Acadêmicos estão na lista dos 2% melhores cientistas de Stanford/Elsevier em 2025

Acadêmicos estão na lista dos 2% melhores cientistas de Stanford/Elsevier em 2025. A edição de 2025 apresenta duas perspectivas de análise: a lista que considera o impacto cumulativo ao longo de toda a carreira acadêmica, a lista que avalia apenas as citações recebidas durante o ano de 2024, a qual inclui 30 pesquisadores(as) da instituição.
Os(As) pesquisadores(as) contemplados(as) atuam em diferentes áreas do conhecimento, incluindo oftalmologia, psiquiatria, nefrologia, dermatologia, cardiologia, medicina de urgência, biofísica, gastroenterologia, pediatria, obstetrícia, infectologia, cirurgia plástica, biologia celular, ciências de alimentos, parasitologia, psicobiologia, ciências do mar, diagnóstico por imagem e medicina intensiva, demonstrando a diversidade e o caráter multidisciplinar da pesquisa desenvolvida na universidade.
O levantamento utiliza dados da plataforma Scopus – a maior base de dados de resumos e citações de literatura científica global – a partir de 1º de agosto de 2025, abrangendo citações até o final de 2024. Os indicadores utilizados, como índice h, índice ajustado por coautoria, posição do autor nos artigos e o indicador composto (c-score), permitem medir o impacto científico das pesquisas e não apenas a quantidade de artigos escritos. Ajustes para autocitações e citações de artigos retratados garantem maior precisão e transparência na avaliação.
O reconhecimento reforça a excelência da pesquisa desenvolvida na Unifesp e consolida a instituição entre os centros de referência no cenário científico global, destacando a dedicação, inovação e colaboração de seus(uas) profissionais.
Lista dos(as) Acadêmicos influentes ao longo da carreira (organizada conforme a divulgação oficial).