Demerval Mattos Júnior
Demerval Mattos Júnior nasceu em 13 de março de 1939, na cidade de Garanhuns (PE).
Graduou-se pela Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco, em 1967. Fez residência médica em cirurgia com especialização em urologia no Hospital do Servidor Público Estadual – Francisco Morato de Oliveira (HSPE-FMO), de 1968 a 1970.
Nessa mesma instituição de ensino tornou-se, por concurso, médico do Serviço de Urologia, onde desempenhou a função de encarregado da enfermaria (1976-1989) e diretor (1989-2010).
Demerval Mattos Júnior teve grande vida associativa. Dentre os cargos que exerceu salientam-se: presidente do Departamento de Urologia da Associação Paulista de Medicina (APM, 1989-1991); vice-presidente da Sociedade Brasileira de Urologia – Seccional de São Paulo (1996-1998); e coordenador da região sudeste da Sociedade Brasileira de Urologia (1998-2000).
Participou de inúmeros congressos, simpósios, jornadas e cursos, tanto no Brasil como no exterior, atuando em mesas diretivas e, em muitos deles, como relator de mesas-redondas; apresentador de trabalhos em temas livres ou pôsteres, assim como proferindo aulas, palestras e conferências.
Tem diversos trabalhos publicados em revistas médicas e é autor de vários capítulos de livros didáticos.
Em 2001 recebeu o honroso título de “Urologista do Ano do Estado de São Paulo” pela Sociedade Brasileira de Urologia – Seccional de São Paulo.
Demerval Mattos Júnior é viúvo. Ingressou como membro titular da Academia de Medicina de São Paulo, em 14 de abril de 1999, tornando-se o primeiro ocupante da cadeira nº 109, cujo patrono é Antônio Bernardes de Oliveira.
NOTAS:
Biografia e foto foram fornecidas pelo autor.
Pequenas inserções e adaptações do texto ao perfil desta secção, assim como as notas de rodapé foram feitas pelo Acad. Helio Begliomini, Titular e Emérito da cadeira nº 21 da Academia de Medicina de São Paulo sob o patrono de Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.
Demerval Mattos Junior faleceu no dia 06 de fevereiro de 2020, aos 81 anos.