade Brasileira de Coloproctologia e da Sociedade de Gastroenterologia de São Paulo. 

Foi um dos organizadores do 22º Curso Continuado de Atualização em Coloproctologia, realizado na cidade de São Paulo, em 28 de maio de 2011.  

Publicou trabalhos científicos em periódicos, dentre os que se destacam a título de ilustração: “Estudo Prospectivo Randomizado de Preparo Intestinal para Operações Eletivas do Cólon e Reto pelo Método Convencional de Laxativos e Enemas, e pela Administração Oral de Solução de Manitol a 10% ”; “Anafilaxia Após Infusão de Dextan 40: Relato de Caso e Revisão Bibliográfica ; “Treatment of Perineal Wound After Abdomino-Perineal Excision of the Rectum ”; “Megacólon Chagásico: Tratamento pela Retossigmoidectomia Abdominal com Anastomose Mecânica Colorretal Término Lateral: Resultados Preliminares ”; “Radiation-Induced Total Regression of a Highly Recurrent Giant Perianal Condyloma ”; “Recurrence of Chagasic Megacolon After Surgical Treatment: Clinical, Radiological, and Functional Evaluation ” e “Depleção de Células Intersticiais de Cajal no Megacólon Chagásico: a Caminho do Tratamento Cirúrgico Individualizado? ”. 

Escreveu, juntamente com Pedro Nahas, o capítulo “Doença Diverticular dos Cólons” no “Tratado de Clínica Cirúrgica” (2005) de Irany Novah de Moraes . 

Sylvio Figueiredo Bocchini ingressou na Academia de Medicina de São Paulo em 26 de abril de 1984, galgando a condição de membro honorário desse sodalício.

NOTAS:

Esta biografia é uma autoria do Acad. Helio Begliomini, Titular e Emérito da cadeira nº 21 da Academia de Medicina de São Paulo sob o patrono de Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.

Em coautoria com Carlos Brunetti Netto, Angelita Habr-Gama, Afonso H. Silva e Sousa e Henrique Walter Pinotti. Revista Brasileira Colo-Proctologia 8 (1) : 17-21, 1988. 

Em coautoria com Marcel Autran Cesar Machado, Paula Volpe, Maria das Graças Dantas Lima, Luis Fernando Alves Mileo, Angelita Habr-Gama e Henrique Walter Pinotti. Revista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo 48 (4): 167-169, 1993. 

Em coautoria com Jose Hyppolito da Silva. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva 9 (3) : 55-56, 1994. 

Em coautoria com Angelita Habr Gama, Desiderio Roberto Kiss, Magaly Gemio Teixeira e Henrique Walter Pinotti. Revista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo 49 (5) : 199-203, 1994. 

Em coautoria com Carlos Walter Sobrado, Marcelo Mester, Wladimir Nadalin, Sérgio Carlos Nahas e Angelita Habr-Gama. Diseases of the Colon & Rectum volume 43 (2) : 257-260, 2000. 

Em coautoria com Sergio Eduardo Alonso Araujo, Rodrigo Blanco Dumarco, Sergio Carlos Nahas, Desidério Roberto Kiss e Ivan Cecconello. Clinics volume 62 (1) : Fevereiro, 2007. 

Em coautoria com Sergio Eduardo Alonso Araújo, Rodrigo Blanco Dumarco, Viviane Rawet, Victor Edmond Seide e Sérgio Carlos Nahas. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva 23 (2), 2010. 

Pedro Salomão Nahas foi presidente da Academia de Medicina de São Paulo durante um mandato bienal entre 1979-1980. 

Irany Novah de Moraes foi presidente da Academia de Medicina de São Paulo durante um mandato bienal entre 1983-1984, e foi também membro honorário desse sodalício.