PortugueseEnglishSpanish
Biografia

Olavo Pires de Camargo

Olavo Pires de Camargo nasceu no dia 24 de novembro de 1951, em São PauloSP. É filho de Flávio Pires de Camargo , professor titular do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IOT – HC – FMUSP), e de Neusa Siqueira Pires de Camargo, professora do ensino Normal. Casou-se (1977) com Vera Kortas Pires de Camargo, ortoptista, e teve três filhos: Veridiana, oncologista clínica; Francisco, naturólogo; e Olavo Filho, notário. 

Sua educação pré-universitária foi realizada no Colégio São Luís. Naquele ambiente obteve formação intelectual básica e humanística e criou laços de amizade com jesuítas e docentes, especialmente Manoel Pereira do Vale, professor de língua portuguesa, indivíduo íntegro, carismático, cuja dedicação ao ensino, imparcial e despojada, o inspirou à docência. 

Sua dedicação ao inglês durante a vida estudantil foi notável – a fluência na língua proporcionou-lhe oportunidades, como tornar-se referência nas versões de trabalhos científicos, recepcionar professores estrangeiros e travar contato com centros de oncologia ortopédica, mundo afora. 

A tradição familiar o influenciou na escolha da carreira – seu pai, seu avô e dois tios eram médicos. A maior ascendência em seu desígnio, entretanto, guarda relação com a figura paterna, não por imposição, mas pelo exemplo. Isso fica claro em suas palavras no Memorial apresentado à Academia de Medicina de São Paulo: 

“Lembro-me, ainda criança, de seus entusiasmados relatos a respeito de casos clínicos, de inovações cirúrgicas que iria implantar, e, principalmente, das discussões acadêmicas travadas na Sala da Congregação da FMUSP, das quais participava com invejável dinamismo e paixão. Tudo isso, confesso, me deixava embevecido e precocemente apaixonado pela medicina em geral e, particularmente, pela Academia”. 

Concluído o ensino médio, prestou vestibular na Escola Paulista de Medicina, graduando-se em 1976. Na sequência, foi aprovado em 1o lugar no concurso para o Programa de Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia no IOT – HC – FMUSP. Após concluir a residência (1980), passou no concurso para médico assistente (permaneceu no cargo até 1997), avançando em profícua trajetória na instituição, na qualidade de médico assistente do pronto-socorro (1980-1991); chefe do Grupo de Oncologia Ortopédica (desde 1985); membro da Comissão de Criação do Banco de Tecidos (1993); presidente da Associação dos Ex-Estagiários do IOT (1996); vicepresidente do Centro de Estudos Godoy Moreira(1996-1998); chefe do corpo clínico (1996-2001); presidente da Comissão de Documentação Científica (1992-1996); membro do Conselho Diretor (desde 1996); consultor do Banco de Tecidos (desde 2001); presidente da Comissão dos 50 anos do IOT (2002); coordenador da pós-graduação em Ortopedia e Traumatologia (desde 2002); chefe da disciplina de ortopedia geral (desde 2004); chefe do Departamento de Ortopedia e Traumatologia (2006-2016) e professor titular (desde 2006). Foi presidente do Comitê de Tumores Musculoesqueléticos da Sbot (1991-1992); atuou na Comissão de Avaliação da Capes 5 (2003-2009), e é vice-presidente da Pós-Graduação da FMUSP. 

Olavo Pires de Camargo obteve o título de mestrado em ortopedia e traumatologia do DOT – FMUSP (1985), defendendo a dissertação “Granuloma Eosinófilo Ósseo”. Em 1989, foi aprovado no doutorado em ortopedia e traumatologia do DOT – FMUSP, defendendo a tese “Tratamento Cirúrgico dos Tumores Ósseos, Ressecção e Reconstrução com Endoprótese de Polietileno” e, em 1994, foi aprovado na livredocência da FMUSP, defendendo a tese “Tratamento Cirúrgico do Tumor de Células Gigantes Através da Ressecção Marginal e Colocação de Metilmetacrilato”. Em 2006, após concurso, tornou-se professor titular da FMUSP. 

Desenvolveu 64 projetos científicos, tendo publicado 55 artigos completos em periódicos indexados ISI/Pubmed com fator de impacto (FI); 63 artigos completos em periódicos indexados em outras bases de dados sem FI; 13 resumos publicados em periódicos indexados ISI (Web of Science); seis cartas ao editor e editoriais; 176 resumos publicados em anais científicos; uma patente de endoprótese modular não convencional; 43 capítulos de livros e três livros: “Ortopedia e Traumatologia para Graduação” (1. ed., 2010); “Clínica Ortopédica” (1. ed., 2012); e “Clínica Ortopédica – Tumores do Sistema Músculo Esquelético” (2002). 

