PortugueseEnglishSpanish
Biografia

Fabio Xerfan Nahas

Fábio Xerfan Nahas nasceu em 15 de outubro de 1962. É filho de Pedro S. Nahas e de Cledi Xerfan Nahas. Fez o ensino fundamental (1º grau, 1968-1977) e o ensino médio (2º grau, 1978-1980) no Colégio Dante Alighieri.

Graduou-se pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, em 1985. Fez residência em cirurgia geral e cirurgia plástica no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP, 1986-1990).

Posteriormente aperfeiçoou seus conhecimentos como fellow em cirurgia plástica na Universidade do Alabama, em Birmingham (1991-1992).

Fez doutorado na FMUSP sob a orientação do professor Jorge Ishida, defendendo a tese intitulada Resistência Músculo-Aponeurótica da Parede Abdominal à Tração Medial após Secção e Descolamento Aponeuróticos Seletivos (1997); e livre-docência na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) com a tese Aspectos Técnicos da Correção dos Planos Cutâneo, Subcutâneo e MúsculoAponeurótico das Deformidades da Parede Abdominal (2006).

Fábio Xerfan Nahas concluiu, em 2010, o MBA – Master Business Administration – em gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, com a monografia intitulada Gestão Empresarial na Visão da Contabilidade de Custo e Gerencial, e a Dinâmica da Administração e Controle Hospitalar no Segmento Saúde, tendo como orientador o professor Ivan Pricolli Calvo.

Atua principalmente na área de cirurgia plástica reconstrutora da parede abdominal e abdominoplastia, tendo como linha de pesquisa o estudo das propriedades físicas do plano músculo-aponeurótico do abdômen.

Desde 2002 é professor afiliado e orientador de teses de mestrado e doutorado da Escola Paulista de Medicina (EPM) da Unifesp. Já Supervisionou e orientou 11 teses de mestrado; 5 de doutorado; e 13 monografias de cursos de aperfeiçoamento e especialização. Participou de bancas examinadoras de dissertações de mestrado (22) e de doutorado (8).

Dentre outros lugares que trabalhou salientam-se: Hospital do Jaraguá (pesquisa e desenvolvimento da residência médica, 1993-2007); chefe da cirurgia plástica do Hospital Itacolomy (1993-2002); e Instituto Brasileiro de Cirurgia Plástica (IBCP, 1998-2007).

Fábio Xerfan Nahas (Figura 2) pertence ao corpo editorial da Revista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica; Revista de la Asociación Española de Cirugía Estética Plástica e Plastic Surgery Pulse, editada pela Quality Medical Publishing, em Saint Louis, Estados Unidos da América – EUA.

É também revisor de artigos da revista Aesthetic Plastic Surgery, Revista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Plastic and Reconstructive Surgery, Revista de la Asociación Española de Cirugía Estética Plástica e Plastic Surgery Pulse.

Dentre os prêmios recebidos têm-se: Prêmio Jabuti de Ciências Naturais e Medicina pela Câmara Brasileira do Livro (1993); I Prêmio de Cultura Médica – categoria sênior, concedido pela Amesp Saúde2
(2003); melhor tema livre – relato de caso (2003); menção honrosa (2004); melhor trabalho experimental (2005); Prêmio Victor Spina (2005); Prêmio Sirlei Rinaldi (2005 e 2006); 2º lugar pelo trabalho “Enxerto Autólogo da Lâmina Externa da Calvária em Rhesus” (2006) e Prêmio Evaldo D’Assunção10 (2007).

Em 1997 recebeu o título de international guest scholar do American College of Surgeons e, em 2005, de especialista em cirurgia plástica pela Associação Mexicana de Cirurgia Plástica e Reconstrutora.

Ingressou como membro titular da Academia de Medicina de São Paulo, em 28 de agosto de 1993, tornando-se o primeiro ocupante da cadeira nº 100, cujo patrono é Américo Brasiliense de Almeida Mello Filho, que também foi presidente desse sodalício num mandato anual entre 1924-1925.

Fábio Xerfan Nahas participou de 470 congressos, jornadas, simpósios e cursos, e esteve na organização de outros 37 eventos médicos. Apresentou 87 trabalhos em congressos; tem 85 trabalhos científicos publicados em revistas especializadas; 66 resumos em anais de congressos e oito artigos em jornais e revistas. Apresentou 87 trabalhos em congressos; é autor de 41 capítulos de livro e tem dois livros editados: Condutas de Cirurgia Plástica nos Traumatismos (coautoria com Arroyo AA, Bonamichi GT, Mendes JA, Tuma P, Beira SB, Gomes R e Neves R (1991 – 30 páginas) e Orientação Normativa para Elaboração e Apresentação de Teses (coautoria com Ferreira LM, Goldemberg S, Barbosa MVJ e Ely PB, 2008 – 84 páginas).

NOTAS:

Esta biografia é uma autoria do Acad. Helio Begliomini, Titular e Emérito da cadeira nº 21 da Academia de Medicina de São Paulo sob o patrono de Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.

Amesp: Assistência Médica de São Paulo. Empresa sediada na capital paulista, foi aberta em 1967. Presta serviços de atenção à saúde humana. Com 45 anos de tradição no mercado de saúde suplementar, a Amesp foi adquirida, em maio de 2007, pela Medial.

Concedido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional São Paulo.

Concedida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional São Paulo.

Concedido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional São Paulo.

Victor Spina é o patrono da cadeira nº 14 da Academia de Medicina de São Paulo.

Concedido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional São Paulo.

Melhor trabalho em microcirurgia concedido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Concedido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Craniomaxilofacial.

Pelo melhor trabalho experimental concedido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.