PortugueseEnglishSpanish
Notícias

Tomaram Posse na Academia de Medicina de São Paulo, os Doutores Ivan de Melo Araújo e Roque Monteleone Neto.

21.06.2018 | Posses
Mesa diretora da esquerda para a direita: Acadêmico Jorge Carlos Machado Curi – Conselheiro Federal por São Paulo, representado o doutor Carlos Vital Corrêa Lima, Presidente do Conselho Federal de Medicina; o doutor Lavínio Nilton Camarin, Presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo; acadêmico Akira Ishida, representando o Presidente da Associação Paulista de Medicina, doutor José Luiz Gomes do Amaral e acadêmico José Roberto de Souza Baratella, Presidente da Academia de Medicina de São Paulo.

Nascido em Lins em 1947, o Dr. Ivan de Melo Araújo graduou-se em Medicina pela USP em 1972. Fez residência em Nefrologia no Hospital das Clínicas de São Paulo e obteve o grau de Mestre em Fisiologia pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo em 1982, além do título de especialista em Nefrologia e de especialista em Terapia Intensiva. Obteve o grau de Doutor em Nefrologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 2002. 

Depois de ter ocupado outros cargos, foi admitido por concurso na FAMEMA (Faculdade de Medicina de Marília) em 1976. Desde então exerceu atividade docente na disciplina de Fisiologia e posteriormente de Nefrologia. 

Em 2013 foi eleito vice-diretor da instituição para um mandato de quatro anos, tendo neste período acumulado a função de superintendente do Complexo Hospitalar Público de Marília. 

Integrou a equipe de Nefrologia da Santa Casa de Misericórdia de Marília a partir de 1976, tendo participado da organização e implantação do setor de Terapia Renal Substitutiva da referida instituição e da implantação da Unidade de Transplantes Renais, iniciando a rotina de transplantes a partir de 1983. 

Integrou a equipe de apoio à Diretoria da Unimed de Marília Cooperativa de Trabalho Médico em 2002. Foi sócio fundador do Rotary Club IV de Abril Marilia e da Sicredi – Cooperativa de Crédito Unidade Marília. 

Desde os anos 90 integrou-se à Diretoria da Associação Paulista de Medicina, tendo sido presidente da Regional Marília. 

Sua atuação cultural estendeu-se à área literária, com a publicação em 2012 do livro “Clamor das Entranhas”, reunindo pensamentos, canções e poemas sobre o amor e a vida.

O Dr. Roque Monteleone Neto possui graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1971), mestrado em Genética pela Universidade de São Paulo/USP-Ribeirão Preto (1974), doutorado em Genética pela Universidade de São Paulo/USP-Ribeirão Preto (1977) e livre-docência em Genética pela Universidade de São Paulo/USP-Ribeirão Preto (1986). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de São Paulo (Deptº de Informática em Saúde). 

Já exerceu os seguintes cargos/funções: Diretor de Pesquisa da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental-CETESB (1988-1989), Coordenador da Coordenadoria de Informação, Documentação e Pesquisa da Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo (1990-1991), membro comitê assessor – área ambiental – Financiadora de Estudos e Projetos, Secretário Regional de São Paulo da Soc. Brasileira para o Progresso da Ciência-SBPC, Chefe da Divisão de Avaliação de Risco da Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde (1991-1992), Gerente de Projetos de Saúde do Ministério da Saúde (1993-1994), Diretor Regional (Distrito Federal) da Fundacentro (1995-1995), Coordenador-Geral de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Ministério da Saúde (1995-1996), Assessor Técnico da Delegação Brasileira junto à Convenção sobre a Proibição de Armas Biológicas (1991-2003), Inspetor e Perito da Comissão Especial das Nações Unidas-UNSCOM (1994-1998), Diretor do Departamento de Assuntos Nucleares e de Bens Sensíveis do Ministério da Ciência e Tecnologia (2000-2002), Comissário junto à Comissão de Monitoramento, Verificação e Inspeção das Nações Unidas-UNMOVIC (2002- 2007) e Perito da Comissão 1540 do Conselho de Segurança das Nações Unidas (2005- 2007). 

Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Humana e Médica e, mais recentemente, nas áreas de Desarmamento e não-Proliferação, com ênfase na área biológica. 

Fonte: B.Bustos Fotografia