Acadêmicos foram empossados na solenidade de fundação da Academia Brasileira de História da Medicina
Na noite da última segunda-feira, 19 de maio, a Associação Paulista de Medicina sediou a solenidade de fundação da Academia Brasileira de História da Medicina (ABHM). A cerimônia reuniu importantes representantes de entidades médicas, entre eles, cinco membros deste sodalício, marcando um momento histórico para a valorização da Medicina brasileira.
A mesa solene, presidida pelo recém-empossado presidente da ABHM, Acadêmico Lybio Martire Junior, contou com a presença do presidente da APM, Antonio José Gonçalves; presidente da Sociedade Brasileira de História da Medicina (SBHM), Daniel Hernandez; presidente da Academia de Medicina de São Paulo (AMSP), Acadêmico Helio Begliomini; presidente da Academia Cristã de Letras (ACL), Acadêmico Juarez Moraes de Avelar; diretor Cultural da APM, Acadêmico Guido Arturo Palomba; e o vice-presidente da APM, Acadêmico José Luiz Gomes do Amaral, que, na ocasião, representou a Academia Nacional de Medicina (ANM).

Dando início à cerimônia, Lybio Martire Junior ressaltou a relevância do momento e expressou o sentimento de honra por vivenciar essa conquista ao lado de colegas e amigos. Destacou, entre os objetivos da Academia Brasileira de História da Medicina, a valorização e titulação de membros da SBHM e a perpetuação dos nomes de quem contribuiu com o estudo da História da Medicina no País.
Lembrou que a ideia da criação da ABHM surgiu em conversas com os colegas Guido Arturo Palomba e Juarez Moraes de Avelar. “Levei a ideia para Assembleia da Sociedade Brasileira de História da Medicina e foi aprovada. Hoje, ela se torna uma realidade. Está sendo um momento de grande satisfação e emoção ver a concretização dessa Academia, que contempla os objetivos da própria SBHM, imortalizando aqueles que já partiram. É um prazer muito grande estar aqui hoje”, afirmou Junior.
Em seguida, o presidente da Associação Paulista de Medicina, Antonio José Gonçalves, falou que a fundação da Academia Brasileira de História da Medicina representa o início de uma nova etapa, marcada pelo compromisso com a excelência e pelo resgate da história da Medicina brasileira. “Representar a Associação Paulista de Medicina em uma noite tão especial como esta é motivo de honra e orgulho. Vemos hoje nascer uma entidade de prestígio, repleta de personalidades que contribuíram para trilhar o caminho da Medicina, norteada por ética, respeito, comunidade, compaixão e compromisso com a Ciência. A APM está muito feliz em sediar esta ilustre fundação”, destacou Gonçalves.

Membros fundadores da ABHM
O presidente da Academia de Medicina de São Paulo, Helio Begliomini, cumprimentou todos os presentes e falou da honra de participar do evento. “Sinto uma alegria muito grande, porque dos 40 membros fundadores, alguns deles fazem parte da Academia de Medicina de São Paulo. Eu fico ainda mais alegre, porque integro esse grupo.”
Guido Arturo Palomba também celebrou o momento. “Desejo vida longa à ABHM, que hoje nasce, em 19 de maio de 2025. Que ela siga forte e vibrante em 2125, com o mesmo espírito de hoje. Cumprimento todos os colegas e as ilustres presenças que testemunham este marco.”
Juarez Moraes de Avelar destacou a emoção do momento. “Saúdo todos os presentes e compartilho a alegria de ver nascer uma Academia com tamanha relevância. Estamos todos de parabéns.”
Daniel Hernandez, por sua vez, enfatizou a importância da preservação da memória médica. “É um prazer estar em uma atividade tão importante como essa. A história começa a todo momento e nunca mais acaba. Um dia alguém vai dizer que, no dia 19 de maio de 2025, um grupo de pessoas fundou uma academia. Isso é muito importante por guardarmos a memória daqueles que pavimentaram o caminho que nós seguimos hoje. Se não fossem essas pessoas, talvez a Sociedade Brasileira de História da Medicina não existisse, assim como outras sociedades.”
Por fim, José Luiz Gomes do Amaral acrescentou que a Academia Brasileira de História da Medicina vai se desenvolver e fortalecer suas raízes para oferecer segurança. “Além disso, solidez nas nossas convicções, sombra para que possamos descansar nos momentos difíceis e os frutos que são as respostas aos imensos problemas que, ao longo da vida, nós nos defrontamos para manter a nossa profissão cada vez mais digna. A Medicina e os médicos, talvez, tenham passado por momentos gloriosos – isso é o que nos conta a história. No entanto, hoje, ela passa por momentos difíceis e nós só vamos conseguir superar se nós não nos esquecermos dos ensinamentos dos nossos mestres”, concluiu.





Membros Fundadores da ABHM
Durante a solenidade, Lybio Martire Junior apresentou 38 acadêmicos fundadores da Academia Brasileira de História da Medicina e deixou duas cadeiras livres (39 e 40) para membros que, eventualmente, se candidatem depois de consolidada a ABHM. Após o juramento, os acadêmicos presentes foram empossados, receberam a pelerine e a medalha.


Para pleitear a candidatura na Academia Brasileira de História da Medicina, o candidato a membro deverá cumprir alguns requisitos, como ser sócio da SBHM há pelo menos 5 anos; ter apresentado trabalho em Congresso de História da Medicina Nacional ou Internacional; ter organizado ou presidido algum Congresso de História da Medicina Nacional; ser diretor de Centro de Memória ou Museu de História da Medicina; e ter livro ou trabalho publicado sobre História da Medicina.

Confira a Diretoria da ABHM empossada
- Presidente: Lybio José Martire Junior (SP)
- Vice-presidente: Guido Arturo Palomba (SP)
- Secretário Geral: Juarez Moraes Avelar (SP)
- Tesoureiro: José Marcos dos Reis (MG)
- Vice-presidente Regional da Região Sudeste: Jairo Furtado Toledo (MG)
- Vice-presidente Regional da Região Nordeste: Luiz Ayrton Santos Junior (RJ)
- Vice-presidente Regional da Região Norte: João Bosco Botelho (AM)
- Vice-presidente Regional da Região Sul: Jorge Cury (RS)
- Vice-presidente Regional da Região Centro Oeste: Elaine Alves (DF)
- Diretor Cultural: Jairo Furtado Toledo (MG)
- Diretor Científico: Antônio Braga Neto (RJ)
- Diretor Literário: Dary Alves Oliveira (CE)
- Diretor de Relações Internacionais: Nadir Prates (SP)
- Diretor de Relações com Academias: Helio Bogliomini (SP)
- Diretor de Relações Universitárias: Giovani Caixeta Ribeiro (MG)
Texto: Comunicação – Associação Paulista de Medicina (Adaptado)