Acadêmicos participaram da fundação da Academia Nacional de Instituições Literárias, Culturais, Históricas e Cívicas

Na última segunda-feira, 22 de setembro, ocorreu a cerimônia de inauguração da Academia Nacional de Instituições Literárias, Culturais, Históricas e Cívicas (Anilchc). O evento foi realizado no auditório da Associação Paulista de Medicina e recebeu uma série de autoridades.
Estiveram presentes os Acadêmicos Juarez Moraes Avelar, Helio Begliomini, Guido Arturo Palomba, Sérgio Bortolai Libonati, Sônia Maria Rolim Rosa Lima, Flávio Antônio Quílici, Marilene Rezende Melo e Lybio José Martire Junior.
O presidente da instituição, Juarez Moraes Avelar, relembrou que a motivação para o desenvolvimento da nova entidade está diretamente relacionada à necessidade de partilhar com a população brasileira o conhecimento sobre diferentes áreas. A ideia de construir uma academia abrangente a outras sociedades surgiu em dezembro do ano passado, na sede da Academia Campinense de Letras, durante a primeira edição do Congresso Brasileiro Médico Cristão.
Representando o presidente da Associação Paulista de Medicina, Antonio José Gonçalves, o diretor Cultural adjunto, Guido Arturo Palomba, relembrou o discurso inaugural de Antonio Rubião Meira, ao fundar a APM. “Esta casa está aberta a todos que desejarem frequentá-la e o único requisito é que tenham no coração a fraternidade. Então, fraternalmente, seja bem-vinda novel Academia Nacional de Instituições Literárias, Culturais, Históricas e Cívicas. Vida longa”, manifestou.
Em seu discurso, a secretária geral da entidade, Ana Maria Melo Negrão, relembrou os passos dados em direção à elaboração da nova Academia. “Esta empreitada alicerçou-se em critérios de reconhecida relevância e representatividade de cada uma das instituições escolhidas para compor a Academia Nacional. Criamos uma Academia que não deixa de ser uma associação, mas ela alçou-se ao patamar mais alto, de unirmo-nos em ideal comum. Que este momento seja o marco inaugural de uma rede viva de mãos dadas em uma ciranda de amor autêntico, inspiradora para as presentes e futuras gerações.”
Para Helio Begliomini, presidente da Academia de Medicina de São Paulo, a abrangente participação de lideranças femininas em um evento deste porte merece ser enaltecida. “E queria dizer também que estamos aqui, hoje, porque uma pessoa especial é responsável por tudo isso. Juarez Moraes de Avelar está demonstrando a capacidade de agregar pessoas e entidades. Parabéns a você, Juarez, que essa entidade cumpra o seu papel.”
Durante o seu discurso de posse, Juarez Avelar relembrou a sua atuação profissional e a forma como a literatura sempre esteve presente em seu âmago. “A sublime razão de nossa entidade cultural repousa em buscar maior entrelaçamento entre as instituições já existentes, no sentido de ampliar o leque de atividades e dar um importante passo em direção da população brasileira. Pouco ou nada seria proveitoso se os nossos irmãos brasileiros não fossem beneficiados com o nosso saber”, destacou.
O médico salientou que a Anilchc terá um papel transformador na vida de jovens, crianças e adultos, ao contribuir que eles se constituam em cidadãos conscientes, responsáveis e engajados. Além disso, a entidade também será voltada ao desenvolvimento do pensamento crítico e amor às letras, artes e literatura, estimulando a criatividade literária e a expressão cultural.
“Nossa Academia Nacional terá oportunidade de despertar habilidades de liderança, o que lhe dará sólidos propósitos para a elaboração de projetos de vida, passíveis de vencer os desafios e contribuir significativamente para a sociedade e para o País. As nossas atividades devem ser orientadas no sentido de honrar integral e indelevelmente as maravilhosas figuras humanas de incontestável valor. Nossas lendárias e icônicas personalidades já incorporadas na história do Brasil são e serão referências para orientar nossos destinos nas futuras páginas da história que harmoniosamente vamos escrever”, complementou.






Confira a seguir os membros da chapa “Lumen et Honor”, empossados durante a cerimônia inaugural da Anilchc:
Patrono – Acad. Dr. Ives Gandra da Silva Martins
Patronesse – Acad. Carolina Ramos
Presidente de Honra – Acad. Jorge Alves de Lima
Presidente: Acad. Juarez Moraes de Avelar
1º Vice-Presidente – Acad. Marina Boccalando
2º Vice-Presidente – Acad. Alcione Gonçalves
3º Vice-Presidente – Acad. Fabíola Savioli
4º Vice-Presidente – Acad. Cláudio Manoel da Costa
Secretaria Geral – Acad. Ana Maria Melo Negrão
Secretária Adjunta – Acad. Nilzângela Souza
Tesoureiro Geral – Acad. Cristiane Carbone
Tesoureiro Adjunto – Acad. Carlos Ferrara Jr
Conselho Fiscal – Acad. Helio Begliomni
Acad. Guido Arturo Palomba
Acad. José Francisco Luz
Diretor de Patrimônio – Acad. Thais Bizarria
Diretores de História – Acad. Moisés Wolfenson
Diretor para filiação de outras Instituições – Acad. Mário Santoro Jr
Acad. Dom Antônio Alves Teixeira
Diretor para Publicações – Acad. Gabriel Kwak
Diretoras Culturais – Acad. Márcia Etelli Coelho
Acad. Maria Gertrudes Fogassio
Acad. Creusa Ramos de Brito Barreto
Diretor de Comunicação – Acad. Geraldo Nunes
Diretor de Assuntos Cívicos – Acad. Frances de Azevedo
Diretora Literária – Acad. Raquel Naveira
Diretor de Relações internacionais – Dr. Lybio José Martire Jr
Diretores de Relações com outras Academias – Acad. Nelson Malzoni e Acad. Lucimara Malzoni
Diretores de Relações Universitárias – Acad. Flávio Antônio Quilici
Fernando Gomes de Andrade
Diretor de Eventos – Acad. José Domingos de Lima Pezza
Diretor de Projetos, Criação de Oficinas e Eventos Literários – Acad. Augusto César Estevam (Sarvam)
Diretores para Assuntos Esportivos – Acad. Elaine Santos
Texto: Comunicação – Associação Paulista de Medicina (adaptado)
Fotos: Alexandre Diniz