PortugueseEnglishSpanish
Biografia

Alexandre Gabriel Júnior 

Alexandre Gabriel Júnior nasceu em 1o de abril de 1948, na cidade de Goiânia (GO). Era filho de Alexandre Gabriel e de Maria Cury Gabriel. 

Graduou-se, em 1971, pela Escola Paulista de Medicina (EPM), hoje, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Fez residência médica nessa mesma instituição de ensino (1972-1974) e, em seguida, especialização como research fellowship no New England Medical Center Hospitals da Tufts University (1975-1976). 

Dedicou-se à carreira universitária na EPM – Unifesp, obtendo o doutorado em nefrologia com a tese intitulada Detecção de Imunocomplexos Circulantes com Fator Reumatoide Monoclonal e C1q Equino em Pacientes com Glomerulonefrites e Doença de Chagas (1978), sob a orientação do professor Oswaldo Luiz Ramos. 

Exerceu a maior parte de sua carreira na cidade de São Paulo. Entretanto, atuou como professor adjunto de clínica médica e reumatologia (1979-1981) da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás, e como professor adjunto de imunologia da Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1980-1981), ambas as universidades em Goiana. Nessa cidade foi sócio do Laboratório Atalaia, tornando-se o responsável pelo crescimento e desenvolvimento científico dessa empresa, segundo seu diretor, o patologista clínico Nelcivone Soares de Melo. 

Alexandre Gabriel Júnior especializou-se em patologia clínica e imunologia, onde atuou principalmente com imunocomplexos, fator reumatoide e endotélio. Fez seu pós-doutorado nos Estados Unidos da América no Scripps Medical Center La Jolla (1984-1985). 

Na EPM – Unifesp tornou-se professor assistente doutor (1982-1987) e professor adjunto de reumatologia (1988-1994); professor adjunto de clínica médica (1999-2002) e, após 2003, coordenador do curso de pós-graduação dessa disciplina. 

Na capital paulista trabalhou em seu consultório, assim como em diversos laboratórios, com especial destaque para o laboratório da Associação Fundo de Incentivo à Psicofarmacologia (Afip) e no Centro Imuno-Reumatológico de São Paulo. 

Alexandre Gabriel Júnior obteve o título de especialista em patologia clínica (Tepac) em 1993, tornando-se membro nesse mesmo ano da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC – ML). Foi membro da Associação Médica Líbano-Brasileira, atuando na comissão científica e no conselho deliberativo dessa entidade. Foi também um dos membros fundadores da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, em 1989, atuando nessa entidade como presidente da comissão científica do 3º (2006) e 4º (2008) Congresso Internacional de Clínica Médica. 

Ingressou como membro titular da Academia de Medicina de São Paulo em 10 de abril de 1999, tornando-se o fundador da cadeira no 104, cujo patrono é Otto Guilherme Bier. Nesse sodalício foi convidado para ocupar o cargo de secretário adjunto na gestão de Yvonne Capuano (2009-2010), mas faleceu logo no início do mandato. 

Alexandre Gabriel Júnior foi autor ou coautor de 50 trabalhos científicos publicados em revistas nacionais ou estrangeiras; escreveu sete capítulos em livros e outros 13 artigos em jornais ou revistas. Apresentou 50 trabalhos ou conferências em congressos e foi responsável pela organização de dez cursos de extensão universitária. Foi orientador de duas monografias e orientador ou co-orientador de 19 teses de mestrado e outras 20 de doutorado de diversas instituições de ensino: Universidade Metodista de São Paulo, Unifesp, Hospital do Servidor Público do Estado de São Paulo, Universidade Federal do Paraná, Universidade de São Paulo e Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Jozelia Rêgo, uma de suas orientandas, assim se expressou na dedicatória de sua tese de doutorado: “Dedico este trabalho ao professor Alexandre Gabriel Júnior, que me ensinou a importância da associação do conhecimento clínico com a prática laboratorial”. Paulo Campana, seu colega de trabalho, referiu que ele “foi um dos maiores imunologistas brasileiros que conheceu, além de excelente patologista clínico”. 

Alexandre Gabriel Júnior faleceu na capital paulista, em 8 de abril de 2009, aos 61 anos. Seu corpo foi sepultado no Cemitério do Morumbi e a missa de sétimo dia foi celebrada no dia 14 de abril, na Igreja Maronita, no bairro da Liberdade.

NOTAS: 

Esta biografia é uma autoria do Acad. Helio Begliomini, Titular e Emérito da cadeira nº 21 da Academia de Medicina de São Paulo sob o patrono de Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.

Yvonne Capuano é membro titular da cadeira no 64 da Academia de Medicina de São Paulo, cuja patronesse é Maria Augusta Generoso Estrela. 

Foto de sua ficha microfilmada obtida gentilmente no Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp).