PortugueseEnglishSpanish
Biografia

Cid Célio Jayme Carvalhaes

Cid Célio Jayme Carvalhaes nasceu em 11 de janeiro de 1946, na cidade de Araçuai (MG). É filho de Wellington Café Carvalhaes e de Nayade Jayme Carvalhaes.

Passou a adolescência e juventude em sua cidade natal, local em que frequentou a escola primária e secundária até o 2º ano do segundo grau, ocasião em que se transferiu para Belo Horizonte, onde concluiu o 3º ano do segundo grau, em 1963.

Graduou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte (MG), em 1969. Fez residência médica em neurocirurgia nº 1 o Hospital Distrital de Brasília (DF, 1970-1972), obtendo o título de especialista pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN).

Trabalhou exclusivamente como médico até 1993, ano em que se graduou em direito pela UniFMU, em São Paulo, e iniciou suas atividades na advocacia, tendo como área de atuação a responsabilidade médica.

Cid Célio Jayme Carvalhaes foi presidente da Associação Nacional de Médicos Residentes (1970-1972). Na Sociedade Brasileira de Neurocirurgia atuou como membro (2002-2008 e 2008-2014) e presidente (2008-2010) do Conselho Deliberativo, e presidente da entidade (2000-2002). Foi também presidente do Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp, gestões 2005-2008; 2008-2011 e 2011-2014) e presidente da Federação Nacional dos Médicos (Fenam, 2010-2012).

Além disso, é membro da Comissão Nacional de Residência Médica do MEC e membro da Comissão Mista de Especialidade do CFM/MEC/AMB.

Cid Célio Jayme Carvalhaes foi casado e atualmente está separado consensualmente. É pai de três filhas e avô de dois netos. Ingressou como membro titular da Academia de Medicina de São Paulo, em 12 de março de 2003, tornando-se o primeiro ocupante da cadeira nº 85, cujo patrono é Paulino Watt Longo.

Iniciou suas atividades no Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp), no final dos anos 70, como militante. Interrompeu-as durante o curso de direito, retomando-as logo em seguida à sua graduação. Exerceu no Simesp várias funções, passando pela vice-presidência, diretoria jurídica, secretaria-geral dentre outras.

Assumiu a presidência no ano de 2005, exercendo-a até o presente. Da mesma forma teve participação progressiva nas atividades da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), exercendo algumas funções de diretoria até assumir a presidência no biênio 2010-2012.

Cid Célio Jayme Carvalhaes desde os anos de faculdade de medicina, em pleno regime ditatorial, viu-se envolvido com atividades relacionadas ao ensino, com os naturais desdobramentos para o restabelecimento da democracia no País. Exerceu vários cargos e funções em entidades médicas, sendo presidente de quatro delas, em distintas épocas. Esteve sempre em defesa de assistência à saúde em adequadas e condizentes condições; com qualidade de trabalho eficiente e ágil; capacidade resolutiva e qualificada progressivamente; remuneração condigna do médico, melhoria progressiva do ensino, quer de graduação, quer da pós-graduação lato sensu, com ênfase aos programas de residência médica.

Tem participação em debates e equacionamentos da Política de Saúde no Brasil.

NOTAS:

Biografia e foto foram fornecidas pelo autor.

Pequenas inserções e adaptações do texto ao perfil desta secção, assim como as notas de rodapé foram feitas pelo Acad. Helio Begliomini, Titular e Emérito da cadeira nº 21 da Academia de Medicina de São Paulo sob o patrono de Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.

UniFMU: Universidade das Faculdades Metropolitanas Unidas.

MEC: Ministério da Educação.

CFM: Conselho Federal de Medicina.

AMB: Associação Médica Brasileira.