Olavo Pires de Camargo frequentou vários congressos, simpósios e jornadas, nacionais e internacionais, apresentando mais de 450 atividades como palestrante, debatedor ou relator, além de temas livres e pôsteres nestes eventos, bem como organizou 25 congressos. 

Possui 26 orientações de mestrado e doutorado concluídas e cinco em andamento; orientou 19 alunos de graduação em iniciação científica e tutoria, e 59 pesquisadores, colaboradores, observadores, complementação especializada e visitantes. 

Participou de 44 bancas de residência médica; 47 exames de qualificação; 46 dissertações de mestrado; 57 teses de doutorado; 10 de livre-docência; seis para professor titular; 55 bancas para provimento de cargos e funções; 22 bancas da Sbot, dentre outras. 

Possui vinculações associativas com inúmeras entidades médicas nacionais e estrangeiras, destacando-se: Associação Paulista de Medicina, Associação Médica Brasileira, Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Associação dos ExEstagiários do IOT – HC – FMUSP, Musculoskeletal Tumor Society, Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica, Comitê de Tumores Músculo-Esqueléticos da Sbot (Fundador), Société Internationale de Chirurgie Orthopédique et de Traumatologie, International Society of Limb Salvage, Sociedad Latino-Americana de Ortopedia y Traumatologia (Fundador), Sociedade Latino-Americana de Tumores Musculoesqueléticos (Fundador) e Associação Brasileira de Oncologia Ortopédica. 

Dentre as inúmeras homenagens, honrarias e prêmios que amealhou em sua trajetória acadêmica, destacam-se: Prêmio Carlos Urrutia, de melhor tema-livre do XII Congreso Latino Americano de Ortopedía e Traumatología (1983); Placa de Prata da Universidade de Taubaté (1989); Comendador da Sociedade Brasileira de Educação e Integração (1989); Placa de Prata do Programa de Residência Médica do Instituto de Ortopedia e Traumatologia de Joinville (1996); melhor tema-livre do Congresso do Instituto de Ortopedia e Traumatologia (1997); homenagem da Associação Paulista de Medicina (1999); 2o melhor tema-livre do XV Congresso Sul-Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia (2007); Prêmio Análise da Medicina (2008); Prêmio Gastão Veloso do 40o Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia (2008); homenagem da Liga Acadêmica de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (2009); Pionero de la Oncología Ortopédica en Latinoamérica da Sociedade Latino-Americana de Tumores Musculoesqueléticos & Associação Brasileira de Oncologia Ortopédica (2014); Prêmio Professor Flávio Pires de Camargo da Associação Brasileira de Oncologia Ortopédica (2018); título de Cidadão Baiano da Assembleia Legislativa da Bahia (2019), além de 66 registros de agradecimentos em dissertações de mestrado, teses de doutorado e de livre-docência, cartas e outros documentos. 

Olavo Pires de Camargo é católico praticante, antiquário por hobby, ancorado nas melhores tradições familiares; profissional extremamente qualificado, humanizado e, sobretudo, dedicado à Academia – de todas as qualidades mencionadas, sobressai o cuidado na formação de gerações de ortopedistas – na subespecialidade que professa, a oncologia ortopédica. O professor Olavo Pires de Camargo possui discípulos e seguidores em todos os recantos do Brasil, multiplicadores de seus ensinamentos, que contribuem para o diagnóstico precoce e abordagem adequada das neoplasias ósseas e das partes moles do aparelho locomotor em nosso País.

NOTAS: 

Esta biografia é uma autoria de Alex Guedes,  professor associado-doutor do Departamento de Cirurgia Experimental e Especialidades Cirúrgicas da Faculdade de Medicina da Bahia, da Universidade Federal da Bahia. Titular da cadeira nº 18 da Academia de Medicina da Bahia sob o patrono Eduardo Cesar Rodrigues de Moraes. 

Pequenas inserções e adaptações do texto ao perfil desta secção, assim como as notas de rodapé foram feitas pelo Acad. Helio Begliomini, Titular e Emérito da cadeira nº 21 da Academia de Medicina de São Paulo sob o patrono de Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.

Em decorrência das recomendações dos órgãos estatais de saúde pública de não aglomeração por causa da pandemia do cononavírus, a posse ocorreu em reunião virtual, através da Plataforma Zoom. 

Flávio Pires de Camargo ingressou como membro titular da Academia de Medicina de São Paulo em 1º de dezembro de 1954.

Francisco Elias de Godoy Moreira (1899-1987) é o patrono da cadeira nº 121 da Academia de Medicina de São Paulo. 

Sbot: Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia. 

Capes: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.